Brasileira faz sucesso com culinária no Líbano

Ter, 16/02/2016 - 10:27
A gaúcha Lisiane Haddad sempre gostou de cozinhar. Morando no Líbano há 18 anos, vendia salgados típicos do Brasil para as amigas de lá. As coxinhas e os pães de queijo fizeram sucesso e levaram a brasileira para um caminho bem sucedido na culinária.

“Quando a Unifil veio para o Líbano, comecei a vender alimentos para os tripulantes do navio da Marinha [brasileira]”, conta Haddad, referindo-se aos membros da Força Interina das Nações Unidas no Líbano, missão da ONU no país árabe, cuja frota naval é comandada pelo Brasil.

A experiência de servir refeições para muitas pessoas fez Haddad ampliar seu serviço de catering. Assim, vieram eventos como jantares, noivados e coquetéis. “Faço coquetéis grandes, para 300, 400 pessoas”, diz. Hoje, o serviço de catering é seu principal negócio, mas, em 2013, ela resolveu ampliar o escopo e abriu um pequeno restaurante na cidade de Antelias.

Haddad conta que durante a semana trabalha com o famoso prato feito. Entre as opções, há camarão na moranga, baião de dois (prato que mistura feijão, arroz e outros ingredientes), bife à parmegiana, strogonoff e até o clássico arroz, feijão e batata frita.

A atração principal do Lisas Cuisine, no entanto, é a feijoada do sábado. “Todo sábado, eu faço buffet de feijoada. Tem a feijoada tradicional, com porco, mas também tem a feijoada halal, com linguiça de peru e bacon de peru defumado”. Vale lembrar que o termo halal se refere a produtos e alimentos que estejam de acordo com a lei islâmica, que proíbe o uso de carne de porco. “É uma delícia e é muito famosa”, garante Haddad, sobre sua receita modificada.

No buffet, há ainda feijoada com carne bovina e feijão vegetariano, sem a adição de carnes. Haddad diz que 70% de sua clientela é de libaneses. “Eles gostam muito da comida brasileira. Nos jantares, é muito pedido o camarão na moranga, por causa da [boa] aparência do prato”, diz.

Segundo a empresária, como muitos libaneses que já viajaram ao Brasil, quando retornam ao Líbano, querem mostrar aos amigos o que comeram no País. “Eles gostam muito de experimentar coisas novas”, aponta. A caipirinha também faz sucesso entre os árabes. “Eles adoram”, diz Haddad.

Em Beirute, Haddad comanda ainda a lanchonete do Centro Cultural Brasil Líbano, órgão que pertence à embaixada do Brasil no país árabe. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira. Eventualmente, Haddad também dá aulas de culinária no centro.

 

Contato

Lisas Cousine

Rahbani Brothers Street – Municipality Building – Ground Floor

Antelias, Líbano

Telefone: +961 4524088

Página no Facebook: www.facebook.com/profile.php?id=100002373429101&fref=ts