14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: exibição de filme com temática LGBTQIA+ na Aliança Francesa, dia 28 de agosto

Dom, 11/08/2019 - 15:46
Publicado em:

 

Esta edição apresenta a diversidade das produções e temas dos países árabes e uma nova geração de cineastas, com destaque para mulheres diretoras. Mostra terá continuidade de 16 a 28 de outubro no CCBB-SP.

Depois da temporada no CineSesc, a 14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, com copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e em parceria com a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – Fambras, o Instituto do Sono e a Aliança Francesa, fará uma passagem pelo Teatro Aliança Francesa: no dia 28 de agosto, será exibido o filme "Lola Pater", de Nadir Moknèche, seguido de debate com Brunna Valin – militante e ativista do movimento LGBTQIA+ (veja abaixo). A 14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema terá continuidade, de 16 a 28 de outubro, com programação especial e exibição de 20 filmes no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP). A programação no CCBB-SP será informada em breve.

Para programação, sinopses e mais informações:

Site da Mostra: mundoarabe2019.icarabe.org

Página do Facebook: https://www.facebook.com/Mostra-Mundo-%C3%81rabe-de-Cinema-329005973932264/?fref=ts

www.icarabe.org

 

Sessão em parceria com a Aliança Francesa

Pelo segundo ano consecutivo, a Aliança Francesa promove e apoia as atividades da Mostra Mundo Árabe de Cinema. Em 2018, um ciclo inteiro do projeto Cinéclub foi dedicado a produções franco-árabes e, neste ano, realizaremos a 5ª edição do Cine Conversa, exibindo o longa ‘Lola Pater’ seguido de um debate com o público, conduzido pela Brunna Valin, militante e ativista do movimento LGBTQIA+.

No filme, após a morte de sua mãe, o jovem Zino, de 27 anos, decide procurar por seu pai, que há 25 anos abandonou a família e voltou para a Argélia. Porém, o protagonista descobre que o pai nunca voltou para o seu país natal, e que agora se chama Lola.

Brunna Valin, que conduz o debate após a exibição, é militante e ativista no Movimento LGBTI+. Cursa, atualmente o último semestre de Ciências Sociais. Coordena o GT de Travestis, Transexuais, Intersexuais e pessoas Não Binários da Associação da Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo e colabora no Grupo Pela Vidda/ SP.

Lola Pater

FICHA TÉCNICA

Título original: LOLA PATER. Direção e roteiro: Nadir Moknèche. Gênero: Drama. País: França. Ano: 2017. Duração: 95 minutos. Classificação: 14 anos. Elenco: Fanny Ardant, Tewfik Jallab, Nadia Kaci.

Sobre o Cine-Conversa

Lançado durante o Festival Varilux de Cinema Francês, em 2017, o Cine-Conversa concretiza um antigo desejo da Aliança Francesa em transformar o espaço do Teatro em um cine-teatro, promovendo não só mais uma linguagem artística, mas também trazendo novamente para a rua a sala de cinema que ficou hoje praticamente restrita a centros comerciais.

Fazer cinema nesta sala, tão importante historicamente, vai também ao encontro desses esforços de resistência, da possibilidade de ocupar a rua e o Centro de São Paulo com uma programação cultural de qualidade, voltada ao audiovisual e ao debate qualificado sobre temas da contemporaneidade que mobilizam as questões humanas no século XXI. A Aliança Francesa já deu espaço para filmes franco-árabes em 2018, onde um ciclo inteiro do projeto Cinéclub foi dedicado a essas produções.

 

Serviço

CINECONVERSA

Aliança Francesa (Teatro), 28/08, às 19h30 
Exibição do filme "Lola Pater", de Nadir Moknèche, seguido de debate com Brunna Valin – militante e ativista do movimento LGBTQIA+.
Rua General Jardim, 182 - São Paulo

Entrada franca 

cart