Catar promove mostra de cinema brasileiro

Qua, 29/01/2014 - 17:09
Publicado em:

O país árabe exibe nesta quinta-feira (30), no Museu de Arte Islâmica, o filme Central do Brasil como estreia de uma programação que deve durar o ano todo. Iniciativa faz parte do Ano da Cultural Catar-Brasil 2014.Nesta quinta-feira (30) será aberta uma mostra de cinema brasileiro em Doha, no Catar, com a exibição do filme "Central do Brasil", do diretor Walter Salles. Chamada no país árabe de Brazilian Cinema Showcase, a exibição dá início a uma mostra que ocorrerá no decorrer deste ano, com apresentação de filmes brasileiros ao final de cada mês. A iniciativa é parte da programação do Ano da Cultura Catar-Brasil 2014, promovido pelos governos dos dois países com o objetivo de divulgar de forma mútua a cultura do Catar e do Brasil.

"Central do Brasil" poderá ser visto nesta quinta-feira (30) e também na sexta-feira (31), às 19 horas, no Museu de Arte Islâmica. Ele conta a história de Dora, uma senhora que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Rio de Janeiro. Mas uma das suas clientes, que enviava carta para o pai do filho Josué, de nove anos, morre atropelada ao sair da estação. Dora então resolve ir com Josué em busca do pai no sertão nordestino.

O filme é de 1998 e ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival Internacional de Berlim, o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira, além de uma série de outros prêmios nacionais e internacionais. A organização da mostra com os filmes brasileiros é do Doha Film Institute (DFI) e da Qatar Museums Authority. Segundo informações do Itamaraty, os títulos que serão exibidos foram selecionados pelo DFI com a ajuda do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires.

O Catar teve iniciativas parecidas com outros países. Em 2012, houve uma mostra sobre de filmes do Japão e no ano passado do Reino Unido. “Nós tivemos uma parceria muito bem sucedida com o Japão em 2012 e Reino Unido em 2013 e é emocionante dar continuidade com uma viagem cultural ao Brasil em 2014. Através do cinema aprendemos muito sobre outras culturas e o mundo ao nosso redor”, afirmou o executivo chefe do DFI, Abdulaziz Al-Khater, em nota divulgada pela instituição.

Nesta quinta-feira haverá, antes do filme, uma recepção de boas vindas e abertura da mostra. Ela ocorre às 18 horas, no auditório do Museu de Arte Islâmica. Os ingressos para o filme custam 35 QAR (o equivalente a US$ 9,6 pela conversão atual) para o público em geral e 25 QAR para estudantes (equivalente a US$ 6,8 pela conversão atual). A programação do ano todo dos demais meses deve ser divulgada em breve, segundo informações do Doha Film Institute.

Brazilian Cinema Showcase

Exibição do filme “Central do Brasil”

Dias 30 e 31 de janeiro de 2014, às 19 horas

Museu de Arte Islâmica

Mais informações: http://www.dohafilminstitute.com/events/dfi-brazil-cinema-showcase