Escola de samba dança para as Arábias

Sex, 16/01/2015 - 19:26
A escola de samba Em Cima da Hora, do Rio de Janeiro, se inspirou nas histórias das Mil e Uma Noites para lembrar a presença árabe na capital fluminense em seu desfile de 2015. A escola faz parte da Série A do carnaval carioca, grupo que vem logo abaixo do Especial, o principal da festa brasileira. O tema do desfile da Em Cima da Hora é “No Coração da Cidade, uma história das Mil e Uma Noites: o Rio das Arábias”, inspirado nos famosos contos orientais. 

“O desfile é bem para cima, é leve, um festival de cores, remete à Arábia antiga e do século 21”, afirmou à ANBA um dos diretores de carnaval da escola, Daniel Thompson. A escolha do tema, relata, foi do carnavalesco  Marco Antônio Falleiros, criador do samba enredo. Thompson adianta que o desfile traz criatividade e luxo.

Na página no Facebook da escola já é possível ver uma mostra de algumas fantasias, de comerciantes e mascates, de odaliscas e califas para os passistas, de sultões para a bateria, e ainda outras que lembram o sol do deserto, os tapetes mágicos, uma para os marujos, outra na qual a saia do vestido é um camelo, parecendo que o sambista está sentado sobre o animal.

O samba de Marco Antônio conta sobre o cenário de magia criado pelas Mil e Uma Noites. Descreve a realidade da obra literária como um mundo de fascinação com gênios, marujos e princesas. “Cultura que o tempo preservou, histórias de amor que fazem sonhar, inspiração que vai nos guiar, deixando os palácios e os desertos, cruzando os sete mares, rumo incerto, até o paraíso encontrar”, diz a letra. O samba canta a chegada desse mundo de magia ao Rio de Janeiro, o paraíso.

A música traz até algumas expressões em árabe como "Inshalá" e "Saalam Aleikum", que querem dizer “Se Deus quiser” e “Que a paz esteja convosco”, respectivamente. “E te encontrei, cidade maravilhosa, que encanta meu olhar, canta, em cima da hora. Inshalá”, diz um trecho. “Do oriente, a esperança, Saalam Aleikum! Aqui cheguei, fiz da arte, a herança, os costumes e danças, eu recriei”, diz outro trecho do samba enredo da Em Cima da Hora.

As Mil e Uma Noites contam a história de um rei que resolveu passar cada noite com uma mulher diferente, que seria degolada na manhã seguinte. Sherazade, uma delas, para se livrar deste destino, começou a contar histórias ao rei, deixando o desfecho sempre para a noite seguinte e assim postergando sua morte. Ao final, o rei torna Sherazade sua rainha.

A escola buscou nos contos inspiração para falar dos costumes trazidos pela imigração árabe no Rio de Janeiro. A justificativa do enredo preparada pela Em Cima da Hora descreve a imigração árabe também como uma grande aventura, como a de personagens que são parte das Mil e Uma Noites. Também lembra marcas árabes no Rio, como a arquitetura, a arte, a cultura da barganha, o Saara, um grande centro de comércio da cidade criado por imigrantes árabes.

O Grupo Série A, do qual a Em Cima da Hora faz parte, são os antigos grupos de Acesso A e B, e a escola ganhadora participa do Grupo Especial no ano seguinte. A escola desfila no dia 13 de fevereiro, sexta-feira, às 22h05, no Sambódromo do Rio de Janeiro. De acordo com Thompson, farão parte do desfile da escola duas mil pessoas e o orçamento previsto no começo de dezembro era de R$ 1,2 milhão, mas a escola ainda buscava recursos.