Encerramento da 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema acontece em 29/6

Dom, 26/06/2011 - 19:51
Na próxima quarta-feira, 29/6, a partir das 20h, acontece na Cinemateca o encerramento da 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. A atividade contará com a exibição do filme tunisiano "Segredos enterrados", e com um debate com Raja Amari, diretora do filme, Lina Chaabane Menzli, produtora, Nagila Guimarães, curadora da mostra,e Soraya Smaili, diretora científica e cultural do ICArabe. A mediação será de Aimar Labaki. 

As convidadas apresentarão um panorama da situação atual da Tunísia após o levante que ocorreu no início deste  ano, e discutirão o cinema no Mundo Árabe a partir das produções atuais. Além disso, falarão do tradicional Festival de Cartago, do qual participam ativamente como organizadoras. 

Segundo Soraya, “o encontro não apenas promoverá o diálogo do cinema árabe com os brasileiros, mas também permitirá ao público conhecer de perto um pouco da realidade do que tem sido visto pelo mundo por meio dos veículos de comunicação, em especial os recentes acontecimentos da chamada Primavera Árabe, que teve início na Tunísia. A diretora e a produtora falarão da conjuntura no país e de sua organização social após o fim da ditadura". 

A Cinemateca fica no Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, São Paulo.  

Sobre a 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema 

Realizada pelo ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Casa Árabe de Espanha, a Mostra acontece entre 16 e 29 de junho.As exibições de filmes acontecem em algumas das principais salas de São Paulo: CineSESC (16 a 23/6), Centro Cultural São Paulo (17 a 26/6), Cinemateca (21 a 29/6) e Matilha Cultural (21 a 25/6). Neste ano, a mostra irá também para Brasília e Belo Horizonte.

Serão apresentados 15 filmes de diversos países como Tunísia, Egito, Síria, Emirados Árabes, Iraque, Argélia, Marrocos, Palestina, entre outros. As produções foram selecionadas pela brasileira Nagila Guimarães e pela tunisiana Dora Bochoucha, que optaram por incluir no circuito filmes que representassem como fidelidade as particularidades de seus países de origem, mas sem pretender o isolamento.

A 6ª Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema, conta com o apoio cultural da Embaixada da Argélia, Embaixada do Egito, Embaixada do Marrocos, Embaixada da Síria, Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da França em São Paulo, Cinemateca da Embaixada da França, Centro Cultural da Espanha em São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Revista Chams, Associação dos Amigos da Cinemateca e Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes. 

Veja aqui a programação completa, sinopses dos filmes e demais informações sobre a Mostra.

Sobre as convidadas 

RAJA AMARI, nascida em Túnis, em 1971, fez mestrado em literatura francesa e civilização pela Universidade de Tunis. Estudou cinema em Paris, na École National Supérieure dês Métiers de lImage ET Du Son (FEMIS). Dirigiu seu primeiro curta-metragem, LE BOUQUET, em 1995, seguido por AVRIL, em 1998. Em 2002, Amari escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem, SATIN ROUGE, que recebeu o prêmio de melhor diretora no Seattle International Film Festival, prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Torino, entre outros. SEGREDOS ENTERRADOS é o segundo longa de Amari e foi selecionado para a Competição Orizzonti no Venice Film Festival 2009, Abu Dhabi Festival e Doha Festival. 

LINA CHAABANE MENZLI - Estudou línguas modernas na escola International Studies, em Londres. Lina trabalha ativamente com cinema na Tunísia desde 1992, como produtora, gerente de locação e gerente de produção em inúmeros curtas e longas-metragens. Traduziu vários roteiros e legendas para filmes tunisianos e estrangeiros em inglês e francês. Treinou jovens cineastas argelinos para criação de roteiros de curtas-metragens e é uma das organizadoras das oficinas de roteiro SUD Ecriture e do programa para treinamento de produtores Beyond Borders. Lina faz parte da comissão organizadora do Festival Cinematográfico de Cartago desde 1992. 

NAGILA GUIMARÃES - Cursou Economia na PUC-MG, em Belo Horizonte, Comércio Exterior na UCLA, em Los Angeles e Produção de Vídeo e Distribuição na New School For Social Research, em Nova York. Idealizadora e co-curadora da Mostra de Cinema Árabe, CCBB de Brasília em 2011.  Idealizadora e curadora da mostra de Cinema Georgiano para os CCBBs do Rio e São Paulo em 2009.  Trabalha para o Abu Dhabi Film Festival desde 2008 e trabalhou para o Miami International Film Festival de 2003 a 2010. Produtora do documentário "Please Talk to Kids About Aids", de 2006.  Participou do Sundance Film Festival em 2002. Co-fundadora e sócia da Imagination Plus, Dubai, de 1997 a 1999 e foi representante da Vidart (Produtora e distribuidora de videos), em Nova York, de 1993 a 1996.

convite encerramento