Recuperando a identidade palestina através da comida

Qui, 21/05/2015 - 22:57
Publicado em:
Um aplicativo gastronômico está apresentando a quem aprecia comida os sabores da culinária palestina. Trata-se do "Palestine on a Plate" (Palestina no prato), criado por Joudie Kalla, uma chef profissional nascida de pais palestinos que viveu a maior parte de sua vida em Londres.

Kalla conta que sua paixão pela culinária nasceu na infância, quando se sentava na cozinha com suas três irmãs e assistia sua mãe cozinhar vários pratos ao mesmo tempo. "Eu adorava fazer bolos com ela e pão com recheios diferentes. Eu sabia que eu queria ser uma chef", diz.

Aos 21 anos, decidiu se tornar chef profissional. Cozinhar para Kalla é uma combinação de hobby, profissão e estilo de vida. "Isso me faz feliz. Feliz por cozinhar e feliz por alimentar as pessoas."

Kalla estudou na Leiths School of Food and Wine, uma escola de culinária de prestígio em Londres. Ela já trabalhou no Pengelly, restaurante do chef Gordon Ramsay, e no Daphne e Papillon, o restaurante com o estrelado chef do guia Michelin, David Duverger.

Depois de fechar suas delicatessen no final de 2014, Kalla levou algum tempo afastada, mas muitos de seus antigos clientes continuaram pedindo receitas de pratos, como como makloubeh, djaj fattet e sayyadiyeh. Isso a inspirou a documentar as receitas. E assim nasceu o "Palestine on a Plate".

O aplicativo, segundo ela, é "um trabalho de amor e que precisa de carinho constante". Kalla afirma que sente uma ligação especial com o aplicativo não apenas por ser seu próprio empreendimento, mas porque a fez aprender mais sobre seu passado e investigar sua história. “Ele me aproximou ainda mais de minha mãe e me deixou mais orgulhosa de ser não só árabe, mas especificamente palestina."

Seu trabalho tem recebido muitos elogios do chef Ian Pengelley: "Ela é a maior especialista em comida palestina e é de longe a maior responsável por tornar a cozinha palestina popular como é hoje.”

Kalla conta, porém, que recebeu muitas críticas e comentários abusivos, em particular de israelenses, mas isso não a impediu de seguir em frente. “Se irrita é porque eu devo estar fazendo algo certo. Pensei que a comida uniria as pessoas, mas temo que não e o caso."

Tem havido uma disputa com israelenses, que reivindicam muitos pratos palestinos como se fossem de sua culinária. “Pratos como mussakhan e makloubeh são pratos palestinos históricos comidos por nossos antepassados antes de nossa terra ter sido dividida em pedaços”, ressalta.

"Palestina on a Plate" cobre receitas de toda a Palestina e não é focado em uma área em particular. Kalla está preocupada com o fato de que os palestinos estão perdendo sua identidade. "As pessoas não veem a nossa comida como alimento palestino, eles veem como comida israelense ou judia. Precisamos ter de volta o que é nosso e empoderar nossa cultura com a nossa história e não perdê-la para a propaganda da mídia.”

O prato mais popular no aplicativo, Kalla diz, é m'tabak, que sua mãe só recentemente lhe ensinou a fazer. "É sensacional. É uma massa folhada recheada com halloumi e ricota cozida em fogo alto e depois regada com xarope de limão e açúcar, com rosas secas e pistache no topo. Incrível e simples. Meu próprio prato palestino favorito é o makloubeh. A combinação de cordeiro, arroz perfumado de canela e berinjelas fritas com iogurte é um casamento perfeito. É sempre um prazer para o público.”

A ambição de Kalla para o futuro é ver o "Palestine on a Plate" se transformar em um livro, uma pequena delicatessen e clubes ensinando as pessoas a cozinhar comida palestina. "Quero compartilhar e amar a nossa cultura e dar às pessoas outros motivos para falar sobre a Palestina. Nós não somos só guerra e tristeza. Temos muito a oferecer como povo e como país. Eu espero lançar luz sobre isso e muitas outras maravilhas do nosso lar", diz ela.

Para comprar o aplicativo visite www.palestineonaplate.com. Você pode seguir o perfil “Palestine on a Plate” no Instagram @palestineonaplate e Facebook. 

 

Texto adaptado do site Middle East Monitor

https://www.middleeastmonitor.com/resources/interviews/18719-eating-yourself-reclaiming-palestinian-identity-through-food