Riz Ahmed é o primeiro muçulmano a concorrer na Categoria Melhor Ator do Oscar
O ator e rapper Riz Ahmed, britânico de origem paquistanesa, fez história na cerimônia do Oscar neste domingo, 25 de abril, ao ser o primeiro muçulmano indicado na categoria de Melhor Ator. A indicação foi por sua atuação na produção "O Som do Silêncio", do diretor e roteirista Darius Mardee.
Ahmed concorreu com Chadwick Boseman - "A voz suprema do blues", Anthony Hopkins - "Meu pai", Gary Oldman - "Mank" e Steve Yeun - "Minari". Em entrevista ao Deadline, ele afirmou que a indicação pode fazer com que as pessoas se conectem mais e se sintam incluídas.
Antes dele, Mahershala Ali foi o primeiro ator muçulmano a ser indicado e a vencer o Oscar na categoria Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação nos longas Moonlight: Sob a Luz do Luar(2017) e Green Book: O Guia (2019).
“O Som do Silêncio” conta a história do personagem Rubem (Riz Ahmed), que é um baterista de heavy metal que perde a audição. Impossibilitado de trabalhar, ao lado da sua namorada Lou (Olivia Cooke) encontra um tratamento médico custoso e mostra as dificuldades da sua nova realidade. Produzido pela Amazon Prime Vídeo, também foi indicado nas categorias melhor filme, montagem, som, roteiro original, melhor ator, e melhor ator coadjuvante com Paul Raci, no Oscar 2021. O longa venceu na categoria Melhor Montagem.
A cerimônia da premiação do Oscar ocorreu neste último domingo, 25 de abril. Para conferir a lista dos vencedores, clique aqui:
Fonte: site Omelete