Festival em Buenos Aires promove diálogo entre os cinemas árabe e latino-americano

Qui, 22/11/2012 - 17:15
Publicado em:

A diretora cultural e idealizadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema do ICArabe, Soraya Smaili, integrará o júri do “LatinArab International Film Festival” (LAIFF), realizado em Buenos Aires, Argentina, entre 22 e 28 de novembro.Esta é a segunda edição do Festival, que busca promover o diálogo entre os cinemas árabe e latinoamericano, com mostras competitivas e não competitivas, das quais participam diretores consagrados e novos nomes do cinema. Entre os diretores convidados estão Laila Hotait e Fermín Muguruza.

Soraya Smaili ressalta a sinergia de interesses entre a Mostra Mundo Árabe de Cinema e o LAIFF. "O festival LAIFF já é um grande sucesso na America do Sul, tornou-se referência internacional e tem excelente intercâmbio com diretores e instituições do Mundo Árabe", afirma. "Buscaremos aumentar e aproximar nossos países em torno da divulgação do cinema árabe. Além disso, teremos reuniões com a Universidade Nacional de San Martin que visam a construção e fortalecimento das relações academicas e culturais entre o Brasil e Argentina. Para mim é uma grande honra participar deste júri"

Nesta edição, o LAIFF exibirá o filme brasileiro “Constantino”, de Otavio Cury, que teve estreia mundial na 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, promovida pelo ICArabe em São Paulo e Rio de Janeiro em junho e julho deste ano. Outros filmes que participam do festival são: “1001 Noites Patagônicas”, “À sombra de um Homem”, “Beirute, Buenos Aires, Beirute”, “Cidades de Trânsito” e “Casa dos Árabes”, entre outros.

Para conhecer a programação do Festival, acesse http://cinefertil.org/latinarab/films/