“Constantino”, filme de Otavio Cury, será lançado nesta quinta-feira, na Mostra Mundo Árabe de Cinema

Qua, 27/06/2012 - 15:22
Publicado em:
“Constantino” registra a busca do diretor Otavio Cury pela memória de seu bisavô Daud Constantino Al-Khoury, a partir da descoberta de um livro que começou a ser escrito por ele em 1880. Daud Constantino Al-Khuory foi um dos únicos professores cristãos a ensinar na cidade de Homs, no século XIX, e ajudou a fundar o jornal “Homs”, em 1909, que existe até hoje. Seu livro viajou em manuscritos para o Brasil em 1926, junto com o professor e sua família, que imigravam para começar uma nova vida em São Paulo.
 
Com a morte do professor em 1939, os manuscritos foram descobertos por acaso, em São Paulo, nos anos 60, por um diplomata sírio, Shakir Mustafá. Ministro da Informação em Damasco anos mais tarde, ele finalmente publicou o livro As Obras Completas de Daud Constantino Al-Khuory em seu país de origem: 500 páginas em árabe clássico, contendo poemas e as primeiras peças da história do teatro sírio.
 
Meio século depois, em 2001, Otavio Cury chegou a Damasco para uma viagem de turismo. Sobre seu bisavô, sabia apenas que ele havia sido um professor. Na única noite que passou em Homs, o acaso o levou até o livro. Otavio voltou ao Brasil com a obra e começou a traduzi-la. Em 2009, com a tradução em mãos, o diretor viajou à Síria novamente para buscar a memória do bisavô. “É um documentário de busca e o diretor também é um personagem. O eixo principal do filme é saber quem é esse bisavô Constantino”, explica.

O personagem é uma porta de entrada para conhecer uma época da Síria, quando o país ainda era parte do Império Otomano. O ponto inicial do documentário é o desejo de Otavio de traduzir o livro para o português.
 
O bisavô de Otávio Cury era discípulo, como dramaturgo, do muçulmano Abu Khalil al Qabbani, considerado o pai do teatro sírio. “Constantino já criticava o sectarismo que existia após o fim do Império Otomano, acreditava na união dos árabes e que o amor poderia superar as diferenças existentes entre eles”, ressalta Cury, que pretende publicar o livro futuramente.
 
Para o diretor, não poderia haver evento melhor para lançar "Constantino", uma vez que a 7ª Mostra é mais abrangente na quantidade de películas exibida e na abrangência de países envolvidos.“Juntamente aos outros filmes, irá enriquecer as possibilidades de compreensão do mundo árabe, ainda mais pelo momento pelo qual este está passando”.
 
O lançamento de “Constantino” será realizado nesta quinta-feira, às 20h30, no CineSESC (Rua Augusta, 2.075 | Cerqueira César | São Paulo | Tel.  11 3087-0500).