Até 30 de dezembro: exposição em Curitiba celebra os 200 anos da egiptologia

Qua, 21/12/2022 - 10:45
Publicado em:
Mostra no Espaço de Arte Francis Bacon apresenta o início das relações Brasil-Egito por meio da história dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II com o país árabe. Estão expostas réplicas de peças de acervo imperial.

Uma exposição no Espaço de Arte Francis Bacon, em Curitiba, capital do Paraná, apresenta o início das relações entre o Brasil e o Egito como forma de celebrar os 200 anos da egiptologia, a ciência que estuda o Egito Antigo. A mostra “O Egito dos Imperadores” foi aberta no dia 02 de novembro e pode ser vista até 30 de dezembro, com entrada gratuita (veja horários abaixo).

A exposição é dividida em duas partes. Uma delas exibe a história do acervo de antiguidades egípcias do imperador Dom Pedro I, trazidas da França ao Brasil, além de 80 réplicas destas peças, que integravam a coleção do Museu Nacional, do Rio de Janeiro. Há, inclusive, réplicas de artefatos que nunca foram expostos ou que foram perdidos no incêndio do museu. O destaque é a múmia de Hor-sa-Aset.

A segunda parte da exposição apresenta o interesse de Dom Pedro II pelo Egito e seu roteiro de viagens à região no século 19. São mostrados mapas e 28 fotos da época, que são da Biblioteca Nacional, acompanhadas de descrições registradas no diário do imperador. Faz parte uma réplica da estatueta da dama Takushit, presente recebido pelo imperador, e fotos das coleções egípcias dos imperadores.

Os 200 anos da egiptologia são celebrados neste ano em função da decifração dos hieróglifos pelo francês Jean-François Champollion em 1822. “Assim, com a publicação da ‘Carta ao Sr. Dacier relativa aos hieróglifos fonéticos’ por Champollion, em 1822, temos o início da Egiptologia, que está sendo comemorada em muitos lugares do mundo. Aqui no Brasil pensamos que esta data não poderia passar em branco”, diz o arqueólogo e doutor em História Antiga, Moacir Elias Santos, curador da exposição.

A mostra é promovida pelo Museu Egípcio e Rosacruz e pelo Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso. O Espaço de Arte Francis Bacon fica no segundo andar do Edifício do Museu Egípcio e Rosacruz, que mantém exposição permanente e se dedica a preservar a história do Egito Antigo, com destaque para o faraó Tutancâmon e para a presença de várias réplicas de peças e múmias egípcias.

Serviço:

Exposição O Egito dos Imperadores
De 02 de novembro a 30 de dezembro de 2022
Espaço de Arte Francis Bacon – Edifício do Museu Egípcio e Rosacruz
Na Rua Nicarágua, n. 2620 – Bacacheri – Curitiba – Paraná
Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30
Entrada gratuita
Mais informações aqui