UFRGS abre inscrições para refugiados e portadores de visto humanitário para matrícula em disciplina isolada do PPGEEI

Seg, 06/06/2016 - 15:07
Publicado em:
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI), comunica a abertura das inscrições para ingresso como Aluno Especial (matrícula em até duas disciplinas) para estrangeiros com curso superior completo, com status de refugiados ou portadores de visto humanitário. As áreas de formação prioritárias são as de Relações Internacionais, Economia, Direito, Geografia, História e demais Ciências Humanas e Sociais.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 4 de julho de 2016. O programa concederá até 5 vagas, no total, nas disciplinas oferecidas em 2016/2 pelo PPGEEI, com início em agosto. O resultado deverá ser divulgado em 15 de julho de 2016, sendo permitido, em caso de não aprovação, pedido de reconsideração por parte do candidato. Os documentos solicitados para a inscrição devem ser enviados por email e entregues pessoalmente apenas em caso de aprovação. Os candidatos aprovados, considerados “alunos especiais”,  serão admitidos para frequentar até uma disciplina por semestre, com o máximo total de duas disciplinas. Para ser aluno regular do programa, deverá posteriormente participar do processo seletivo anual.

O objetivo deste programa é oportunizar aos refugiados e portadores de visto humanitário o acesso à formação continuada e aproximação com a pós-graduação, estimulando uma maior integração com a sociedade brasileira e sua comunidade científica. Para o PPGEEI, a ampliação da circulação e contato com estrangeiros fortalece a pós-graduação, tanto no sentido humanitário e de acolhimento, como do aumento da internacionalização e da diversidade no âmbito da universidade pública.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do PPGEEI (www.ufrgs.br/ppgeei) ou pelo telefone (51) 3308-3963.