Curso ICArabe: última aula discute biologia e ciências do meio ambiente com Prof. Dr. Mohamed Habib

Seg, 26/07/2021 - 11:59
Publicado em:

 

Sucesso de participação, atividade, que ocorreu de fevereiro a julho de 2021, contou com mais de cinco mil inscrições e público do Brasil e outros 17 países

Com aula do Prof. Dr. Mohamed Habib, o Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) encerrou, na quinta-feira, 22 de julho, o curso "As Contribuições da Civilização Árabe-Islâmica para a Humanidade em Perspectiva Histórica”, que teve apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da Casa Árabe e do Instituto do Sono. 

Habib, professor da Unicamp e ex-presidente do ICArabe, abordou o tema "Biologia e Ciências do Ambiente”. "Quero expressar a minha felicidade de estar aqui com vocês nesse projeto lindo. Pedimos a Deus que tenhamos outras oportunidades no futuro para trazer e participar de outros temas tão importantes quanto esse que finalizamos hoje", afirmou o acadêmico, ao iniciar a aula de quase duas horas, com intensa interação do público pelo zoom e no canal do ICArabe no YouTube.

Com apresentação de Natalia Calfat, diretora cultural do ICArabe e coordenadora do curso, a abertura da última aula contou com participações de Murcherd Omar Taha, presidente do ICArabe, e Silvia Antibas, diretora da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Natália ressaltou a qualidade e o sucesso do curso, que foi dividido em 4 blocos (Ciências da Vida - Parte I, Ciências Exatas e Finanças, Artes e Humanidades, Ciências da Vida - Parte II) e 21 aulas com professores renomados. “O curso ofereceu um panorama plural e diversificado sobre o papel que a civilização árabe-islâmica teve sobre o desenvolvimento científico e as descobertas em diversas áreas”, ressaltou.

nat

"Como vocês puderam vivenciar conosco, tivemos uma grande diversidade de professores, de temáticas, de diálogos e de momentos na história que percorremos. Tivemos 21 professores renomados em suas áreas de atuação que tiveram a generosidade de compartilhar conosco os seus conhecimentos semanalmente (foram 21 aulas, de 25 de fevereiro a 22 de julho). Agradeço a todos vocês que nos assistiram, tivemos 5.603 inscrições, 3.356 participações pela plataforma Zoom. No YouTube tivemos mais de 10.000 visualizações. Parabéns a todos".

“Esse curso aconteceu em meio a uma pandemia que ceifou mais de 540.000 vidas no Brasil. A adaptação e transição para o formato 100% virtual não foi fácil para nenhum de nós, mas este curso provou que com empenho e determinação é possível. Apesar de tempos difíceis, tivemos a satisfação de poder transmitir conteúdo educativo, científico e cultural a lugares que, de forma presencial, não poderíamos ter feito”, completa Natalia.

A atividade teve participantes de vários estados brasileiros, como Goiás, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Mato Grosso e Santa Catarina, entre outros, além de público de países como os Territórios Palestinos, Argentina, Uruguai, Colômbia, Panamá, Portugal, Chile, Alemanha, Venezuela, Israel, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Espanha, Egito, Austrália e México.

O presidente do ICArabe, Murcherd Omar Taha, agradeceu aos professores, aos apoiadores e ressaltou a relevância de poder mostrar as contribuições dos árabes para o mundo ocidental. "Quero falar sobre a importância desse curso que conseguimos colocar no ar em tão pouco tempo. A ideia que se tem dos árabes hoje em dia é uma ideia ruim, mas se voltarmos ao passado, podemos observar o quanto a contribuição dessa civilização para a humanidade, e em especial para o mundo ocidental, foi imensa", afirmou o presidente.

ma

Na sequência, fez um questionamento para o público e discorreu sobre a vontade do ICArabe em promover novos cursos para divulgar a cultura árabe: "Onde estão os descendentes dessa civilização hoje em dia? Essa discussão é muito grande e importante. No próximo ano, baseado nessa pergunta, faremos um outro curso para saber porque os descendentes dos árabes estão numa situação caótica no ponto de vista cultural", frisou Taha.

Outro ponto destacado por ele foi sobre o momento atual, com o enfretamento da pandemia de covid-19: "Quero me solidarizar com parentes e amigos dos mais de 545 mil mortos pela pandemia.  Aprendemos a duras penas como contornar situações dramáticas. A realização do curso continuado virtualmente é a demonstração da capacidade dos técnicos do ICArabe e dos apoiadores em superar as limitações. Fiquei feliz com os números do curso, tudo isso é muito gratificante para nós, idealizadores ", finalizou

Silvia Antibas, diretora da Câmara do Comércio Árabe-Brasileira, parabenizou ao ICArabe pela iniciativa e confirmou a renovação da parceria com o Instituto. "Em nome do presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, parabenizo o ICArabe por esse curso maravilhoso. Assisti a todas as aulas e foi um sucesso total. Muitos que participaram das aulas não são árabes, poder divulgar as contribuições da civilizações árabes-islâmicas para o mundo e atingir esse público é muito importante. A qualidade dos professores e das aulas foi altíssima, aprendemos muito e esclarecemos uma série de equívocos que temos com relação aos árabes e à grandeza da sua contribuição para a humanidade. Renovo o compromisso da Câmara de apoiar o ICArabe com esses eventos. É nossa missão e obrigação divulgar a cultura árabe, por isso nossa parceria dura tantos anos. Quero elogiar a Natalia Calfat, que se mostrou muito dedicada com o curso e foi uma excelente mediadora”, finalizou Antibas

sil

 

Para assistir à transmissão completa da última, clique aqui:
Material de apoio da aula: livros para baixar, inclusive o Alcorão https://www.fambras.org.br/livros-gratis

 

ASSISTA ÀS AULAS REALIZADAS:

Ciências da Vida Parte I

25 de fevereiro (AULA 1) - A Contribuição dos Árabes para a Medicina, Prof. Dr. Murched Omar Taha - UNIFESP   
AULA REALIZADA
 (assista aqui)

 

4 de março (AULA 2) - Os Árabes e o Desenvolvimento da Ciência, Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili - UNIFESP   
AULA REALIZADA 
(assista aqui)
Baixe a aula no formato PDF ,aqui.
 

11 de março (AULA 3) - Unani Tibb: Introdução à Medicina Greco-Árabe, Profa. Anaíse R. Andrade Shigue - UNIFESP
AULA REALIZADA 
(assista aqui).
Baixe a recomendação de livros da aula em PDF aqui.
 

Ciências Exatas e Finanças

18 de março (AULA 4) - Arquitetura e Padrões Artísticos Islâmicos, Profa. Dra. Lygia Ferreira Rocco - LARP/MAE/USP

AULA REALIZADA (assista aqui)
Assista ao vídeo exibido em aula aqui.

Baixe a tese 'Diálogos da arquitetura no Cairo entre os séculos X e XIII: a sinagoga de Ben Ezrá e o contexto da cidade islâmica' da Dra. Lygia Rocco aqui
 

24 de março (AULA 5) - Finanças Islâmicas, Ms. Angela Martins - First Abu Dhabi Bank 

Esta aula, excepcionalmente, será numa quarta-feira, às 19h.

AULA REALIZADA  (assista aqui)
 

1º de abril (AULA 6) - As Contribuições dos Árabes à Física; Prof. Dr. Ivã Gurgel – IF/USP

AULA REALIZADA (assista aqui)
Baixe a apresentação da aula em PDF aqui.

Artes e Humanidades
 

15 de abril (AULA 7) - Léxico Português de Origem Árabe, Prof. Dr. João Baptista Vargens - UFRJ

AULA REALIZADA
Baixe a apresentação da aula em PDF aqui
Assista aqui.
 

22 de abril (AULA 8) - A filosofia no mundo islâmico medieval, Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar - UNIFESP

AULA REALIZADA (assista aqui)
Baixe a apresentação da aula em PDF aqui
 

29 de abril (AULA 9) -  Direito Islâmico, Prof. Dr. Salem Hikmat Nasser - FGV

AULA REALIZADA (assista aqui)
 

6 de maio (AULA 10) - Música Árabe - Ta'thir: a influência da música sobre os seres humanos, Profa. Ms. Marcia Dib

AULA REALIZADA (clique aqui para assistir)
 

13 de maio (AULA 11) - As Mil e Uma Noites, Prof. Dr. Mamede Mustafa Jarouche - USP

AULA REALIZADA (clique aqui para assistir)
Baixe a apresentação da aula em PDF aqui

20 de maio (AULA 12) - Islã Medieval e Historiografias, Profa. Dra. Beatriz Bissio - UFRJ

AULA REALIZADA (assista aqui)
Baixe a apresentação da aula em PDF aqui

27 de maio (AULA 13) - A Imigração Árabe ao Brasil Contemporâneo: trauma e assimilação cultural, Prof. Dr. Jamil Zugueib Neto - UFPR

AULA REALIZADA (clique aqui para assistir)

Acesse o material de apoio em PDF aqui

Acesse o material de apoio em PDF aqui

Acesse o material de apoio em PDF aqui

Baixe a apresentação da aula em PDF aqui

10 de junho (AULA 14) - A poesia árabe no mundo, ontem e hoje, Prof. Dr. Michel Sleiman - USP

(clique aqui para assistir)
 

17 de junho (AULA 15) - Casa de Sabedoria em Bagdá, Prof. Dr. Ayman Esmandar

AULA REALIZADA (clique aqui )
Acesse o material de apoio em PDF aqui
 

24 de junho (AULA 16) -  Escritoras Árabes Contemporâneas: texto e contexto, Profa. Dra. Safa Jubran – USP

AULA REALIZADA - CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
Acesse o material de apoio em PDF aqui
 

1º de julho (AULA 17) - Cozinhas Árabes, Chef Fred Caffarena – FIRIN

AULA REALIZADA - CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Acesse o material de apoio em PDF aqui

 

8 de julho (AULA 18) - A Contribuição dos Árabes para a Química, Prof. Dr. Mansur Lutfi – UNICAMP

AULA REALIZADA - CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR 

Acesse o material de apoio em PDF aqui

 

Ciências da Vida Parte II

15 de julho (AULA 19) - A Medicina Medieval Islâmica de Avicena e Rasis e a Primeira Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Renato Marcos Sabbatini - Edumed

AUA REALIZADA - ASSISTA AQUI 
Baixe a apresentação da aula em PDF aqui

 

20 de julho (AULA 20) As Contribuições dos Árabes à Matemática, com Prof. Dr. Francisco Miraglia Neto - IME/USP 

AULA REALIZADA - CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR