Árabes na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Sex, 10/10/2014 - 23:13

A 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo terá sete longas-metragens produzidos no mundo árabe. Filmes de outros países abordam temas da região, como a questão palestina.A 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa no próximo dia 16, irá exibir até o fim do mês 330 títulos de todo o mundo. Os países árabes participam da mostra com sete produções próprias, coproduções ou como tema de filmes feitos por outros países. Os amantes do cinema poderão assistir a criações vencedoras de prêmios, um documentário sobre o conflito na Síria e até a história de um garoto que cuida de girafas, em uma produção palestina. A mostra deste ano homenageia o cinema espanhol e dá destaque aos filmes de Pedro Almodóvar.

De acordo com a diretora da mostra, Renata de Almeida, mais de mil filmes se inscreveram para a edição deste ano. Todos foram vistos por uma equipe de jurados. Os árabes ou com temática árabe, diz Renata, abordam temas diversos. Em alguns casos, conflitos políticos, como é o caso de “Nosso terrível país”, em que dois homens viajam por cidades atingidas pelo conflito na Síria até precisarem buscar refúgio na Turquia. Em outros, os conflitos narrados são humanos, como acontece com os seis personagens do longa produzido por Egito e Emirados Árabes Unidos, “O quarto dos ratos”.

Entre os filmes árabes ou relacionados à cultura ou realidade árabe, a diretora recomenda os dois feitos pelo cineasta curdo (da região autônoma iraquiana do Curdistão) Hisham Zaman. “Carta ao rei” narra a história de cinco refugiados que viajam à Oslo, capital da Noruega, cada um com um propósito. O mais velho deles quer entregar uma carta ao rei. Em “Antes da neve” o irmão mais velho tem a missão de recuperar a reputação da família depois que sua irmã foge do casamento. Os dois filmes, que são os dois primeiros longas do cineasta, ganharam prêmios no Festival de Gotemburgo, na Suécia, em 2013 e em 2014.

Coproduzido entre França e Palestina, o drama “Giraffada”, de Rani Massalha, é inspirado em uma história real e mostra o esforço de um garoto e seu pai para encontrar em Israel uma companheira para uma girafa do zoológico de Qalqilya, na Cisjordânia, após um ataque aéreo à região.

“Dancing Arabs”, dirigido pelo israelense Eran Riklis mostra os dilemas de um jovem árabe-palestino que se apaixona por uma garota judia. Outro filme israelense, o documentário “The Green Prince” retrata o filho de um integrante do grupo radical Hamas como informante do governo de Israel por mais de dez anos. “Muitos dos filmes mostram conflitos, sejam políticos ou dos personagens. Têm boas histórias, porque os conflitos são, afinal, humanos”, diz Almeida sobre os filmes da mostra.

Homenagens

A mostra deste ano faz uma homenagem ao cinema espanhol. Serão exibidos os dois primeiros filmes de Luis Buñuel, “Um cão andaluz” e “A idade do ouro”, além de uma exposição com fotos feitas pelo cineasta. O grande homenageado da mostra é outro diretor espanhol, Pedro Almodóvar. Entre os longas em cartaz estão “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, “Fale com ela”, e o mais recente deles, “A pele que habito”. Almodóvar também assina o cartaz da mostra, a pedido da organização do evento.

Outros homenageados desta edição serão o diretor e produtor Marin Karmitz, produtor e distribuidor de filmes do cinema autoral. “A trilogia das cores”, de Krzysztof Kieslowski, e “Ópera do Malandro”, de Ruy Guerra, são alguns dos filmes que integram este tributo, que também contará com a exibição de um documentário sobre Karmitz.

Em celebração ao centésimo aniversário do personagem Carlitos, de Charles Chaplin, a mostra irá exibir, em 1º de novembro, o filme “O circo”. Será ao ar livre, na parte externa do Auditório do Ibirapuera, no Parque do Ibirapuera. A trilha sonora será apresentada ao vivo pela Orquestra Experimental de Repertório da Fundação Theatro Municipal. A apresentação será às 20h e terá entrada gratuita.

A Mostra também irá apresentar a Competição Novos Diretores. Títulos de diretores que tenham feito até dois longas serão exibidos durante a mostra. Os mais bem votados serão vistos por um júri que, por sua vez, irá conceder aos melhores o Troféu Bandeira Paulista.

Serviço

38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

De 16 de outubro a 29 de outubro

Informações e programação: http://38.mostra.org/br/home/