Editora Tabla lança livro "A família que devorou seus homens", da escritora síria Dima Wannus

Qua, 01/03/2023 - 23:15
Publicado em:

 O romance inédito A família que devorou seus homens, da escritora síria Dima Wannus, está chegando às livrarias brasileiras, traduzido para o português por Safa Jubran, e publicado pela editora Tabla. A publicação traz pela primeira vez para o leitor brasileiro um relato poderoso sobre os significados, as dimensões e as implicações da diáspora, simbolizado na relação entre duas gerações de mulheres sírias.

Para reservar seu exemplar, acesse o site https://editoratabla.com.br/

“A família que devorou seus homens”: Dima Wannus retrata diáspora em família de mulheres sírias

A família que devorou seus homens é um romance inédito da escritora síria Dima Wannus publicado pela editora Tabla com tradução de Safa Jubran. A publicação traz pela primeira vez para o leitor brasileiro este relato poderoso sobre os significados, as dimensões e as implicações da diáspora, simbolizado na relação entre duas gerações de mulheres sírias.

Através do diálogo da narradora com a mãe, o leitor vai conhecendo as histórias de uma família formada basicamente de mulheres. Dima Wannus retrata essas mulheres e as reviravoltas na vida de cada uma numa linguagem concisa e luminosa, direta e muitas vezes cheia de humor. 

Entre o presente e as memórias em flashback, elas vão relembrando tempos não tão distantes em que ainda eram uma grande família, todas mulheres, morando em Damasco. A mãe narra cada detalhe do que foi perdido para sempre: a luz da manhã em Damasco, o sabor da comida da irmã, o som das portas do armário, o cheiro da madeira…

E o que antes era uma grande família, barulhenta, tagarela e cheia de mulheres excepcionais, pode ser visto agora nos escombros do que restou, no estreitamento da relação entre a narradora e sua mãe, revirando as brasas de tudo o que se perdeu, em um apartamento frio e temporário, agora em Londres. 

Dima Wannus pinta retratos extremamente vívidos, e só podemos sentir admiração por essas mulheres. Resta ainda a perplexidade com as reviravoltas que a vida pode dar neste retrato de família de grande ternura e dor. Um olhar preciso e brilhante sobre  perdas, partidas e memórias.

Em “A família que devorou os seus homens” o leitor brasileiro vai poder entrar em contato pela primeira vez com estes personagens que ficarão com certeza, e para sempre, em sua memória. 

Para saber mais sobre o livro, acesse:
https://editoratabla.com.br/catalogo/a-familia-que-devorou-seus-homens/

 

Sobre a autora:

Dima Wannus é uma escritora síria, nascida em 1982. Estudou Literatura Francesa na Universidade de Damasco e na Sorbonne. Ela escreveu para jornais como Al-Safir, Al-Hayat, Washington Post e o canal online Jadaliyya. Em 2009, foi selecionada entre os 39 escritores árabes mais talentosos com menos de 40 anos pelo projeto Beirute39. Dirigiu a seção cultural da revista digital Modon entre 2012 e 2014. Trabalhou como pesquisadora e apresentadora do programa “I’m From There” no canal de TV Sírio Oriente com sede em Dubai. Tem três romances e um livro de contos publicados.

Sobre a tradutora:

Safa Abou-Chahla Jubran nasceu em Marjeyoun, Líbano, em 1962, chegou ao Brasil em 1982. É professora livre docente na Universidade de São Paulo, onde leciona língua árabe desde 1992. Obteve os títulos de Mestre e de Doutor em Linguística da mesma universidade.

Traduziu para o português vários livros do árabe, entre eles: Miramar, de Naguib Mahfuz, Tempo de migrar para o norte, de Tayeb Salih, Eu vi Ramallah, de Mourid Barghouti, Porta do Sol e Yalo, de Elias Khoury, Chamado do poente, de Gamal Ghitany e Azazel, de Youssef Ziedan. Verteu para o árabe o romance Dois irmãos, do escritor brasileiro Milton Hatoum e A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha, entre outros.

Sobre a editora Tabla:

A editora Tabla tem como foco a publicação de livros referentes às culturas do Oriente Médio e do Norte da África e seus ecos mundo afora. Com o objetivo de ressaltar os pontos de contato, percorrendo e construindo pontes culturais, nosso desejo é apresentar e representar essas culturas de forma autêntica, longe dos estereótipos.

Ficha técnica:

Título: A família que devorou seus homens

Autora: Dima Wannus

Tradutora: Safa Jubran

ISBN: 978-65-86824-48-3

Projeto Gráfico: Cristina Gu

Pintura de Capa: Alice Shintani

Encadernação: Brochura

Número de páginas: 176

Edição: 1º edição, 2023

Dimensões: 14 × 21 cm