São Paulo terá carreata no sábado em solidariedade ao povo palestino

Ter, 11/05/2021 - 22:31
Publicado em:

No próximo dia 15 de maio, palestinos e palestinas que vivem em São Paulo estão chamando todas as pessoas e organizações solidárias a uma carreata a partir das 15h. O chamado acompanha ações que têm ocorrido em outras partes do mundo, como Canadá e Inglaterra, neste momento em que os palestinos enfrentam por parte da ocupação e de colonos israelenses a profanação da Mesquita de Al-Aqsa – terceiro lugar mais importante do mundo para os muçulmanos – em meio ao período sagrado do Ramadã, ameaças de expulsão no bairro palestino de Sheikh Jarrah, em Jerusalém, e bombardeios em Gaza, na contínua limpeza étnica.

O dia 15 de maio é lembrado pelos palestinos como a Nakba (catástrofe) e tradicionalmente tem protestos em solidariedade em todo o mundo. Na data, foi criado o Estado de Israel em 1948, com a expulsão de 800 mil palestinos de suas terras e destruição de cerca de 500 aldeias. Historiadores inclusive israelenses, como Ilan Pappé, se baseiam no Direito Internacional para classificar o que aconteceu em 1948 como limpeza étnica planejada. Além disso, como reconhece a organização internacional Human Rights Watch e a israelense BT´Selem, os palestinos enfrentam um regime institucionalizado de apartheid.

A situação em Jerusalém hoje é muito grave. Já são mais de 400 feridos, inclusive crianças. E Gaza enfrenta novos bombardeios, que já resultaram em 29 mortos. Governos de todo o mundo e a Organização das Nações Unidas (ONU) têm se expressado exigindo que Israel cumpra com o Direito Internacional e pare com as demolições e despejos em Sheikh Jarrah, pivô da crise. O Conselho de Segurança da ONU se reuniu em caráter de urgência para emitir uma declaração, mas até o momento não houve acordo sobre o texto e os Estados Unidos acham que “não é o momento oportuno”, segundo notícias divulgadas.

A carreata em São Paulo terá início em frente ao restaurante palestino Al Janiah, na Rua Rui Barbosa, 269, Bela Vista, e seguirá  pela 13 de Maio e Avenida Higienópolis até o Pacaembu.

 

Serviço

Carreata – 73 anos da Nakba: Chega de limpeza étnica! Salve Sheikh Jarrah!

Data: 15 de maio de 2021

Horário: 15h

Organização: Frente em Defesa do Povo Palestino

Mais informações à imprensa: (11) 94036-9629; (11) 97663-1907 (Whatsapp)

Clique aqui para confirmar presença pelo Facebook

ca