Filme libanês indicado ao Oscar está em cartaz em 4 cidades

Qua, 23/01/2019 - 19:47
Publicado em:
Cafarnaum, da cineasta libanesa Nadine Labaki, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira e está em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, no Espaço Itaú de Cinema.

da ANBA

O filme libanês Cafarnaum, indicado ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, está em cartaz no Espaço Itaú de Cinema em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília e Porto Alegre. A produção franco-libanesa de 126 minutos estreou em setembro de 2018, com roteiro e direção da cineasta libanesa Nadine Labaki, que tem também participação como atriz no filme. Labaki ficou conhecida por seu trabalho em “Caramelo” (2007), em que atuou, dirigiu e assinou o roteiro (Assista aqui ao trailer legendado) .

O drama conta a história de Zain (foto), um refugiado sírio de 12 anos que vive pelas ruas de Beirute, no Líbano. O garoto cuida dos irmãos em um cortiço onde vive com os pais distantes, e quando a irmã de 11 anos é obrigada a se casar com um homem mais velho, Zain se revolta e decide abandonar a família. Em cena do trailer do filme (abaixo), ele processa os pais por ter nascido e pede a um juiz que os pais parem de ter filhos.

De acordo com o Internet Movie Database (IMDb), o ator Zain Al Rafeea, que interpreta o personagem principal homônimo, é realmente um refugiado sírio que vive no Líbano. Além disso, todos os personagens do filme são inspirados em pessoas que Labaki conheceu ao longo da vida.

Cafarnaum está entre os favoritos ao prêmio, concorrendo com as produções “Guerra Fria”, da Polônia; “Nunca Deixe de Lembrar”, da Alemanha, e com outros duas aclamadas pela crítica, “Assunto de Família”, do Japão, e “Roma”, produção mexicana da Netflix que está concorrendo em outras nove categorias, entre elas Melhor Filme, Melhor Direção (Alfonso Cuarón) e Melhor Atriz (Yalitza Aparicio, primeira indígena a ser indicada na categoria). A 91ª cerimônia do Oscar acontecerá em 24 de fevereiro, em Los Angeles.

O filme Cafarnaum foi indicado também ao Globo de Ouro 2019 de Melhor Filme em Língua Estrangeira, mas perdeu para o longa de Alfonso Cuarón. Cafarnaum venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2018, quando o filme foi aplaudido por 15 minutos. A Sony Pictures adquiriu os direitos do filme para os Estados Unidos e América Latina durante o festival francês. Cafarnaum fez parte da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro passado.

Em São Paulo, o filme está em cartaz no Espaço Itaú de Cinema Augusta em quatro sessões legendadas, às 14h, às 16h30, às 19h e às 21h30. No Espaço Itaú de Cinema Rio de Janeiro, as três sessões são às 16h10, 18h40 e 21h. No Espaço Itaú de Brasília, os horários são 13h30, 16h, 18h30 e 21h; e no Espaço Itaú Porto Alegre, 13h40, 16h10, 18h40 e 21h10. Mais informações e compra de ingressos no site da rede.

poster