Curso sobre a Pérsia do ICArabe e da Martins Fontes tem sua primeira aula

Sex, 10/06/2016 - 12:12
Publicado em:
Começou nesta quarta-feira (8) o curso “Pérsia Antiga – uma civilização clássica no Oriente”, promovido pelo Instituto da Cultura Árabe em parceria com a Livraria Martins Fontes. O curso ocorre na sede da livraria na Avenida Paulista, no centro-sul de São Paulo.

A primeira aula do estudioso Plinio Freire tratou do contexto da chamada Ásia Profunda e do contexto histórico-geográfico que envolvia a Pérsia. “Quis chamar a atenção, primeiro de tudo, para que aquela que era uma região de cruzamento de culturas no contexto asiático”, explicou o professor ao site do ICArabe.  “A população também que vai se estabelecer ali é do tronco indo-europeu que é o mesmo de onde vem as nossas línguas contemporâneas, que tem um parentesco remoto com as línguas faladas na Pérsia”, disse.

Freire também tratou do contexto religioso e do xamanismo. “Era um uma religião centrada na natureza, onde os animais tem um valor simbólico, além de ser objeto de caça.”

Ocidente e eurocentrismo

Outro objetivo do curso é dar uma visão da história diferente da convencional. “Quando a gente fala de histórica antiga, o nosso referencial é o mundo greco-romano e a gente sabe, através desses rivais, que os persas eram os rivais e inimigos. No fundo, acabam sendo rivais nossos, pois são inimigos da nossa matriz civilizacional. Mas é uma falsa ideia que o curso está querendo reverter.”

Para o professor, o público estava muito preparado para a aula. “Fizeram perguntas muito boas e sofisticadas. O público está muito interessado em uma temática que, na prática, conhecemos pouco e é pouco abordada nos livros de história.”

Este é um dos motivos pelos quais a dona de casa Francisca Resane gostou da aula. “Eu achei interessante, pois é uma cultura que não temos muito contato. A curiosidade é muita, especialmente nessa parte da arte que eu gosto muito. Quase não tive contato com a civilização persa”, disse.

A segunda aula irá tratar da fundação do Império Pérsia, da sua legitimidade relacionada à construção de estradas, fundamental para o comércio, e do zoroastrismo, que carrega elementos como a contraposição do bem contra o mal.

Já a aula final do curso abordará o desenvolvimento da civilização persa e como ela assumiu linguagem estética própria. “Assim como no mundo clássico, você tem a arte centrada na estátua figurativa com a expressão humana, uma linguagem que você bate o olho e vê que é grego, a mesma coisa está acontecendo no contexto persa. Eles fazer uma linguagem própria com significados próprios, como colunas e capiteis com formas totalmente diferentes, relevos em duas dimensões”, explicou o professor.

Quem perdeu a primeira aula poderá fazer as próximas. Abaixo descrevemos os valores totais do curso, mas o pagamento poderá ser feito proporcionalmente ao número de aulas.

Confira a programação do curso:

PÉRSIA ANTIGA – UMA CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA NO ORIENTE

1.       A encruzilhada centro-asiática – 08 de junho

Zoroastro, profeta do monoteísmo. Tesouros de Ziwiye - Saqqez. Arte proto-aquemênida. O platô iraniano e o expansionismo babilônico.

2.       A fundação do Império: Ciro, o Grande – 15 de junho

A unificação entre persas e medas. A era dos grandes dinastas: Ciro, Xerxes, Dario. A primeira declaração de direitos. As cidades rituais: Pasárgada e Persépolis. 

3.       Aberturas mediterrânicas – 22 de junho

As províncias ocidentais e a rivalidade com Atenas e Esparta. A guerra e a derrocada na Ásia Menor. A invasão de Alexandre. O reino Greco-Bactriano (250-125 a.C.): sincretismo helenístico-iraniano.

4.       Civilização persa: a consolidação – 29 de junho

A rivalidade com Roma. O tabuleiro cultural asiático: Armênia, Índia, China. Partas, sassânidas e o retorno das tradições iranianas. Do zoroastrismo ao advento do Islã.

 

Serviço

Curso PÉRSIA ANTIGA – UMA CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA NO ORIENTE

Quando: de 08 a 29 de junho, às quartas-feiras, das 14h30 às 17h

Onde: Auditório da Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509 – fone 2167-9900 (metrô Brigadeiro)

Convênio com estacionamento: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95

Informações e inscrições: secretaria@icarabe.org

Investimento:

R$ 250,00 para o público em geral

R$ 200,00 para membros do ICArabe, estudantes e aposentados (estudantes devem apresentar a carteirinha quando chegarem para aula)

O pagamento poderá ser feito proporcionalmente ao número de aulas.