USEK, no Líbano, promoverá em outubro o 4º Colóquio Internacional sobre cultura da América Latina e Oriente Médio. Veja como inscrever artigos

Qui, 23/06/2016 - 11:52
Publicado em:
A Faculdade de Filosofia e de Ciências Humanas (FPSH) e o Centro de Estudos da América Latina – (CECAL) da Universidade de Saint-Esprit de Kaslik (USEK), o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), a Cátedra Edward Said de Estudos da Contemporaneidade da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o RIMAAL - Interdisciplinary Research Network on Latin America and the Arab World, o Instituto Cultural Brasil-Líbano (ICBL) e o ICArabe promoverão, nos dias 27 e 28 de outubro, em Jounieh, no Líbano, o Colóquio Internacional sobre “As artes e a cultura na América Latina e no Oriente Médio”. Os organizadores pretendem reunir pesquisadores das duas regiões e especialistas internacionais para debaterem o tema “Qual o lugar da cultura nas relações entre o Oriente Médio e a América Latina?”.  Os trabalhos podem ser inscritos até 30 de julho.

O curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema do ICArabe, Geraldo Adriano Godoy de Campos, participa do encontro pela Cátedra e pelo RIMAAL. Geraldo integra o Comitê Acadêmico da organização do Colóquio, que definiu os eixos de discussão. O estudioso desenvolve trabalho na área de artes e cultura entre as duas regiões (seu doutorado é sobre este tema). Ele também organizará exibição de filmes durante o evento. 

Convocatória de artigos

As artes e a cultura são o lado mais desfavorecido das relações inter-regionais, quando pensadas unicamente sob o ângulo da cooperação política e dos intercâmbios econômicos.

A circulação da produção cultural entre as duas regiões é, portanto, o vetor provavelmente com maior potência de aproximar as diferentes sociedades.

Este colóquio irá abordar as circulações artísticas Sul-Sul entre América Latina e Oriente Médio. Trata-se de um encontro internacional e transdisciplinar que permite traçar a história geo0grafica das influencias reciprocas e de mestiçagens de imaginários, nos domínios do cinema, literatura, artes plásticas e da música.

Os estudos de caso sobre as trocas entre artistas, movimentos e instituições artísticas podem conduzir a repensar as conexões culturais entre as duas regiões em diferentes escalas, das trajetórias individuais às redes institucionais (como os Festivais), comunidades inter-regionais e filiações políticas. 

 

Objetivo do Colóquio 

O objetivo desse colóquio cultural pluridisciplinar é contribuir com uma reflexão sobre as diferentes produções artísticas e culturais que tecem os laços humanos entre os países latino-americanos e o Oriente Médio e permitem um maior conhecimento sobre os fenômenos de migração e imigração entre essas regiões.

“Desejamos que o Colóquio possa promover novas maneiras de escrevermos nossa história humana em favor de uma diálogo cultural e artístico sem fronteiras”, afirma o Prof. Roberto Khatlab, diretor do CECAL/USEK.

 

Eixos de Reflexão:

O Colóquio se organiza em três eixos:

1. Circulações e Mobilidades culturais entre Oriente Médio e América Latina

Nesse tema, contemplamos: a) as pesquisas sobre a produção artística contemporânea que lida com esse espaço do "entre", preenchendo-o esteticamente para revelar os encontros e desencontros históricos; b) o conceito de mobilidade no campo acadêmico, para pensar as experiências artísticas de circulação simbólica e material

 

2. Arte, Memória e Imigração

O tema traz o conceito de "memória" como ponto de articulação entre as experiências de pessoas que vivenciaram o processo migratório e vincularam esse deslocamento cultural à sua produção artística.

 

3. O lugar da cultura na cooperação internacional Sul-Sul 

A sessão contemplará as dimensões institucionais da cooperação internacional, demonstrando, ao mesmo tempo, atenção com os processos de coprodução artística que ocorrem às margens das instituições.

 

Instruções para as apresentações

Os participantes devem eleger uma assunto que se encaixe em um dos três eixos propostos, a partir das finalidades descritas. O proponente do artigo enviará ao Secretariado do Colóquio o título de sua apresentação, acompanhado de um resumo de 150 palavras e de um CV sucinto, até 30 de julho de 2016.

Em um momento seguintes, os autores enviarão seus textos completos, formatados de acordo com as seguintes normas:

- Times New Roman 12

- 15000 a 20000 caracteres (incluindo espaços, notas de rodapé e bibliografia)

- Citações em itálico

- Referencias no texto: nome de autor, ano, página.

- Bibliografia: no final do texto.

- Data para envio do texto completo: 2 de setembro

- Tempo para as apresentações: 20 minutos

- Línguas do Colóquio: francês, inglês, português, espanhol e árabe. (haverá tradução simultânea)

A Universidade se encarregará dos custos de hospedagem, alimentação e transporte dos palestrantes (Aeroporto), além de uma visita turística oferecida. Cada participante deverá ser responsável por suas passagens aéreas.

 

Endereço:

Holy Spirit University of Kaslik

FPSH- CECAL

B.P. 446 Jounieh , Líbano

 

Contatos permanentes:

FPSH: Mirna Abboud Mzawak (mirnamzawak@usek.edu.lb)

CECAL: Roberto Khatlab, Diretor (robertokhatlab@usek.edu.lb)

RIMAAL: Cecilia Baeza ( cecilia.baez.k@gmail.com) e Geraldo Adriano Campos (adri.geraldo@gmail.com)