São Paulo recebe filmes sobre a Palestina a partir desta sexta-feira, dia 30
A exposição
Continua em cartaz, até o dia 15 de março no Centro Cultural São Paulo a exposição “Uma Longa Jornada’’ – composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens – que conta a história da prolongada crise de refugiados da Palestina.Por meio de fotografias históricas e filmagens do arquivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o espectador pode testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, as violações de direitos humanos perpetradas e os desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina.
“Uma Longa Jornada” é uma iniciativa da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de São Paulo, do Centro Cultural São Paulo (CCSP), do Atelier Marko Brajovic e do Centro da Cultura Árabe (ICarabe).
Programação do Festival de Cinema
Sexta-feira, 30 de janeiro
19h
Mães de coragem (4min)
A UNRWA celebra as mulheres corajosas que foram essenciais para ajudar suas famílias a sobreviverem à jornada tempestuosa dos refugiados da Palestina, desde o Nabka de 1948 até os dias de hoje. Conheça a parteira Umm-Ismali, que ajudou outras mulheres a darem à luz em segurança durante sua fuga pelo Rio Jordão em 1967, apesar de ter perdido contato com seus próprios filhos, e Aysha Hamid, uma legendária mãe e comerciante de roupas que sustenta, sozinha, uma grande família de 26 pessoas em Gaza. Conheça também uma mulher que está sendo resgatada das ruínas de Yarmouk, em Damasco, e escute as histórias de Fouzeye Idrese, uma avó que fugiu da Síria e, desesperada, procura a ajuda da UNRWA no Líbano. Ela diz que esse é seu terceiro Nakba.
The turtle’s rage
(Pary El-Qalqili, 2011, 70min)
O filme conta a história de um homem misterioso, cuja vida tem sido moldada pela fuga, expulsão, a vida no exílio e um retorno fracassado à Palestina. A biografia destroçada foi afetada tremendamente pelo conflito palestino-israelense. O filme é composto pela busca da filha por respostas de seu pai. Respostas que ele não pode dar.
Sábado, 31 de janeiro
18h30
Gaza: apenas escombros onde antes havia casas (3min)
Um cessar-fogo temporário em Gaza permitiu que os civis visitassem algumas das regiões mais gravemente atingidas. Dezenas de milhares de pessoas se depararam apenas com escombros onde antes estavam suas casas.
A estrada para Silverstone
(Johan Eriksson, 2014, 52min)
A estrada para Silverstone conta a história de um grupo de jovens refugiados da Palestina que conseguem construir um carro de corrida de Fórmula 1 – o primeiro da história a ser montado em Gaza –e levá-lo para correr na competição internacional Formula Student, na famosa pista britânica de Silverstone. Capturando os sonhos de um grupo de jovens homens e mulheres e os desafios diante deles, o filme apresenta um aspecto da vida em Gaza raramente visto pelo mundo exterior. Os 11 jovens que colaboraram na construção do carro receberam capacitação no centro de treinamento vocacional da UNRWA, em Khan Younis, estruturado com o objetivo de oferecer formação e oportunidades de aprendizado para os jovens de famílias pobres da Faixa de Gaza.
20h
Os shebabs de Yarmouk
(Axel Salvatori-Sinz, 2013, 78min)
Shebabs é o apelido dado aos jovens da terceira geração de palestinos nascidos no campo de refugiados de Mukhayyam Yarmouk, nos arredores de Damasco, na Síria. Os cinco shebabs aqui retratados, na casa dos 20 anos, têm alguns sonhos em comum: eles querem fugir do alistamento e da guerra; elas querem arrumar um namorado fora do campo. Entre a necessidade da liberdade e o pertencimento ao grupo, o desejo da revolta e a perspectiva de uma vida ordenada, eles têm de tomar decisões difíceis.
Domingo, 01 de fevereiro
15h
Porta do Sol (Yousry Nasrallah, 2006, 260min)
Filme retratado em dois episódios, conta a história de Yunis, um velho palestino da resistência que está em coma em hospital nos arredores de Beirute. Sua trajetória é narrada por Khalil, enfermeiro que fica ao seu lado dia e noite, recusando-se a admitir que seu herói jamais ganhe consciência novamente. Vemos sua infância, seu casamento com Nahila, sua ausência no momento em que sua vila é destruída em 1948. Na segunda parte, Khalil fala de sua própria vida, sobre a guerra civil libanesa. Trata-se de um filme de ficção, mas que tem como pano de fundo a história palestina e mostra, com clareza e beleza, imagens difusas ao longo dos anos de ocupação. Mostra a humanidade e, com delicadeza, o enorme sofrimento de um povo que perde o seu lar e a sua pátria.
Serviço
“Uma Longa Jornada”
Exposição: Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo
Festival de Cinema: Sala Lima Barreto
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo, SP
Nota: A exposição ficará aberta ao público, com entrada franca, do dia 24 de janeiro ao dia 15 de março de 2015, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h (entrada permitida até 19h30) e sábado, domingos e feriados das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30).
O ingresso para o Festival de cinema é de R$1,00, sem direito a meia-entrada.
Retirada de ingressos: a bilheteria será aberta somente no dia do evento e em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; e domingos, das 13h às 20h30), e os ingressos não estarão disponíveis pelo site Ingresso Rápido
Evento no Facebook: www.facebook.com/events/752193961536075/
Informações para a imprensa
Valéria Schilling – UNIC Rio de Janeiro
valeria.schilling@unic.org
21-22532211/21-982020171
Informações sobre a UNRWA
www.unrwa.org.br / www.facebook.com/UNRWABrasil