Mostra sobre Antigo Egito vai pela primeira vez a Alagoas

Ter, 26/02/2019 - 00:12
Publicado em:
 

Há 24 anos o Museu Itinerante ‘Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa’ roda o Brasil. A mostra fica em cartaz em Maceió até o dia 24 de março.

Por Thais Sousa/ANBA

 

Uma exposição com 160 peças originais do Antigo Egito, Terra Santa e Pompeia, chegou pela primeira vez a Maceió, capital de Alagoas. Entre as peças estão estátuas como a da deusa Bastet, e de um deus cananeu de aproximadamente 2000 a.C., comprada em um antiquário de Jerusalém. As obras são reunidas pelo Museu Itinerante “Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa” e ficam em cartaz até 24 de março.

O idealizador do projeto, Maisur Musa, é descendente de palestinos e colecionador. Ele fez sua primeira exposição em abril de 1995, na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina. De lá para cá, somaram-se além dos originais outras 153 réplicas garimpadas por ele. Entre elas estão sarcófagos do faraó Tutancâmon (foto acima) e o busto da rainha Nefertiti (cerca de 1330 a.C.), e quatro múmias, por meio das quais é possível aprender um pouco sobre o processo de mumificação.

Divulgação  Réplica do busto da rainha Nefertiti é uma das peças da exposição
Divulgação
Réplica do busto da rainha Nefertiti é uma das peças da exposição

 

Já na seção reservada a Pompéia, há ambientes cenográficos e 91 peças originais que abordam a vida de quem viveu à época da tragédia da erupção do Vesúvio, em 79 d.C.. Boa parte das peças foi adquirida em antiquários da Europa, Estados Unidos e Jerusalém.

Além da exposição, o projeto organiza palestras para os visitantes e vídeo documentário. Segundo a equipe do museu, as palestras são sobre Egito e em formato de visita guiada com duração média de uma hora, com horários para o público em geral aos sábados e domingos às 15h e às 19h, também em horários que as escolas agendam para levarem seus alunos em grupos. Os ingressos dão direito ao visitante de retornar quantas vezes desejar à mostra para que possa apreciar em detalhes o acervo e assistir às palestras e ao documentário.

Serviço


“Maravilhas de Pompéia, Terra Santa e Antigo Egito”
Parque Shopping Maceió – Piso L3, próximo a Preçolandia
Até 24 de março de 2019
Das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 21h.
R$28 inteira e R$14 meia-entrada
Mais Informações: misteriosdoantigoegito@hotmail.com ou (27) 988107548