Consulado Geral do Brasil em Beirute divulga cultura brasileira no Líbano

Qui, 09/06/2011 - 20:26
Publicado em:
Atualmente, vivem no Líbano cerca de 10 mil brasileiros. As relações culturais entre os dois países são históricas, e têm se fortalecido por meio de diversas ações promovidas pelo Consulado Geral do Brasil no Líbano. Para falar sobre essas ações e seus objetivos, o ICArabe enviou as perguntas que compõem a entrevista abaixo, respondidas em conjunto pelos diplomatas lotados no Consulado Geral em Beirute. 

Quais são as principais atividades que o Consulado Geral do Brasil no Líbano tem realizado para divulgar a cultura brasileira no país? 

Dentre as principais atribuições do Consulado-Geral em Beirute figura a relevante questão de atender às reivindicações e demandas apresentadas pela numerosa Comunidade de nacionais brasileiros em solo libanês, estimada em cerca de 10.000 compatriotas. Naturalmente, as demandas de natureza cultural ocupam importante espaço nessa agenda de serviços prestados e/ou a serem atendidos pelo Consulado-Geral, tendo em vista que muitos de nossos compatriotas aqui residentes, ainda que muito bem integrados à sociedade libanesa, desejam também manter ativos seus vínculos culturais com o Brasil.

Iniciativas nesse sentido vêm sendo desenvolvidas em anos recentes, muitos das quais em parceria com os membros do Conselho de Cidadãos em Beirute, que nos apresentam regularmente sugestões de ações a serem empreendidas em prol da Comunidade. Muito provavelmente, o exemplo mais emblemático dessa modalidade de colaboração intracomunitária está bem representado pelo admirável trabalho desempenhado, sempre de forma voluntária, por membros da Comunidade no "Projeto Alecrim Líbano", em Baalbeck, no Vale do Bekaa, na tarefa de tentar preservar a identidade cultural nacional de crianças brasileiras e bi-nacionais líbano-brasileiras, por meio de atividades lúdicas e educacionais.  A colônia brasileira é muito forte no Líbano, assim como nosso país tem recebido diversos imigrantes vindos deste país.

De que forma as atividades culturais promovidas pelo Consulado fortalecem essas relações? 

A cultura (a língua, os hábitos, os costumes, a história) é a base da identidade de um povo. Portanto, o intercâmbio cultural permite o conhecimento mútuo entre dois (ou mais)  povos - intecâmbio esse que não somente facilita como permeia as relações de toda natureza - econômicas, financeiras, comerciais e políticas - entre os diferentes povos. Ao promover atividades culturais no Líbano, com o objetivo precípuo de manter viva não só a nossa língua - o português - como também as nossas tradições, costumes e hábitos junto à diáspora brasileira, o Consulado Geral está, sem dúvida, contribuindo para o fortalecimento das relações bilaterais libano-brasileiras.      

As atividades são voltadas mais para brasileiros que vivem no Líbano ou para libaneses interessados em conhecer nossa cultura? Qual é o público alvo das atividades? 

O trabalho de natureza cultural desenvolvido pelo Consulado-Geral dirige-se apenas aos nacionais brasileiros, com o intuito de que estes mantenham seus laços bastante estreitados com o nosso país. Já o trabalho de difundir a cultura brasileira a nacionais libaneses compete à Embaixada do Brasil em Beirute, que, coincidentemente, acaba de inaugurar um belíssimo Centro Cultural com essa finalidade na capital libanesa. Naturalmente, os membros da Comunidade também se beneficiarão das atividades desenvolvidas no Centro Cultural Líbano-Brasil, como já tem sido o caso das projeções semanais de filmes brasileiros, cuja programação teve início em maio último.  

As ações do Consulado têm sido divulgadas por meio de portais na internet. Quais são e como funcionam? 

O Consulado-Geral, inaugurado em fevereiro 2006 (até então, o atendimento aos nacionais brasileiros era assegurado pelo Serviço Consular da Embaixada em Beirute), possui sítio eletrônico desde 2007, em que figuram de forma pormenorizada as informações de natureza consular. Entretanto, para poder melhor atender às demandas de interlocução com a Comunidade, decidiu-se, no âmbito das próprias reuniões do Conselho de Cidadãos, também trabalhar com a plataforma da rede social "facebook", tendo em vista o maior grau de informalidade e rapidez que esta modalidade de comunicação também logra proporcionar. Com esse objetivo, desde março último, o Consulado-Geral passou a administrar três páginas naquela plataforma, com objetivos distintos: uma de interlocução permanente com a Comunidade ("Consulado-Geral em Beirute Comunidade"), em que são divuldadas informações variadas de potencial interesse de nossos compatriotas em solo libanês; uma segunda, de cunho mais institucional e mais direcionada para as informações de natureza consular propriamente ditas ("Consulado-Geral do Brasil em Beirute"); e, finalmente, uma terceira, que objetiva divulgar as atividades do Conselho de Cidadãos Brasileiros ("Conselho de Cidadãos Brasileiros em Beirute").      

Quais são as próximas atividades programadas pelo Consulado Geral do Brasil no Líbano? 

No âmbito do atendimento às mais recentes reivindicações dos membros da Comunidade, valeria mencionar a próxima organização de Consulado itinerante a localidades no Vale do Bekaa com forte concentração de nacionais brasileiros, como por exemplo Karaoun, Sultan Yacoub, Bar Elias, dentre outras, ocasião em que serão prestados serviços de natureza consular (emissão de documentos brasileiros, matrículas consulares e outras necessidades que se apresentem). Também nessa mesma linha de ação, o Consulado-Geral iniciará, creio que de forma algo inédita, o atendimento durante os "Domingos Consulares", ocasião em que a Repartição abrirá as suas portas em pleno fim de semana para atender aqueles que não podem comparecer em dias úteis.