Emad Burnat, diretor do documentário palestino “5 Câmeras Quebradas”, confirma presença na 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Seg, 22/07/2013 - 13:07
Publicado em:
A 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que será promovida pelo ICArabe de 15 de agosto a 16 de setembro, terá como convidado especial o diretor palestino Emad Burnat, de “5 Câmeras Quebradas”, indicado ao Oscar de Melhor Documentário.  Burnat virá ao Brasil acompanhado de seu filho Jibreel, protagonista do filme.

Consagrado em  diversos festivais do mundo, como o Sundance e  o Festival de Jerusalém, “5 Câmeras Quebradas” é um extraordinário trabalho de ativismo cinematográfico e político, um relato pessoal, em primeira mão, da resistência não-violenta na Palestina, feito por um agricultor palestino que comprou sua primeira câmera em 2005 e passou a usá-la como arma de protesto para tentar conservar suas terras contra o estabelecimento dos judeus israelenses (assista ao trailer em http://www.youtube.com/watch?v=oLqerCt_WSs)

Dirigindo em parceria com o israelense Guy Davidi, Burnat faz uma denúncia pessoal e dolorosa à ocupação israelense na Cisjordânia. O palestino começou a filmar as manifestações desde o início, em 2005, ano em que seu filho nasceu. Jibreel viveu desde muito pequeno a realidade da ocupação: entre as primeiras palavras que aprendeu a falar estão soldados e cerca.

Para o diretor, a presença na Mostra será ainda mais especial com a participação de seu filho. “Será emocionante para o público ver Jibreel porque ele é a estrela”, afirma.

A 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema também trará ao Brasil Hanan Abdalla, diretora do filme egípcio “À Sombra de Um Homem”, que integra a “Sessão Mundo Árabe”. Seu documentário mostra as reflexões de quatro mulheres de diferentes origens culturais e gerações, durante as mudanças no Egito em revolução. Assista ao trailer em http://www.dohafilminstitute.com/filmfestival/films/in-the-shadow-of-a-man.

A “Sessão Diálogos Árabe-Latinos” terá como convidado especial Edgardo Bechara, produtor do LAIFF - Latin Arab International Film Festival (LAIFF - Buenos Aires). Todos os   convidados realizarão palestras abertas ao público.

 

Produção brasileira tem pré-estreia 

Na “Sessão Diálogos Árabe-Latinos” será promovida a pré-estreia nacional do filme “A Última Estação”, de Marcio Curi, com roteiro de Di Moretti. O filme, uma coprodução entre Brasil e Líbano, abriu o 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro no ano passado (assista ao trailer em http://www.youtube.com/watch?v=tjQbzabmSSQ). Será uma sessão especial, com exibição em 35 mm. O diretor Marcio Curi e o elenco do filme participarão de um debate aberto ao público.

A história é baseada na trajetória de vida do libanês Tarik. Em meados dos anos 50, juntamente com o irmão mais novo, Karim, eles vêm ao Brasil e, já no navio, iniciam uma grande amizade com outros meninos árabes e sírios, que ao desembarcarem em terras brasileiras, acabam seguindo caminhos distintos.

Os anos se passam e, em setembro de 2001, após perder sua esposa, o velho Tarik decide cumprir algumas promessas. O muçulmano abandona tudo e resolve atravessar o Brasil, na companhia da filha Samia, em busca dos meninos que fizeram com ele a travessia, 51 anos antes.

Leia mais sobre a Mostra em

http://www.icarabe.org/noticias/icarabe-promove-em-agosto-a-8a-mostra-mundo-arabe-de-cinema

Para curtir nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/8aMostraMundoArabeDeCinema