São Paulo se une a chamado global pelo fim do genocídio em Gaza neste sábado (2)

Sex, 01/03/2024 - 16:13
Publicado em:

Ato acontecerá na Praça Osvaldo Cruz, na capital paulista, às 14h.

A Frente em Defesa do Povo Palestino e dezenas de organizações da sociedade civil brasileira, árabe e muçulmana realizam neste sábado, 2 de março, às 14h, na Praça Osvaldo Cruz, em São Paulo/SP, mais um ato pelo fim do genocídio em Gaza.

A iniciativa é parte do chamado por um dia de ação global e se reveste de importância ainda maior, ao se realizar na sequência do chamado “Massacre da Farinha”, quando milhares de palestinos foram mortos por snipers israelenses na cidade de Gaza ao tentarem acessar comboio humanitário em meio à fome. Por essa razão, o protesto contará com panelas vazias.

Na mesma semana, dois bebês palestinos morreram de fome. Em reunião no Conselho de Segurança da ONU na última terça-feira (27/2), três agências da Organização das Nações Unidas apontaram que os níveis de insegurança alimentar em Gaza são catastróficos, com o pior nível de desnutrição infantil do mundo.

Uma das medidas a serem aplicadas por Israel na decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) que julgou plausível a ação da África do Sul contra Israel por genocídio era garantir a entrada de ajuda humanitária. Não obstante, o que ocorreu na sequência foi exatamente o contrário: diminuiu a entrada de comboios com alimentos, com muitos colonos israelenses barrando os caminhões.

Segundo dados, são 15 mil toneladas paradas enquanto os 2,4 milhões de palestinos em Gaza estão submetidos à fome.

Até o momento mais de 30 mil palestinos foram mortos no genocídio em Gaza, além de 10 mil se encontrarem desaparecidos sob escombros. Setenta por cento são mulheres e crianças. São cerca de 75 mil feridos, entre os quais milhares de amputados e com queimaduras gravíssimas, sem condições de tratamento, uma vez que a maioria dos hospitais foi destruída e está fora de operação.

O ato em São Paulo no dia 2 de março se soma a milhares de vozes que se levantarão nas ruas em todo o mundo para exigir o fim do genocídio em Gaza, a ruptura de relações do Brasil com Israel e cessar fogo já.

Serviço

DIA DE AÇÃO GLOBAL POR GAZA
2 de março de 2024, 14h
Praça Osvaldo Cruz – São Paulo/SP
Mais informações
Instagram: frentepalestinasaopaulo