Viagem mostra arte e cultura do Marrocos

Qua, 15/04/2015 - 09:46
Publicado em:
O projeto Viajando com Arte vai levar turistas brasileiros a conhecerem pontos turísticos no Marrocos, em outubro deste ano, com um olhar voltado para a arte e a cultura. A iniciativa é de duas empreendedoras gaúchas amantes de história, que promovem viagens para lugares exóticos do mundo com a proposta de apresentar aos turistas, em português, as peculiaridades artísticas e culturais locais, além dos pontos de lazer tradicionais.

A viagem ao Marrocos ocorre entre 28 de outubro e 9 de novembro deste ano. Ela inclui visita a cidades como Casablanca, Chefchauen, Meknes, Fez, Merzouga, Ouarzazate e Marrakech, além de passagem por várias outras. Chefchauen, por exemplo, é uma aldeia nas montanhas, pintada em azul marcante, no qual a população ainda usa roupas típicas. Em Marrakech haverá, entre outras atividades, uma aula de culinária marroquina. De Merzouga, o grupo sairá em jipes até o começo do deserto, de onde partirá em camelos para uma noite em tendas, com música e comidas típicas.

Clarisse Zanetello Linhares, uma das gaúchas à frente do projeto, afirma que no Marrocos é muito interessante a diversidade de cenários. Ela cita locais como Volubilis, com suas ruínas romanas, a cidade antiga de Fez, Ifrane, praticamente uma cidade suíça, além dos vales e montanhas do país.

O roteiro do Marrocos inclui visita ao set de filmagens, na cidade de Ouarzazate, de filmes como O Gladiador, A Última Paixão de Cristo e Um Kashba. A proposta do Viajando com Arte é a travel experience, de acordo com Linhares. 

As visitas têm a presença de guias da região para que os turistas ouçam também as histórias locais, mas o grande diferencial é o acompanhamento de Linhares e Mylene Friedrich Rizzo, a outra empreendedora à frente do projeto, com suas explicações históricas e artísticas. A viagem ao Marrocos será acompanhada por Rizzo, além de Ana Claudia Costa, proprietária da agência Porto Brasil, que operacionaliza a viagem. Costa cuida da parte de logística da viagem, já que o projeto Viajando com Arte tem uma parceria com a agência de viagens. 

Rizzo é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e também tem pós-graduação em História do Brasil pela Faculdade Porto Alegrense (Fapa). Linhares é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS e sempre fez estudos alternativos sobre História.

O projeto existe há nove anos. Linhares e Rizzo davam aulas de história da arte em Porto Alegre e as viagens surgiram da demanda dos alunos. Entre as nações árabes já visitadas estão Egito e Marrocos, mas os roteiros já incluíram países como França, Itália, Peru, Rússia e Tailândia. Atualmente as duas profissionais também fazem consultoria privada para viagens, nas quais dão dicas de passeios, hospedagens e ajudam a formar os roteiros para viajantes sozinhos, em família ou casais.

De acordo com Linhares, a viagem ao Marrocos está tendo bastante procura. O projeto levará um grupo de, no máximo, 25 pessoas, que será fechado assim que todas as vagas forem preenchidas.

 

Serviço:

Viagem 'Marrocos com Arte'

De 28 de outubro a 9 de novembro de 2015

Agência Porto Brasil

Telefone: + (51) 30252626

Site: www.viajandocomarte.com.br ou www.portobrasil.com.br

Email: roteirossobmedida@portobrasil.com.br