Palestino "Omar", que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, abre a 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, dia 13, em São Paulo, com presença do ator Samer Bisharat.
Com curadoria de Geraldo Adriano Godoy de Campos, diretor cultural do ICArabe, e Soraya Smaili, esta edição celebra, especialmente, as relações humanas, após alguns anos com produções voltadas para temáticas mais explicitamente políticas. “Não se trata de negar a dimensão políticas de tais espaços, como nas microrrelações familiares. Ao contrário. Apenas busca-se enfatizar o papel que o segredo e o indizível desempenham na produção das sociabilidades, em quaisquer sociedades. Evidentemente, as transformações políticas continuam demonstrando sua vitalidade, mesmo perante contradições”, ressalta o curador Geraldo Adriano Godoy de Campos.
Dividida em quatro sessões – “Panorama Mundo Árabe”, “Cinema Palestino”, “Cinema Egípcio Contemporâneo” e “Diálogos Árabes-Latinos” -, a 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema apresenta destaques do cinema palestino como “Omar”, primeiro filme palestino indicado ao Oscar de Melhor filme Estrangeiro. O ator e músico de alaúde Samer Bisharat, do elenco de “Omar”, estará na cerimônia de abertura. Esta sessão traz ainda “Um mundo que não é nosso”, um dos grandes filmes árabes dos últimos anos, que trata de um campo de refugiados palestinos no Líbano.
Também em “Cinema Palestino”, o documentário “Diários”, de May Odeh, apresenta sua narrativa baseada nas vidas de três mulheres que, após um ataque militar devastador, tentam reconstruir seu cotidiano, em meio à ocupação israelense e ao controle das autoridades religiosas.
A sessão “Cinema Egípcio Contemporâneo” foi idealizada pela curadoria para trazer ao Brasil alguns dos filmes de destaque da nova geração de cineastas egípcios.
Além disso, a Mostra de 2014 traz ao Brasil “Zelal”, o primeiro registro cinematográfico de um hospital psiquiátrico no Egito, da experiente Marianne Khoury, um dos nomes fortes do cinema daquele país. Marianne Khoury e Alaa Karkouti, criador de algumas das maiores revistas de cinema no mundo árabe, estarão no Brasil e terão encontros e debates com o público (veja convidados e programação abaixo).
Em “Panorama Mundo Árabe”, o objetivo é apresentar a diversidade da produção cinematográfica contemporânea dos países árabes que foi exibida nos festivais internacionais durante os últimos 2 anos. Premiado em 2013, no Festival Internacional de Dubai, o marroquino “Adiós, Carmen”, de Mohamed Amin Benamraoui, presta uma grande homenagem à própria arte cinematográfica.
Inédito no Brasil, “Rock the Casbah”, de Laïla Marrakchi, conta com um elenco de peso, com nomes como Hiam Abbass, Nadine Labaki e Omar Sharif, vivendo personagens de uma família marroquina que sofre uma ruptura após a chegada da filha mais nova, que vive nos Estados Unidos e trabalha como atriz.
Nos “Diálogos Árabe-Latinos”, que contempla filmes latino-americanos com temáticas relacionadas aos países árabes, destaca-se “Nem Sempre me Vesti Assim”, documentário da brasileira Betty Martins, que aborda a relação de mulheres muçulmanas no Reino Unido com o uso do véu.
Cada vez mais inserida no cenário cinematográfico internacional, a Mostra Mundo Árabe de Cinema amplia suas parcerias: além do Latin Arab International Film Festival, a edição 2014 consolida uma parceria entre o Instituto da Cultura Árabe e a MAD Solutions, um dos mais importantes atores no campo cinematográfico no Oriente Médio. Alaa Karkouti, seu cofundador e editor de importantes revistas de cinema dos países árabes, é um dos convidados especiais, ao lado de Edgardo Bechara, diretor do Latin Arab International Film Festival.
Além da programação dos filmes, essa edição traz atividades especiais para estimular um contato mais próximo do público brasileiro com a cultura árabe, a partir da realização de mesas de debate para refletir sobre questões contemporâneas dos países árabes e da região do Oriente Médio, que extrapolam seus limites territoriais e atingem escala global com forte repercussão midiática, como: a condição dos refugiados, a questão palestina e o crescente número de cineastas brasileiros produzindo filmes de temática árabe.
A relação do cinema com outras artes e diferentes áreas do conhecimento também é contemplada pelas atividades da Mostra, por meio da realização de um encontro musical entre Brasil e Tunísia e a mesa de debate “Cinema e Pathos”, para refletir sobre a relação entre cinema e psicologia.
Derrubando estereótipos e aproximando culturas
Na última década, a Mostra Mundo Árabe de Cinema tem sido responsável por apresentar ao público brasileiro o mosaico composto por diferentes modos de agir e de pensar que conformam o que chamamos, de maneira generalista, de “mundo árabe”. “Vale notar o curioso paradoxo que contextualiza a relevância da Mostra: apesar do elemento árabe ser estruturante do que hoje conhecemos como “cultura brasileira”, persistem em nossa sociedade fortes preconceitos, sustentados sobre representações rasas e estereotipadas baseadas, fundamentalmente, no desconhecimento. A Mostra visa romper a circulação de imagens estereotipadas e pré-concebidas sobre povos que possuem papel central na formação do processo identitário em nosso país”, ressalta Geraldo.
Confira abaixo informações sobre os convidados internacionais, atividades especiais da Mostra, sinopses dos filmes e grade de exibição.
Convidados internacionais:
Samer Bisharat (Palestina)
Ator e músico de alaúde, nascido em Nazaré em 1996. Atua desde os sete anos de idade, tendo participado de inúmeros curtas-metragens. Estudou música em Bait Al Mouseeqa em Shefa-'Amr. Seu primeiro filme longa-metragem foi Omar, de Hany abu-Assad, aos 16 anos.
Alaa Karkouti (Egito)Atua como crítico de cinema e colabora com diversas publicações internacionais, como Forbes Middle East, Variety e Screen International. Em 2010, foi um dos fundadores da MAD-Solutions, o primeiro estúdio de cinema pan-arabista e consultoria em marketing cinematográfico da região.
Maher Diab (Egito)
Cofundador da MAD-Solutions. Foi diretor de criação da Good News Cinema, uma das principais revistas dos países árabes especializada em cinema. Participa em festivais como debatedor sobre o tema Indústria de Cinema dos Países Árabes
Edgardo Bechara El Khoury (Argentina)
Diretor Executivo da Associação Crescente Cine Fértil e do Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab. Maher Diab (Egito) Cofundador da MAD-Solutions. Foi diretor de criação da Good News Cinema, uma das principais revistas dos países árabes especializada em cinema. Participa em festivais como debatedor sobre o tema Indústria de Cinema dos Países Árabes
Marianne Khoury (Egito)
A cineasta Marianne Khoury dirigiu seu primeiro documentário The Times of Laura em 1999, seguido por Women Who Loved Cinema, em 2002. Por mais de três décadas foi uma colaboradora muito próxima do grande cineasta egípcio Youssef Chahine. Atualmente, dirige a Misr Film Focus e participa do júri de inúmeros festivais como Roterdan, Abu Dhabi, Milão, entre outros.
Raouf Jemni (Tunisia)
O jovem tornou-se conhecido na Tunísia ainda na infância por seu brilhantismo tocando o qanoun, instrumento árabe de cordas no qual Raouf demonstra grande virtuosismo. Junto com o brasileiro Cláudio Kairouz, ele formou o duo 156 Strings, inovando a maneira de executar um repertório tradicional de música.
A Mostra Mundo Árabe de Cinema ficará em cartaz de 13 de agosto a 16 de setembro, nos seguintes espaços:
De 13 a 20 de agosto: Cinesesc
De 22 a 25 de agosto: Memorial da América Latina
De 27 de agosto a 14 de setembro: CCCB-SP
Dias 2 e 9 de setembro: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
De 9 a 16 de setembro: Centro Cultural São Paulo
Atividades Especiais
Nessa edição, a Mostra traz atividades para estimular um contato mais próximo do público brasileiro com as culturas árabes, a partir da realização de debates para refletir sobre questões contemporâneas dos países árabes e da região do Oriente Médio, que extrapolam seus limites territoriais e atingem escala global com forte repercussão midiática, como a condição dos refugiados, a questão palestina e o crescente número de cineastas brasileiros produzindo filmes de temática árabe. A relação do cinema com outras artes, também é lembrada na programação, por meio da realização de um encontro musical entre Brasil, Líbano e Tunísia.
Cinesesc
Sessão de Abertura
13 de agosto, 19h30
Presença do ator Samer Bisharat e de Alaa Karkouti e MaherDiab, representantes da distribuidora MAD-Solutions e editores das principais revistas de cinema dos países árabes.
Bate-papo com Samer Bisharat
15 de agosto, 21h
Samer Bisharat participará de um bate-papo com o público, após a exibição de "Omar".
Mesa de Debate: Brasil e países árabes: um panorama cinematográfico
18 de agosto, 19h30
Debatedores: Alaa Karkouti, Maher Diab, Alfredo Manevy.
Mediação: Geraldo Campos, curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema
Esta mesa tem como objetivo traçar paralelos entre a produção cinematográfica árabe e a brasileira.
Memorial da América Latina
Mesa de Debate: Cinema Latinoarabe
22 de agosto, 20h
Debatedores: Edgardo Bechara, Betty Martins, diretora do filme “Nem sempre me vesti assim”, Diogo Faggiano, diretor do filme “Bashar”; Mathias Mangin, diretor do filme “Dona Rosa”
Encontro Musical Latinoarabe
25 de agosto, 19h
Show de Música Árabe, com os brasileiros Junior Pita (violão ) Cláudio Kairouz (qanoun) e pelo tunisiano Raouf Jemni (qanoun).
CCBB-SP
Mesa de Debate: Cinema e Pathos
30 de agosto, 18h
Após a exibição do filme “Zelal”, que constitui o primeiro registro audiovisual de uma instituição psiquiátrica nos países árabes, será realizada essa mesa de debate, com a participação da cineasta egípcia Marianne Khoury. Mediação: Soraya Smaili, curadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema.
Mesa de Debate: O campo como condição: o lugar dos refugiados na política contemporânea
13 de setembro, 18h
Essa mesa de debate dialoga com os filmes “Shebabs de Yarmouk” e “Um mundo que não é nosso”, que retratam campos de refugiados palestinos na Síria e no Líbano. Será realizada em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na Universidade Federal de São Paulo.
Centro Cultural São Paulo - CCSP
Mesa de Debate: Cinema e a Questão Palestina
16 de setembro, 21h
O tema dessa mesa é a questão palestina, explorando o papel do cinema na compreensão das relações de pertencimentos, territorialidades e resistências.
SERVIÇO:
9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
Cinesesc, de 13 a 20 de agosto
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César
São Paulo / SP
Fone: (11) 3087-0500
Ingressos: R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (meia); R$ 2,00 (comerciários).
CCBB-SP – Centro Cultural Banco do Brasil, de 27 de agosto a 14 de setembro
Sessões de quarta a domingo
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada)
Cinema: 70 lugares
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651
bb.com.br/cultura / twitter.com/ccbb_sp / facebook.com/ccbbsp
SAC 0800 729 0722 / Ouvidoria BB 0800 729 5678
Deficiente Auditivo ou de Fala 0800 729 0088
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228 (Ed. Zarvos) - R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB -, com transporte gratuito até as proximidades do CCBB.
Dê preferência ao transporte público. Acesso ao calçadão com paradas de ônibus na Rua Boa Vista e Rua Líbero Badaró e pelas estações Sé e São Bento do Metrô.
Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Aceita cartões de crédito e débito Visa e Mastercard, cheque ou dinheiro. Clientes BB, estudantes, professores da rede pública e maiores de 60 anos pagam meia-entrada. É indispensável a apresentação de documento que comprove o direito ao benefício.
Centro Cultural São Paulo- CCSP, de 9 a 16 de setembro
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Próximo às estações Paraíso e Vergueiro do metrô)
Informações ao público: 3397-4002
www.centrocultural.sp.gov.br
@CentroCultural | fb: CentroCulturalSaoPaulo
Salas de cinema:
Sala Paulo Emílio Salles Gomes (99 lugares)
Sala Lima Barreto (99 lugares)
Ingresso: R$ 1,00
Memorial da América Latina - Cineclube Latino-Americano, de 22 a 25 de agosto
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Portão 8 - Barra Funda
11 3823-4782
Ingressos: R$ 5,00
Biblioteca Mário de Andrade, dias 2 e 9 de setembro
Rua da Consolação, 94 (próximo às estações República e Anhangabaú do metrô)
Fone: 3775-0002
Auditório: 175 lugares
Grátis (retirar ingresso com 1 hora de antecedência)
www.bma.sp.gov.br
Conheça os filmes da Mostra:
Panorama Mundo Árabe
O cinema que emerge na segunda década do século 21, marcado pelas revoluções da Primavera Árabe, tem seu viés politico, mas também sua dose de poesia, onirismo, romance e retrato social. Os filmes desse panorama traçam um recorte preciso dos novos caminhos das cinematografias da Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes, Marrocos e Síria, misturando obras de diretores consagrados e também iniciantes.
Adeus, Marrocos
Goodbye Morocco
França e Marrocos | 2012| 102 min.
Gênero Drama
Direção Nadir Moknèche
Elenco Lubna Azabal, Faouzi Bensaïdi, Rasha Bukvic
Idioma Árabe, francês e inglês
Sinopse
Dounia, divorciada e com um filho, vive com um arquiteto sérvio na cidade de Tanger, Marrocos. Tal relação é vista como escandalosa por sua família marroquina tradicional. O casal é responsável pela reforma de túmulos cristãos do século IV, um negócio com o qual Dounia espera obter renda para sair do país com o filho e o namorado. Mas um operário de sua obra desaparece e o cenário muda completamente.
Biografia
Filho de argelinos, Nadir Moknèche nasceu em Paris, foi criado entre a Argélia e França e estudou sociologia em Nova York. Seu primeiro filme foi The Harem of Madame Osmane (2000), depois vieram Viva Algeria (2003) e Délice Paloma (2004), todos ambientados na Argélia.
Adiós, Carmen
Adios Carmen
Marrocos, Bélgica e Emirados Árabes U. | 2013 | 103 min.
Gênero Drama
Direção Mohamed Amin Benamraoui
Elenco Benjalil Amanallah, Paulina Gálvez, Ufrin Mustapha
Azzarouali, Juan Estelrich
Idioma Árabe, espanhol e francês
Sinopse
Amar, um menino de 10 anos, vive em uma vila no norte do Marrocos no anos 1970 com o violento tio, esperando pelo improvável retorno de sua mãe, uma viúva que partiu para a Bélgica em um novo casamento. O menino começa uma amizade com sua vizinha Carmen, uma exilada política espanhola que trabalha como caixa em um cinema do vilarejo. Carmen o ajuda a descobrir o mundo do cinema, até então desconhecido para ele. Inédito no Brasil, foi exibido em 2013 no Festival Internacional de Cinema de Dubai.
Biografia
Mohamed Amin Benamraoui nasceu no Marrocos e passou a viver em Bruxelas em meados dos anos 1980. Estudou cinema com Thierry Zeno e dirigiu vários curta-metragens, com destaque para Sellam e Demetan e Casamento na Praia, ambos de 2008. Adiós, Carmen é seu primeiro longa-metragem. Também já trabalhou como apresentador de rádio e programador de festivais berberes.
Bala perdida
Stray Bullet
Líbano | 2010 | 76 min.
Gênero Drama
Direção Georges Hachem
Elenco Nadine Labaki, Takla Chammoun, Hind Taher
Idioma Árabe
Sinopse
Fim do verão de 1976 em um subúrbio ao norte de Beirute, Noha vai se casar. Sua família se alivia porque está aproveitando a única oportunidade de não se tornar uma mulher sozinha como sua irmã mais velha. No entanto, quinze dias antes do matrimônio, Noha muda de opinião. Inédito no Brasil.
Biografia
Georges Hachem estudou teatro no Líbano e se formou em cinema na Escola Nacional Louis Lumière em Paris. Em seu currículo figuram diversos curtas-metragens criados e dirigidos nas oficinas de atuação que ele ministra há mais de 20 anos em Paris e Beirute. Desde seu regresso a Beirute, em 2006, é responsável pelo departamento audiovisual da Universidade de Antonine.
Cavalos de Deus
Horses of God
Marrocos | 2012 | 115 min.
Gênero Drama
Direção Nabil Ayouch
Elenco Jamal Belmahi, Mahi Binebine, Abdelhakim Rachid,
Abdeliah Rachid, Hamza Souidek, Ahmed El Idrissi Amrani
Idioma Árabe
Sinopse
Retrato ficcional dos terroristas por trás dos ataques em Casablanca em 2003, o filme conta a história de vários garotos na comunidade pobre e violenta de Sidi Moumen, no subúrbio da cidade marroquina. Um deles é Yachine, 10 anos, que vive com os pais e dois irmãos. Quando um dos irmãos, Hamid, de 13 anos, envolve-se em um crime, vai preso e conhece o fundamentalismo islâmico. Enquanto isso, Yachine arruma diversos empregos na tentativa de livrar-se de uma realidade marcada por violência, drogas e miséria. Inédito no Brasi, foi exibido no Festival Internacional de Cannes 2012.
Biografia
Nabil Ayouch nasceu em Paris em 1969 e atualmente trabalha e vive em Casablanca, no Marrocos. Dirigiu cinco longas-metragens para cinema, cujos destaques são Mektoub (1997) e Ali Zaoua (2000), que representaram Marrocos no Oscar.
Contadora de histórias
The Storyteller
Palestina | 2014 | 6 min.
Gênero Animação
Direção Ghada Terawi
Idioma Árabe
Sinopse
Baseado num conto folclórico palestino, o filme narra a história de uma menina que conquistou o coração de um príncipe – mas não por sua beleza, e sim por ser a melhor contadora de histórias do reino. Estreia mundial.
Biografia
Ghada Terawi, filha de imigrantes palestinos, nasceu no Líbano em 1972. Graduada em Relações Internacionais pela American University in Cairo, vive atualmente na Palestina, onde trabalha com produção cinematográfica desde 1998. Já realizou seis filmes.
Escada para Damasco
Ladder to Damascus
Síria | 2013 | 95 min.
Gênero Drama
Direção Mohamad Malas
Elenco Najla el Wazza, Bilal Martini, Gianna Aanid, Mohamad
Zarzour, Ziad Kalsoum, Naouar Yussef, Roula Falhout, Lara
Saade, Izzat Abou Jabal, Mustafa el Mustafa, Rana Malas,
Hussein Al Shazli, Hussein Marii
Idioma Árabe
Sinopse
Ghalia, uma jovem aspirante a atriz, se muda para um prédio em Damasco onde outros jovens estudantes vivem dias de expectativa com as manifestações e a guerra que se aproxima. Ghalia acredita ser assombrada pelo espírito de outra garota e essa dualidade encanta um jovem cineasta, Fouad. Logo os tumultuados eventos que ocorrem nas ruas da capital síria começam a interferir na atmosfera do romance. Inédito no Brasil.
Biografia
Mohamad Malas nasceu em 1945 e é um dos principais representantes do cinema sírio. As guerras e conflitos com os quais conviveu ao longo de sua vida viriam a desempenhar um papel central em seus filmes, conferindo-lhe a reputação de um cineasta politicamente engajado. Suas obras mais conhecidas são Dreams of the City (1983), The Night (1992) e Passion (2005).
A Ilha
The Island
Argélia| 2012 | 35 min
Gênero Ficção. Média-metragem
Direção Amine Sidi Boumediène
Elenco Kader Affak, Cédric Camus, Yacine Jny Sahraoui
Idioma Árabe
Sinopse
Antes do nascer do sol, um homem vestindo um estranho uniforme espacial com máscara de gás desperta à beira de um rio nos arredores da cidade de Argel. Uma vida completamente nova o aguarda. Inédito no Brasil
Biografia
Amine Sidi Boumediène nasceu na Argélia e se formou em química antes de trabalhar com cinema. Cursou o Conservatoire Libre du Cinéma Français, em Paris, e atua como diretor-assistente e diretor em curta-metragens desde 2005. A Ilha é sua sexta obra.
Retorno a Homs
The Return to Homs
Alemanha e Síria| 2013| 88 min
Gênero Documentário
Direção Talal Derki
Idioma Árabe
Sinopse
Gravado ao longo de três anos na cidade síria de Homs, o filme registra a trajetória de dois jovens do pacifismo à violência. O primeiro é Basset, de 19 anos, goleiro da seleção de futebol que vira cantor e líder de manifestações até finalmente aderir à luta armada. O outro é Ossama, 24 anos, cinegrafista e pacifista cuja vida e pontos de vista sofrem uma guinada radical depois de ser preso pelas forças de segurança do regime de Bashar Al-Assad. A trajetória dos jovens e a derrocada de suas esperanças acompanha a própria destruição incessante da cidade de Homs. Vencedor do Prêmio do Júri de Melhor Documentário no Festival de Sundance de 2014.
Biografia
Talal Derki nasceu em 1977 em Damasco (Síria) e se graduou em Direção de Cinema em 2003. Trabalhou como vídeo-repórter para importantes veículos da imprensa internacional e dirigiu cinco documentários e dois curta-metragens de ficção. Os documentários Azadi e Lajat, que retratam a revolução na Síria, tiveram destaque em diversos festivais internacionais.
Rock the Casbah
Rock the Casbah
França e Marrocos | 2013 | 100 min.
Gênero Drama
Direção Laïla Marrakchi
Elenco Hiam Abbass, Nadine Labaki, Omar Sharif, Morjana
Alaoui, Lubna Azabal.
Idioma Árabe e francês com legendas em português
Sinopse
Com um elenco de peso, o filme é um drama familiar ambientado na cidade de Tanger, no Marrocos. Com a morte do patriarca (Omar Sharif), as três filhas e a viúva se reúnem durante três dias de luto. Fortes fluxos afetivos são desencadeados quando a filha mais nova, Sofia, que trabalha como atriz nos Estados Unidos e começou uma nova vida longe de sua família, chega de Nova York. Com a ruptura causada pela ausência da figura do pai, as mulheres da família são obrigadas a lidar com verdades dolorosas e segredos do passado. Inédito no Brasil.
Biografia
Laïla Marrakchi é uma cineasta marroquina, cujo filme anterior, o polêmico Marock (2005), foi um dos grandes sucessos de bilheteria em Marrocos em 2006.
Santidade
Sanctity
Arábia Saudita| 2010 | 37 min
Gênero Drama. Média-metragem
Direção Ahd
Idioma Árabe
Sinopse
O filme narra a trajetória da jovem viúva Areej, que está grávida e aceita a proteção de um traficante adolescente para sobreviver – uma relação de amizade inaceitável numa sociedade marcada pela segregação da mulher. A atriz e diretora saudita interpreta o papel principal. Inédito no Brasil.
Biografia
Ahd, atriz e cineasta saudita, estudou interpretação e direção de cinema em Nova York. Seu curta-metragem de estreia, The Shoemaker (2010), foi premiado em diversos festivais internacionais. Ahd também atua como membro do júri do Abu Dhabi Film Festival.
Sessão Cinema Palestino
A produção cinematográfica palestina – representada na 8a Mostra pelo premiado documentário Cinco Câmeras Quebradas e marcada sobretudo por esse gênero – dá mostras de sua força também na ficção e na animação. Omar, representante palestino no Oscar, abre a 9a Mostra.
O conhecimento é o começo
Knowledge is the Beginning
Alemanha | 2005 | 115 min.
Gênero Documentário
Direção Paul Smaczny
Idioma Inglês com legendas em português
Elenco Daniel Barenboim, Edward Said e Orquestra Divan
Sinopse
Verdadeiro libelo à tolerância entre os povos e uma homenagem à amizade, o filme do diretor Paul Smaczny retrata o encontro entre o maestro israelense de origem argentina Daniel Barenboim e o intelectual palestino Edward Said, professor da Columbia University, que culminou na criação da Orquestra Divan Ocidente-Oriente, composta por músicos palestinos, israelense e oriundos de outros países árabes. O nome Divan vem da tradição árabe de contar histórias, poemas e tocar instrumentos como uma forma de interagir, compartilhar, solidarizar e humanizar. O filme venceu o Emmy Award de 2006 como Melhor Documentário de Arte. A exibição do filme celebra os 10 anos do Instituto da Cultura Arabe, instituição fundada sob a inspiração de Edward Said (1935-2003).
Biografia
O alemão Paul Smaczny começou a trabalhar com cinema e televisão no final da década de 1980, sempre com produções ligadas à música clássica. Diretor do EuroArts Music, ele produziu e dirigiu filmagens de grandes concertos, óperas e ballets, tornando-se um dos maiores nomes do gênero.
Biografia
Ghada Terawi, filha de imigrantes palestinos, nasceu no Líbano em 1972. Graduada em Relações Internacionais pela American University in Cairo, vive atualmente na Palestina, onde trabalha com produção cinematográfica desde 1998. Já realizou seis filmes.
Diários
Diaries
Palestina & Noruega | 2010 | 53 min.
Gênero: Documentário
Direção: May Odeh
Idioma: Árabe
Sinopse
Entre 2008 e 2009, logo depois de um devastador ataque, três mulheres mostram como enfrentam a dupla ameaça de viver em Gaza, tendo, de um lado, a ocupação israelense; de outro, as autoridades religiosas que controlam a cidade. O documentário mostra o cotidiano dessas mulheres com seus medos, memórias, esperanças e ideias para uma vida melhor.
Biografia
Nascida em Birzeit, Palestina, May Odeh estudou comunicação em sua cidade e depois cinema na Lillehammer University College na Noruega. Trabalhou como correspondente para vários canais de televisão árabes e fez dois curtas antes de Diários.
É sexta-feira, graças a Deus
Thank God It’s Friday
Bélgica, Israel e Palestina | 2013 | 52 min.
Gênero Documentário
Direção Jan Beddegenoodts
Idioma Árabe e inglês
Sinopse
Durante três anos seguidos, os moradores do vilarejo palestino de Nabi Saleh cumpriram um ritual: toda sexta-feira era dia de protestar na frente do assentamento israelense Halamish e encarar o gás lacrimogêneo e as pedras. A tensão sobe até que uma tragédia parece inevitável.
Biografia
O belga Jan Beddegenoodts trabalhou na televisão de seu país e partiu para trabalhos humanitários na África e Ásia antes de chegar à Palestina e se estabelecer como fotógrafo. Depois de fazer um livro sobre os protestos, realizou seu primeiro documentário. Dirigiu também The taste of freedom, de 2012.
Estado-nação
Nation State
Palestina e Dinamarca | 2012 | 9 min.
Gênero Ficção. Curta-metragem
Direção Larissa Sansour
Idioma Árabe e inglês
Sinopse
Combinando um cenário digital, atores reais e trilha sonora eletrônica de inspiração árabe, o filme é uma fantasia sobre uma “solução vertical” para a questão palestina, ao dar ao país a forma de um único e imenso arranha-céu, chamado de Estado-Nação. Nele, cada cidade tem seu próprio andar e os elevadores funcionam como postos de controle. Inédito no Brasil.
Biografia
Larissa Sansour nasceu em Jerusalém e cursou várias escolas de artes em Copenhague, Londres e Nova York. Desenvolve um trabalho artístico interdisciplinar, utilizando fotografia, vídeo, instalação, livros e internet.
Meu amor me espera no oceano
My Love Awaits Me by the Sea
Jordânia, Alemanha, Palestina, Qatar | 2012 | 80 min.
Gênero Documentário
Direção Mais Darzawah
Idioma Árabe
Sinopse
Um documentário poético que narra a história da diretora Mais Darzawah no retorno à sua terra natal, a Palestina. Ela segue um namorado imaginário, que nunca conheceu, um artista chamado Hasan. Sua trajetória mistura sonho e realidade para tratar da questão do lugar da pessoa no mundo. O filme homenageia o artista palestino Hasan Hourani, que usou a imaginação para resistir à ocupação. Hourani concluiu o livro infantil Hasan está em todo lugar, de poesias e ilustrações, pouco antes de sua trágica morte por afogamento no proibido mar de Jaffa, em 2003.
Biografia
Mais Darwazah trabalhou em distintos lugares do Oriente Médio com arquitetura, design gráfico e documentários televisivos. Após se graduar em arquitetura na Inglaterra, realizou um mestrado em direção de documentários em Edimburgo. Seu filme Take me home, um média-metragem de 2002, foi exibido em mais de 20 festivais internacionais de cinema. Ela vive e trabalha na Jordânia.
Um mundo que não é nosso
A World Not Ours
Dinamarca, Emirados Árabes U., Líbano, Reino Unido | 2012 |
93 min.
Gênero Documentário
Direção Mahdi Fleifel
Idioma Árabe
Sinopse
Um retrato de três gerações exiladas no campo de refugiados de Ain el-Hilweh, no sul do Líbano, o maior e mais antigo do mundo para palestinos. Construído a partir de gravações pessoais – o próprio diretor cresceu no campo -, arquivos familiares e imagens históricas, o documentário faz uma sensível investigação sobre os valores da amizade e da família e das esperanças perdidas. Inédito no Brasil. Selecionado para o Festival Internacional de Berlim 2013.
Biografia
Madi Fleifel nasceu em Dubai em 1979 e cresceu no campo de refugiados Ain al-Hilweh antes de se mudar para a Dinamarca. Em 2009, formou-se na National Film and Television School em
Londres, onde vive e trabalha. Dirigiu os curtas-metragens Arafat & I (2008) e 4 Weeks (2009). Um mundo que não é nosso é seu primeiro longa-metragem como diretor.
Omar
Omar
Palestina | 2013 | 94 min.
Gênero Drama
Direção e roteiro Hany Abu-Assad
Elenco Adam Bakri, Leem Lubany, Waleed Zuaiter
Idioma Árabe
Sinopse
O jovem padeiro Omar vive na Palestina ocupada e precisa se esquivar dos tiros da vigilância quando escala o muro que separa os territórios para encontrar sua amada Nadia e dois amigos de infância, Tarek e Amjad. Enquanto todos lutam à sua maneira por liberdade em meio aos muros e checkpoints, Omar é capturado e entra em um jogo de gato e rato com a polícia israelense. O filme concorreu ao Oscar de Melhor filme estrangeiro em 2014 e conquistou o prêmio do júri no Festival de Cinema de Cannes em 2013 e o de Melhor Filme no Festival Internacional de Dubai em 2013.
Biografia
Hany Abu-Assad é um diretor palestino nascido em 1961. Iniciou sua carreira no cinema em 1992 e já dirigiu diversos filmes e documentários, entre eles Paradise Now, também indicado ao Oscar em 2006.
Os Shebabs de Yarmouk
The Shebabs of Yarmouk
França | 2013 | 78 min.
Gênero Documentário
Direção Axel Salvatori-Sinz
Idioma Árabe
Sinopse
Shebabs é o apelido dado aos jovens da terceira geração de palestinos nascidos no campo de refugiados de Mukhayyam Yarmouk, nos arredores de Damasco, na Síria. Os cinco shebabs aqui retratados, na casa dos 20 anos, têm alguns sonhos em comum: eles querem fugir do alistamento e da guerra; elas querem arrumar um namorado fora do campo. Entre a necessidade da liberdade e o pertencimento ao grupo, o desejo da revolta e a perspectiva de uma vida ordenada, eles têm de tomar decisões difíceis.
Biografia
Francês de Lyon, Alex Salvatori-Sinz estudou antropologia e se especializou nas sociedades árabes e muçulmanas. Em 2006, viajou para a Síria e iniciou os estudos sobre Yarmouk que virariam seu primeiro documentário.
Cinema Egípcio Contemporâneo
As mudanças recentes na sociedade egípcia, ocorridas a partir de janeiro de 2011, levaram ao cinema um olhar mais aprofundado de suas virtudes e contradições, os dramas pessoais e os conflitos de geração. A política e a história recente ainda têm muito espaço no cinema documental, mas esse se abriu também para questões controversas, como a vida nos hospitais psiquiátricos do país, retratados em Zelal.
Caos e desordem
Chaos and Disorder
Egito| 2012 | 76 min.
Gênero Drama
Direção Nadine Khan
Idioma Árabe
Elenco Ayten Amer, Mohamed Farag, Ramsi Lehner
Sinopse
Manal, Zaki e Mounir estão na faixa dos vinte anos. Vivem em uma comunidade caótica, próxima a um depósito de lixo, onde suas necessidades básicas são minimamente atendidas. Sob esta desordem social, existe uma camada de relações problemáticas, em que se misturam amor, decadência e uma disputa entre Zaki e Mounir pelo amor de Manal. Uma competição cujo resultado será decidido por uma partida de futebol. Inédito no Brasil.
Biografia
Nadine Khan estudou cinema no Higher Film Institute no Cairo. Trabalhou como assistente de direção em comerciais e longasmetragens, inclusive em blockbusters norte-americanos como Transformers (2009). Caos e Desordem é o seu primeiro longametragem como diretora e estreou no Festival de Locarno.
Em busca de petróleo e areia
In Search of Oil and Sand
Egito | 2012 | 59 min.
Gênero Documentário
Direção Philippe Dib, Wael Omar
Idioma Árabe
Elenco Mahmoud Sabit
Sinopse
O filme acompanha a trajetória do historiador Mahmoud Sabit, herdeiro de um palácio que pertenceu à família real durante a monarquia constitucional (1923-1952) no Egito. Sabit faz uma radiografia sobre as circunstâncias históricas e políticas de Oil and Sand, filme gravado em 8 mm por seus pais e outros membros da corte no ano de 1952, poucas semanas antes do golpe de Estado que instituiu a ditadura militar no país. Inédito no Brasil.
Biografia
Wael Omar nasceu no Cairo e desde 2001 trabalha com produção cinematográfica. Dirigiu e produziu a série Democracy 76, que traça um perfil da última eleição presidencial egípcia. Philippe L. Dib é um cineasta independente de origem franco-libanesa, radicado no Egito. Seu filme El Tanbura foi premiado no Sawi Documentary Film Festival do Cairo, em 2006, e no Etnofilm Festival em Cadca (Eslováquia), em 2008.
Ondas
Waves
Egito, Marrocos e Qatar| 2013| 70 min
Gênero Documentário
Direção Ahmed Nour
Idioma Árabe
Elenco Ahmed Ghazali, Ahmed Nour, Hala Rami
Sinopse
Antes de assumir o governo do Egito, por meio de um golpe de Estado, o futuro ditador Hosni Mubarak ouviu de uma vidente que ele ocuparia um elevado cargo no país, mas poderia perdê-lo em Suez. Em 25 de janeiro de 2011, a Revolução Egípcia, antes de chegar à Praça Tahir, no Cairo, estoura na cidade de Suez. Baseado em sua história pessoal nos últimos 30 anos, o diretor Ahmed Nour, natural de Suez, conta, por meio de imagens poéticas e técnicas de animação, a trajetória de uma geração revolucionária que nasceu nos anos 1980, depôs Mubarak e, posteriormente, também alijou Mohamed Mursi do poder. Inédito no Brasil.
Biografia
Ahmed Nour nasceu no Egito em 1983. Formado em Direção de Cinema e Televisão, trabalhou como assistente de importantes cineastas egípcios e também dirigiu filmes independentes.
Villa 69
Villa 69
Egito | 2013 | 95 min.
Gênero Drama
Direção Ayten Amin
Idioma Árabe com legendas em português
Elenco Khaled Abol Naga, Lebleba, Arwa Gouda, Omar El
Ghandour, Heba Yousry, Khairy Beshara, Sally Abed
Sinopse
O arquiteto Hussein (Khaled Abol Naga) sofre de doença terminal e vive isolado numa antiga casa, na qual recebe apenas visitas de amigas mulheres. Quando a irmã e o sobrinho se mudam para sua casa, o charmoso Hussein vê sua vida abalada e passa a questionar seus pontos de vista radicais sobre vida, amor e família. Inédito no Brasil.
Biografia
Ayten Amin nasceu em Alexandria (Egito) e estudou Cinema Independente na American University in Cairo (AUC). Trabalhou como assistente de direção, dirigiu curtas-metragens premiados em diversos festivais internacionais e codirigiu o filme Tahir 2011: O Bom, O Mau e o Político.
Zelal
Zelal
Egito, França e Marrocos | 2010 | 90 min.
Gênero Documentário
Direção Marianne Khoury e Mustapha Hasnaqui
Idioma: Árabe
Sinopse
Ao exibir profundamente o mundo de dois hospitais psiquiátricos no Egito, os diretores mostram como uma sociedade totalmente à parte é criada dentro dos muros da instituição. A história de pacientes – como as mulheres internadas após brigas com os maridos ou os homens hoje idosos que vivem hospitalizados desde que eram meros adolescentes rebeldes – é contada junto com a do esforço de funcionários que lutam por melhores dias para todos. Ganhador do prêmio da critica internacional do Festival de Cinema de Dubai de 2010.
Biografia
A produtora e diretora egípcia Marianne Khoury estudou no Cairo e em Oxford antes de se iniciar no cinema documental. Entre seus trabalhos estão The Times of Laura (1999) e Women Who Loved Cinema (2002). Mustapha Hasnaqui é documentarista com obras focadas em histórias familiares e biografias de compositores, como Max Deutsch, A Rebel Teacher (2006) e Essyad, Musician (1994).
Diálogos Árabe-Latinos
Diálogos Árabe-Latinos nos convida a submergir nos universos audiovisuais que entrelaçam a América Latina e o Mundo Árabe. Hoje nos congregamos nas telas, juntos perante o desafio de aprender, crescer e compartilhar a circularidade do espaço-tempo.
Bashar
Bashar
Brasil, Egito | 2014 | 19 min.
Gênero Ficção. Média-metragem
Direção Diogo Faggiano
Idioma Árabe e inglês
Elenco Rami Jarah, Saleh Fekry
Sinopse
Com entrevistas reais - como aquela feita com o ativista Rami Jarah, que permeia o filme – e outras ficcionais, além de cenas de arquivos mostrando discursos de Bashar Al-Assad, da Síria, o filme é um pequeno estudo sobre a situação do país.
Biografia
Formado em cinema pela Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, Diogo Faggiano é também diretor do curta-metragem de ficção Zeit to the Geist (2011) e do documentário La Ultima Frontera (2012) filmado em Sumatra, na Indonésia. Finaliza atualmente seu primeiro longa, A Revolução do Ano, sobre a Primavera Egípcia de 2011.
Dona Rosa
Brasil | 2013 | 15 min.
Gênero Documentário
Direção Mathias Mangin e Lucas Mandacaru
Idioma Português
Sinopse
Através da história de Rosa, nascida na alta classe de imigrantes libaneses de São Paulo, mostra-se um breve panorama dessa sociedade no século 20. A romântica história com o marido, Rachid, médico de origem modesta, a viuvez precoce e o apego ao trabalho – Rosa continua trabalhando aos 95 anos – tornam o filme um registro amoroso de uma personagem singular.
Biografia
O brasileiro Lucas Mandacaru estudou fotografia, roteiro e cinema em São Paulo, Paris e Berlim. Formado no Istituto Europeo di Design (IED), trabalhou por cinco anos em produtoras de cinema brasileiras e, em 2012, foi diretor de produção do Sonhar TV, uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Cinemateca Brasileira. Mathias Mangin é franco-brasileiro e estudou administração na EDHEC Business School, cinema na New York Film Academy e roteiro na Fémis, em Paris. Além de vários curtas-metragens e videoclipes, dirigiu e produziu o documentário de média-metragem Next Year in Bombay (2010), selecionado para diversos festivais internacionais.
Nem sempre me vesti assim
Reino Unido | 2013 | 35 min.
Gênero documentário
Direção Betty Martins
Idioma Inglês com legendas em português
Sinopse
Três mulheres muçulmanas de diferentes etnias que vivem na Inglaterra falam de sua relação com a religião e o uso do véu – o hijab, que cobre cabeça e pescoço, e o niKab, que revela só os olhos. O foco é o uso do véu como um processo íntimo, numa perspectiva tanto particular quanto crítica – mais do que um hábito religioso, pode ser também um processo de identidade social e política.
Biografia
A pesquisadora, escritora e diretora Betty Martins mora na Inglaterra há 9 anos, onde se tornou mestre em estudos de cultura e mídia pela South Bank University. Ela dirigiu outros dois documentários naquele país, Remembering and forgetting México (2010) e When the souls arrive: reclaiming the dead (2011).
Confira a programação (todos os filmes serão exibidos em formato digital)
Faixa etária de todos os filmes: 12 anos
Cinesesc
Quarta-feira, dia 13/08/2014
19h30: Abertura, participação de Alaa Karkouti e Maher Diab.
20h30: Omar (94’)
Quinta-feira, dia 14/08/2014
19h – Meu amor me espera no oceano (80 min)
21h – Ondas (70 min)
Sexta-feira, dia 15/08/2014
19h – Retorno a Homs (88 min)
21h – Estado-Nação (9’)/Omar (94 min)
Sábado, dia 16/08/2014
19h – A Contadora de Estórias ( 6’)/Adiós, Carmen (103’)
21h – Rock The Casbah (100 min.)
Domingo, dia 17/08/2014
19h – Escada para Damasco (95 min)
21h – Cavalos de Deus (115 min)
Segunda-feira, dia 18/08/2014
19h – Em Busca de Petróleo e Areia (59’)
21h – Villa 69 (95 min)
Terça-feira, dia 19/08/2014
19h – Caos e Desordem (76’)
21h – Bala Perdida (76’)
Quarta-feira, dia 20/08/2014
19h – A Ilha (, 34’)/Santidade (37’)
21h – Um mundo que não é nosso (93 min.)
Memorial da América Latina
Sexta-feira, dia 22/08/2014
20h: Bashar (15’)/Dona Rosa (15’)/Nem Sempre Me Vestí Assim (34’)
Sábado, dia 23/08/2014
20h: Meu amor me espera no oceano (80’)
Domingo, dia 24/08/2014
19h: A Ilha (34’)/Santidade (37’)
Segunda-feira, dia 25/08/2014
19h: O conhecimento é o começo (115’)
Centro Cultural Banco do Brasil
Quarta-feira, dia 27/08/2014
17h30 – Um mundo que não é nosso (93’)
19h30 – Shebabs de Yarmouk (78’)
Quinta-feira, dia 28/08/2014
17h30 – Bala Perdida (76’)
19h30 – Villa 69 (120’)
Sexta-feira, dia 29/08/2014
17h30 – Retorno a Homs (88’)
19h30 – Escada para Damasco (95’)
Sábado, dia 30/08/2014
14h30 – A Contadora de Estórias (6’)/ Adiós, Carmen (103’)
16h30 – Zelal (90’)
Domingo, dia 31/08/2014
15h30 – Caos e Desordem (76’)
17h30 – Bashar (15’)/É sexta-feira, graças a deus (50’)
19h – Em Busca de Petróleo e Areia (59’)
Segunda-feira, dia 01/09/2014
17h30 – Ondas (71’)
19h30 – O conhecimento é o começo (100’)
Quarta-feira, dia 03/09/2014
15h30 – Santidade (37’)/Nem Sempre Me Vesti Assim (34’)
Quinta-feira, dia 04/09/2014
17h30 – Bala Perdida (96’)
19h30 – Meu Amor me espera no oceano (80’)
Sexta-feira, dia 05/09/2014
17h30 – Ondas (71’)
19h30 – Villa 69 (120’)
Sábado, dia 06/09/2014
15h30 – Escada para Damasco (95’)
17h30 – Retorno a Homs (88’)
19h30 -- Omar (95’)
Domingo, dia 07/09/2014
15h30 – Caos e Desordem (76’)
17h30 – Adeus, Marrocos (96’)
19h30 – Em Busca de Petróleo e Areia (59’)
Segunda-feira, dia 08/09/2014
15h30 – Ondas (71’)
19h30 – Bashar (15’)/É sexta-feira, graças a deus (50’)
Quarta-feira, dia 10/09/2014
16h – Bashar (15’)/Dona Rosa (15’)/Nem Sempre Me Vestí Assim (34’)
18h – Caos e Desordem (76’)
Quinta-feira, dia 11/09/2014
16h – Zelal (90’)
18h – Shebabs de Yarmouk (78’)
Sexta-feira, dia 12/09/2014
16h – Diários (54’)
18h – Bashar (15’)/É sexta-feira, graças a deus (50’)
Sábado, dia 13/09/2014
14h30 – Shebabs de Yarmouk (78’)
16h30 - Um mundo que não é nosso (93’)
Domingo, dia 14/09/2014
16h – Meu amor me espera no oceano (80’)
18h – Escada para Damasco (95’)
Centro Cultural São Paulo
Terça-feira, dia 09/09/2014
20h – Rock The Casbah (100’)
Quarta-feira, dia 10/09/2014
20h – Cavalos de Deus (115’)
Quinta-feira, dia 11/09/2014
20h – A Contadora de Estórias (06’)/Adiós, Carmen (103’)
Sexta-feira, dia 12/09/2014
20h – Adeus, Marrocos (102’)
Sábado, dia 13/09/2014
20h – Rock The Casbah (100’)
Domingo, dia 14/09/2014
20h – Cavalos de Deus (115’)
Terça-feira, dia 16/09/2014
17h30 – Bashar (19’)/ É sexta-feira, graças a deus (52’)
19h30 – Estado-Nação (09’)/ Omar (94’)
Biblioteca Mário de Andrade
Terça-feira, dia 02/09/2014
19h30 – Zelal (90’)
Terça-feira, dia 09/09/2014
17h – Santidade (37’)/Nem Sempre Me Vesti Assim (34’)