Centro Cultural Árabe Sírio tem nova coordenação

Qui, 03/03/2011 - 22:26
Publicado em:

O Centro Cultural Árabe Sírio é um patrimônio da cidade de São Paulo. Há anos dedica-se à difusão da cultura árabe, principalmente por meio do ensino gratuito do idioma. Desde janeiro de 2011, o Centro conta com uma nova diretora, Majd Al Shara, a primeira mulher a ocupar o cargo desde sua fundação. Nascida na Síria, Majd tem orgulho de ser árabe. Ela está de volta ao Brasil há um ano, mas já viveu por aqui entre 1988 e 1992, quando seu marido foi cônsul geral da Síria no país. Nesta entrevista, Majd fala sobre as novidades que sua gestão trará ao Centro, além da perspectiva de expandir suas atividades para outras cidades e estados brasileiros.

ICArabe – Quais são as novidades que sua gestão no Centro Cultural Árabe Sírio pretende implementar?
Majd Al Shara – O Centro vai seguir com o curso de árabe. Vamos retomar o curso de danças folclóricas, que estava parado, e introduzir novas atividades, como o  grupo de coral e cursos de caligrafia árabe. Também pretendo investir em palestras, eventos e exposições de arte, com a perspectiva de expandir nossa atuação para fora do Centro. A ideia é realizar atividades em outros espaços, como centros culturais, inclusive em outros estados do Brasil, como Paraná e Rio de Janeiro. Quero criar comitês culturais em outras cidades e estados, que sejam relacionados ao Centro, torná-lo conhecido em outros espaços.

ICArabe – Há algum outro espaço cultural semelhante ao Centro em outros estados brasileiros? Há presença árabe forte como em São Paulo?
Majd Al Shara – A literatura brasileira é repleta de referências à presença árabe no Brasil, por exemplo, na obra de autores como Jorge Machado e Paulo Coelho. Os árabes estão espalhados por todo o país, no interior de São Paulo, nos estados do Sul ao Norte. Apesar disso, o Centro Árabe Sírio é o único existente nesses moldes. Havia outro em Brasília, que pretendo ajudar a reorganizar. Acredito que exista demanda por atividades ligadas à cultura árabe em outros estados.

ICArabe – O fato de uma mulher dirigir o Centro Cultural Árabe Sírio é significativo?
Majd Al Shara – Sim, e mostra como a Síria está avançada. Há diferenças entre os países árabes nesse sentido. A Síria foi o primeiro país árabe a ter uma ministra mulher, em 1970. Hoje, essa mesma mulher é vice-presidente. É a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo de diretora do Centro Cultural Árabe Sírio e as pessoas já começaram a reparar nas diferenças que existem quando uma mulher toma conta das coisas. Os homens olham mais para assuntos específicos, enquanto as mulheres têm uma visão mais ampla. Pretendo aproveitar minha experiência como diplomata, tendo vivido em vários países do mundo, para ajudar a divulgar o Centro.

ICArabe – De que forma o Centro Cultural Árabe Sírio e o ICArabe podem fortalecer sua parceria?
Majd Al Shara – O ICArabe e o Centro podem trabalhar juntos em muitas atividades. Já fizemos uma parceria com a mostra de filmes sírios. Tenho um projeto de traduzir diversos filmes e documentários sírios e árabes para o português, e pretendo conversar com o ICArabe sobre essa possibilidade. Também gostaria de receber os professores ligados ao ICArabe para palestras no centro, sobre os mais diversos temas como a cultura árabe, integração à cultura brasileira, assuntos científicos. Minha ideia é realizar ao menos uma por mês. Temos uma identidade muito forte, que precisa ser mais divulgada entre o público brasileiro. O país deve se orgulhar dos imigrantes árabes e de sua contribuição para a sociedade, e faz parte do nosso trabalho transformar o estereótipo que diz que árabes são incivilizados. Pelo contrário, temos uma civilização muito rica.

ICArabe – Há uma procura crescente por informações sobre os países árabes por parte dos brasileiros?
Majd Al Shara – Sim, os brasileiros estão mais interessados em conhecer outras culturas, principalmente depois da visita do presidente da Síria Dr. Bashar Al-Assad, eles  procuraram  aprender sobre o nosso país e também  aprender o idioma. Divulgamos o curso de árabe e recebemos muitos pedidos de inscrições, tanto que não há mais vagas e abrimos uma lista de espera para a próxima turma. Meu objetivo principal é a integração e a miscigenação entre os dois povos, Árabes e Brasileiros e as duas culturas.

Para saber mais sobre o Centro Cultural Árabe Sírio visite o site www.ccsirio.org