Samer Bisharat, ator de “Omar”, abre nesta quarta-feira, dia 13, a 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Ter, 12/08/2014 - 22:22
Publicado em:
O ator palestino e músico de alaúde Samer Bisharat chegou nesta terça-feira no Brasil para participar, como convidado especial, da abertura da 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Samer integra o elenco de “Omar”, a produção indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro que abre a edição 2014 da Mostra, nesta quarta-feira, dia 13, no Cinesesc. Veja mais em http://www.icarabe.org/notcias/palestino-omar-que-concorreu-ao-oscar-de-melhor-filme-estrangeiro .

Dirigido pelo também palestino Hany Abu-Assad, o filme conta a história do jovem padeiro Omar (Adam Bakri), que vive na Palestina ocupada e precisa se esquivar dos tiros da vigilância quando escala o muro que separa os territórios para encontrar sua amada Nadia (Leem Lubany)e dois amigos de infância, Tarek (Eyad Hourani) e Amjad (Samer). Enquanto todos lutam à sua maneira por liberdade em meio aos muros e checkpoints, Omar é capturado e entra em um jogo de gato e rato com a polícia israelense (assista ao trailer aqui). Além de concorrer ao Oscar, a produção conquistou o prêmio do júri no Festival de Cinema de Cannes em 2013 e o de Melhor Filme no Festival Internacional de Dubai em 2013.

Pela primeira vez em um país sul-americano, Samer, palestino nascido em Nazaré, espera uma conexão profunda do público com o filme. “É uma história forte, sobre amor, amizade e traição. E vemos muitas traições no nosso dia a dia”, ressalta, referindo-se à situação da Palestina ocupada. 

O sucesso do filme, que o levou para outros países como Estados Unidos, Turquia e França, o fez decidir-se de vez pela carreira artística, no cinema e na música. “Eu nunca pensei em ser ator, foi por acaso. Fui convidado para fazer um curta-metragem e surgiu o convite para o teste de `Omar´. Fiz o teste e passei a integrar o elenco”. O filme o levou a conhecer diversos produtores e receber convites para outros trabalhos. Deve fazer uma série e  um longa na França, em breve.

Aos 18 anos e certo sobre a vocação recentemente descoberta, Samer tem consciência do papel da arte como instrumento para o debate. “A arte é um  meio de promover o diálogo e buscar a paz.”

Além da abertura da Mostra, nesta quarta-feira, dia 13, Samer Bisharat participará de um bate-papo com o público na sexta-feira, dia 15, às 21h, no Cinesesc, após a exibição de "Omar".

 

Samer Bisharat na 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Cinesesc

Sessão de Abertura

13 de agosto, 19h30

Bate-papo 

15 de agosto, 21h