Escritor islâmico lança livro no Brasil

Seg, 25/03/2019 - 20:38
O norte-americano de origem árabe Asad Tarsin estará na capital paulista e em Campinas para apresentar a tradução de sua obra, um guia prático sobre o que é ser muçulmano, em português.

Um guia sobre o que é ser muçulmano, escrito por um dos grandes nomes internacionais em estudo e ensino do Islã, será lançado em português na próxima semana nas cidades de São Paulo e Campinas, no estado de São Paulo. O autor, Asad Tarsin (foto acima), norte-americano de origem árabe, estará no País para a apresentação da obra e para ministrar um minicurso.

“Ser Muçulmano – um guia prático” aborda aspectos básicos da religião de maneira detalhada e estruturada. O livro é dirigido a muçulmanos e foi escrito principalmente para facilitar o conhecimento da religião por convertidos ou islâmicos retornando à prática da fé. A transliteração (ao pé da letra) e a tradução (entendimento em português) de termos em árabe usados no Islã fazem parte da obra.

A possibilidade de lançamento da obra no Brasil começou com a inquietação de Rebecca de Faria Slenes, a tradutora do livro para o português. Ela leu a obra em inglês, a conheceu também em espanhol e teve vontade de vê-la em português. Em seus estudos sobre o Islã, Rebecca já vinha fazendo resumos de alguns capítulos em português. Colocada em contato com o autor por uma instituição que o conhecia, ela mesma ficou responsável pela tradução.

Brasileira com pai norte-americano, formada em Relações Internacionais e em Francês, nos Estados Unidos, e com mestrado em Antropologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rebecca trabalha com tradução e com ensino do inglês, além de atuar na área da antropologia. A tradução do guia levou cerca de um ano, contou Rebecca à ANBA.

O autor do livro é uma referência em estudo e ensino do Islã principalmente em países de língua inglesa, como Estados Unidos. Diretor curricular do Deen Intensive Foundation, iniciativa norte-americana para preservação e disseminação de ciências sagradas do Islã, ele estudou ciências islâmicas com alguns dos que são considerados grandes sábios da religião em seu país. Tarsin tem dez anos de experiência organizando programas de ensino do Islã.

A editora do livro em português é a norte-americana Sandala, a mesma que lançou as obras em inglês e espanhol. A vinda do autor ao Brasil é organizada por Rebecca, que prepara os eventos de lançamento com o Núcleo Acadêmico Islâmico (NAI), grupo que reúne professores doutores, pós-graduandos e universitários muçulmanos. Tarsin estará no Brasil acompanhado de Zainab Ismail, coordenadora de divulgação para a América Latina do Al-Maqasid, instituto dos Estados Unidos voltado ao ensino da religião islâmica.

Tarsin lançará o livro na próxima quarta-feira (27), às 19 horas, na Mesquita Anoor, em Campinas, e na quinta-feira (28), às 20 horas, na Mesquita da Misericórdia, no bairro de Santo Amaro, na capital paulista. Os eventos são abertos ao público e gratuitos. O livro em português ganhou tiragem de mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente.

O autor ministrará um minicurso no sábado, 30 de março, das 10h às 16h30, na Mesquita da Misericórdia, com vivência e aprofundamento, principalmente para convertidos. O curso é gratuito, mas é preciso fazer inscrição. Haverá tradução simultânea nos eventos.

Serviço

Lançamento do livro
SER MUÇULMANO – um guia prático
De Asad Tarsin

Dia 27 de março, às 19 horas
Mesquita Anoor
Rua Antônio Pierozzi, 44
Barão Geraldo – Campinas – SP
Gratuito

Dia 28 de março, às 20 horas
Mesquita da Misericórdia
Av. Yervant Kissajikian, 1.130
Santo Amaro – São Paulo – SP

Minicurso com Asad Tarsin
Vivência e aprofundamento do Islã
Dia 30 de março, das 10h às 16h30
Mesquita da Misericórdia
Av. Yervant Kissajikian, 1.130
Santo Amaro – São Paulo – SP
Gratuito – Inscrições aqui

Mais informações sobre os eventos:
sermuculmano@muculmanas.org