Mostra Mundo Árabe de Cinema ocorrerá em São Paulo de 9 a 16 de agosto

Sex, 14/07/2017 - 13:21
Publicado em:

A edição 2017 da Mostra Mundo Árabe de Cinema, que será promovida pelo Instituto da Cultura Árabe - ICArabe de 9 a 16 de agosto, em São Paulo, exibirá em sua abertura, no dia 9, no CineSesc, o filme libanês Ila Ayn - o primeiro sobre imigração árabe para o Brasil.

A produção, que é também a primeira do cinema de autor libanês e primeira do Líbano a ser exibida no Festival de Cannes, aborda a migração de um pai de família libanesa - de um pequeno povoado do país - para o Brasil, em 1957.

Este é um dos filmes mais especiais da edição 2017, não só por envolver o Brasil, mas também por fazer parte da Sessão “territórios que me atravessam”, um dos principais eixos da curadoria feita por Geraldo Adriano Godoy de Campos para esse ano. 

Ila Ayn

Líbano / 1957 / 90 min.

Diretor Georges Nassr

Idioma: Árabe

Sessão: "O território que habita em mim"

Como recorte especial para a Mostra 2017, a curadoria elege um tema que atravessa o campo artístico com muita força no momento em que vivemos. Uma reflexão sobre a territorialidade é, simultaneamente, um olhar atento à subjetividade e o pertencimento e às possibilidades históricas inscritas no presente. Em um contexto de crescente desesperança global, com a proliferação de pessoas em condições de refúgio, migrantes e deslocados forçados, esta sessão permite vislumbrar alguns dos temas que atravessam nosso tempo, como a mobilidade humana, a questão urbana, questões de gênero e sexualidade, religiosidades. Os filmes serão acompanhados de debates com pessoas de destaque na reflexão sobre a contemporaneidade, como artistas, cineastas, filósofos e psicanalistas.

A programação completa da Mostra Mundo Árabe de Cinema 2017 será divulgada em breve.