Copa dos Refugiados tem jogos em São Paulo

Sex, 16/11/2018 - 11:21
Publicado em:

 

Pela primeira vez, torneio terá um quadrangular com os finalistas das etapas regionais de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, envolvendo também uma equipe sub 20 de jogadores refugiados de diferentes nacionalidades.

A inédita final da Copa do Brasil de Refugiados será realizada nos dias 18 e 20 de novembro, envolvendo as equipes finalistas das três etapas regionais da competição, realizadas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. As seleções do Líbano, Angola e Níger disputarão o torneio final ao lado da equipe Malaika, um time sub-20 formado por jovens refugiados de diferentes nacionalidades.

Os jogos do quandrangular serão realizados em São Paulo no dia 18, às 9h, no Parque da Aclimação. Os vencedores disputarão a grande final no dia 20, Dia da Consciência Negra, às 10h no Estádio Municipal do Pacaembu.

Será a primeira vez que os participantes das finais regionais disputarão o campeonato nacional, envolvendo as seleções que chegaram às finais em suas capitais de acolhida. O Líbano foi o segundo colocado em Porto Alegre, a Angola se sagrou campeã da etapa regional do Rio de Janeiro e o Níger foi a seleção campeã de São Paulo.

Também inédito, o time Futebol Clube Malaika, composto por jovens refugiados de até 20 anos de idade, disputará o quadrangular final ao lado dos demais finalistas. Os jogadores do Malaika, cujo nome significa “anjos”, disputaram a etapa paulista da Copa dos Refugiados por diferentes países e agora compõem um time de oito nacionalidades, representando a união entre os povos pelo esporte.

Com o tema “Não me julgue antes de me conhecer”, o campeonato de futebol realizado pela ONG África do Coração, parceira do ACNUR, já está em seu quinto ano – iniciou em São Paulo com a proposta de integrar os refugiados da cidade no contexto da Copa do Mundo de 2014. Em 2018, cerca de 1.000 pessoas refugiadas, imigrantes e mesmo brasileiros estiveram na disputa dos campeonatos regionais, com 41 seleções formadas de 27 diferentes nacionalidades. A etapa final da Copa dos Refugiados conta com o apoio da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ-SP); Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e dos Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC); do Sesc Rio de Janeiro e da Sodexo On-site.

Serviço:

Dia 18 de novembro (domingo), no Parque da Aclimação

9h - Angola (RJ) x Níger (SP)

10h - Líbano (RS) x FC Malaika (sub-20);

12h: disputa do terceiro lugar

Dia 20 de novembro (terça-feira), às 10h, final entre as seleções vencedoras, no Estádio do Pacaembu