"As mulheres árabes sempre lutaram por justiça social", diz Hanan Abdalla, convidada da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que falará ao público de São Paulo e Rio, a partir de sábado, dia 31

Ter, 13/08/2013 - 12:51
Publicado em:
ICArabe - Como surgiu a ideia de filmar mulheres e alguns dos aspectos de suas vidas na revolução egípcia?
Hanan Abdalla -
A verdade é que eu não tive a ideia dessa forma (filmar as mulheres no rescaldo da revolução). A ONU Mulheres estava buscando produzir um curta-metragem que iria falar sobre "as necessidades das mulheres" durante esse tempo, quando havia mais espaço para reabrir o debate e informar sobre os problemas. Quando fui abordada com essa ideia, estava profundamente desconfortável, lembro de querer resistir ao projeto inteiramente: senti que concentrar-se no assunto de mulheres em si era irrelevante e que apenas daria espaço a um fetiche pelos quais a maioria dos meios de comunicação ocidentais haviam se tornado obcecados. Há histórias mais importantes para contar, pensei. Felizmente, graças a muitas conversas com amigos e familiares que me convenceram, perseverei, apesar das minhas preocupações. Acabei percebendo que o problema não era com o assunto do documentário, mas com a questão em si.

ICArabe - Muitas pessoas ficaram surpresas com a participação das mulheres nas revoluções árabes. Você acompanhou os protestos no Egito muito de perto. Como você descreveria o papel dessas mulheres no cenário?
Hanan Abdalla -
Eu acho que essa surpresa diz muito sobre os pontos de vista dominantes, e em grande parte orientalista, sobre as mulheres no Mundo Árabe. Durante décadas, e muito antes do início da revolução, as mulheres no Egito têm protestado por justiça social e da auto-determinação, em uma série de movimentos variados. Seu papel é como qualquer pessoa que esteja protestando: elas estão lutando por justiça social, pão e liberdade. Sua presença é determinada muito mais por essas demandas do que por seu gênero. Como Shahinda, um dos personagens do filme, diz: "A mulher não pode ser livre em um país que está escravizado. Você não pode limitar as demandas das mulheres com base no seu sexo ... Não se pode separar as demandas das mulheres da realidade da sociedade".

ICArabe - Como seus próprios pontos de vista e ideias mudaram ao longo da produção?
Hanan Abdalla -
Eu acredito que os documentários são sobre a aprendizagem das pessoas que você filma. O que eu aprendi com Badreya, Wafaa, Shahinda, e Suzanne foi como se as sutilezas da resistência tomassem forma nos anseios pessoais, as frustrações, os triunfos e as inconsistências de ser uma mulher no Egito. Eu me propus a pensar que talvez a maioria das mulheres não têm conhecimento da forma como os seus papéis sociais são gerados e que elas não veem a liberdade como limitada em comparação aos homens: se elas vissem, então por que elas não falariam contra isso? Mas através das histórias íntimas que me contaram, tornou-se claro que a consciência desses limites existe, e, mais importante, que elas desafiam esses limites nas escolhas que fazem.O que foi mais interessante para mim foi a compreensão de que um dos principais desafios está nas barreiras psicológicas que podem impedir as mulheres de reivindicar os direitos que elas sabem que têm. Heba, uma das duas mulheres que usam niqab no filme, disse que ela sabe que é o seu direito de pedir ao marido para trazer as crianças de volta da escola, para cuidar deles e para ajudar com a lição de casa, para que ela pode ficar até mais tarde no trabalho e, mesmo assim,  há algo psicológico que a impede de ser capaz de perguntar a ele. Minha experiência ao fazer este filme reafirmou que nossos limites estão nas estruturas e crenças que nos impedem e que a possibilidade de mudança pode ser encontrada na forma como lutamos para resistir.

ICArabe- Qual foi o impacto causado e a reação em relação a seu filme no Egito e em outros países?
Hanan Abdalla -
Até agora, todas as sessões tiveram ótimas respostas do público: as pessoas  muitas vezes dizem que aprenderam algo novo ou que elas começaram a olhar de forma diferente a maneira como a questão do gênero é abordada no Egito e, mais importante, que realmente gostaram de assistir ao filme. Em uma exibição em Aswan, no Alto Egito, uma mulher foi particularmente tocada pela história de abuso que uma das personagens relata e  ao final veio dizer que se sentia aliviada ao saber que outras mulheres haviam enfrentado a mesma experiência e que se sentia menos envergonhada por ver alguém corajosa o suficiente para falar sobre isso abertamente.
O que eu acho ótimo é que muitas pessoas disseram que o filme desafiou suas percepções sobre as mulheres no Egito ou nesta parte do mundo.  Disseram-me que se sentiram privilegiadas de estar em uma situação em que se é capaz de dialogar com mulheres a quem nunca tiveram acesso antes. Acho que era isso que eu estava determinada a fazer e por isso  tem sido uma grande resposta.
No Egito você tem um contraste de respostas, por um lado você tem pessoas que sentem essa solidariedade e dizem "sim, eu estou contente que as pessoas estão falando sobre isso. E eu estou contente que essa menina saiu e falou sobre essa história de abuso, quando eu pensava que era algo normal e que eu teria que viver com isso. "
Mas, por outro lado, há pessoas dizendo que este é um exagero e que nós estamos dando ao Egito uma fama ruim. Ambas as reações são boas, uma vez que não importa se a reação é positiva ou negativa, desde provoque um debate entre as pessoas. O pior é a indiferença.

ICArabe- Como o cinema impacta ou ajuda os momentos históricos que os países árabes têm vivido nos últimos anos?
Hanan Abdalla -
O poder que o cinema e, em particular o documentário, pode ter é que ele oferece uma oportunidade para uma reflexão profunda que a notícia, com seu imediatismo analítico, e a História, com seu entendimento retrospectivo, não são capazes de fazer. A memória sempre obscurece a forma como um momento foi sentido ou o nosso relacionamento com aquele momento. O que eu penso é que filmes documentais têm para oferecer é a incorporação de como um momento foi sentido numa história cativante, que nos permite entender melhor o que aquele momento significava para nós, então, e como está nos afetando agora.

ICArabe- Como você vê este momento social e político no mundo árabe? As esperanças Primavera Árabe ainda prevalecem?
Hana Adballa -
As demandas das revoluções no Mundo Árabe ainda não foram atendidas. Nossa esperança é que elas serão e vamos continuar lutando até que sejam. A revolução continuará até que essas exigências sejam cumpridas.

ICArabe – O mundo árabe está passando por um crecimento da produção cinematográfica sem precedentes e as mulheres árabes estão à frente dele. É mais difícil fazer filmes sendo mulher ou isso é apenas um estereótipo?
Hanan Abdalla -
Eu acho que é importante notar que tem havido muitas mulheres cineastas que trabalhavam muito antes do início da revolução e muitos dos filmes que vimos lançados nestes últimos dois anos foram feitos antes de 2011. No entanto, houve definitivamente uma mudança do cinema independente no Egito, especialmente porque o Estado não está em plena capacidade e a censura tem sido muito mais difícil de se fazer cumprir durante estes dois últimos anos. Isso tornou mais fácil para ampliar as fronteiras e para os nossos filmes serem feitos e vistos.  Os desafios que as mulheres enfrentam na indústria do cinema no Egito são semelhante aos desafios enfrentados pelas mulheres em muitos outros países neste setor dominado pelos homens. A principal diferença é que o Egito é mais socialmente conservador, o que leva a outras questões relacionadas com a capacidade das mulheres para atuar em campo. Os horários de funcionamento da indústria cinematográfica tendem a ser um grande desafio, devido ao fato de que os horários de filmagem estão sujeitos a terminar muito tarde, o que pode causar conflitos dentro do que a família estabeleceu sobre o quão tarde a menina está voltando para casa: o que as pessoas vão dizer sobre ela, se ele vai impactar sua elegibilidade para casar-se, juntamente com outros tabus sociais mascarados pela alegação de que isto é "tradição" e "cultura" egípcias. Semelhante a outros lugares, há campos específicos que são particularmente hostis e preconceituosos contra as mulheres, devido ao seu caráter de dominação masculina: isso ocorre principalmente com as peças "técnicas" da indústria, tais como engenheiros de som e designers, tripulantes etc. As mulheres são muitas vezes afastadas através de salários baixos ou excluídas, se eles conseguem ingressar na área.

Icarabe - Como você vê o diálogo que os filmes árabes estão estabelecendo com as produções latino-americanas?  Você vê elementos comuns entre eles?
Hanan Abdalla -
Eu acho que nós dois temos que aprender muito uns com os outros durante este tempo e os momentos que ambos estamos, respectivamente, vivendo no Egito e no Brasil, e de uma forma mais ampla, a América Latina e o Mundo Árabe. Particularmente em termos das experiências que podemos partilhar em relação às revoltas, e a experiência de viver por meio de uma revolução. Espero que haja ainda mais diálogo entre os dois, nos próximos anos, e estou animada sobre o que isso vai trazer.

ICArabe - Você acompanha o cinema brasileiro? Conhece algum dos nossos filmes?
Hanan Abdalla-
Infelizmente, não sou tão conhecedora do cinema brasileiro como gostaria, apesar de ter visto alguns filmes do Brasil, principalmente “Cidade de Deus”, que achei  absolutamente excelente, humano e sensível. Estou ansiosa pela construção de uma relação com o cinema brasileiro, em particular o independente.

ICArabe - Você está produzindo um novo filme. Poderia nos contar sobre o que  trata este trabalho?
Hanan Abdalla -
Estou atualmente em pós-produção e edição de um segundo filme, "Battle Box", que eu estou co-dirigindo com a minha cunhada. Segue-se o momento no Egito quando tudo poderia ter mudado. Nove meses depois de egípcios tomarem as ruas exigindo a queda de um ditador, os sonhos do Egito diante das urnas. Milhões de mulheres egípcias foram votar pela primeira vez em suas vidas. Foi um momento em que tudo poderia ter mudado, e tudo era possível.
"Battle Box" conta a história de três mulheres que arriscaram tudo para lutar contra Mubarak enquanto faziam campanha pelo direito de ocupar seu lugar no novo Parlamento e no novo Egito: El-Bushra Samny, uma carismática líder da Irmandade Muçulmana de Alexandria; Gameela Ismail, um ativista veterana do Cairo, e Amal Mamdouh, uma jovem revolucionária da área rural de Dakahlaya.
Como a violência eclode nas ruas poucos dias antes assembleias de voto abertas, os manifestantes estão morrendo mais uma vez nas mãos das autoridades: Bushra, Gameela e Amal devem fazer uma escolha sobre em qual lado da batalha estão, ao enfrentar as mais escuras verdades sobre as traições e compromissos no coração da democracia.
Este filme capta o nascimento da situação que estamos vivendo agora no Egito - o momento em que a Irmandade Muçulmana foi eleita, apesar do sangue nas ruas, e a reversão total da circunstâncias das nossas personagens ao longo das últimas semanas tem sido incrível de testemunhar. Em face do regime militar no Egito e das ondas de protestos em outros lugares contra os governantes eleitos, a questão central do filme, sobre o que é mais democrático - a urna ou a rua - nunca foi mais relevante.
Estamos contando a história dessa luta através dos olhos de três mulheres,bem no coração dessas primeiras eleições conturbadas que elegaram a Irmandade Muçulmana, selaram o papel das Forças Armadas e provocou a separação entre a rua e as urnas.

Encontros com Hanan Abdalla

Dia 31/8, às 15h30, no CCBB-SP

R. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. (11) 3113-3651/3113-3652 


Dia 4/9, às 19h30, no CCBB-RJ

R. Primeiro de Março, 66,  Centro, tel. (21) 3808-2020

 

Confira a programação completa da Mostra no site

http://mundoarabe2013.icarabe.org/
 

Para curtir a página da Mostra no Facebook:

https://www.facebook.com/8aMostraMundoArabeDeCinema