35ª Bienal de São Paulo tem obras palestinas e libanesa

Seg, 04/09/2023 - 18:54
Publicado em:

Evento com o tema “Coreografias do Impossível” começa nesta quarta-feira (6) e ficará em cartaz até 10 de dezembro. Crédito: © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Com o tema "Coreografias do Impossível", a 35ª Bienal de São Paulo terá três artistas árabes, entre os 121 participantes: Kamal Aljafari, Mounira Al Solh e Ahlam Shibli. O evento, que tem curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, abrirá nesta quarta-feira, 6 de setembro e ficará em cartaz até 10 de dezembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Ibirapuera, em São Paulo.  

O artista palestino Kamal Aljafari vive em Berlim, Alemanhã, e trabalha com imagens em movimento, entrelaçando ficção, não ficção e arte. A fotógrafa palestina Ahlam Shibli aborda as implicações das noções contraditórias do lar, por meio de uma estética documental. E a libanesa Mounira Al Solh é uma artista visual que abrange diferentes mídias, como vídeo, pintura, desenho, texto, bordado e performance; cada obra exala uma patologia não declarada do exílio. 

Segundo os curadores: “Os participantes presentes nesta Bienal desafiam o impossível em suas mais variadas e incalculáveis formas. Vivem em contextos impossíveis, desenvolvem estratégias de contorno, atravessam limites e escapam das impossibilidades do mundo em que vivem. Lidam com a violência total, a impossibilidade da vida em liberdade plena, as desigualdades, e suas expressões artísticas são transformadas pelas próprias impossibilidades do nosso tempo. Esta Bienal abraça o impossível, as coreografias do impossível, como uma política de movimento e movimentos políticos entrelaçados nas expressões artísticas. É um convite a nos movermos por entre artistas que transcendem a ideia de um tempo progressivo, linear e ocidental. A impossibilidade é o fio condutor e o principal critério que guia a seleção desses participantes.” 

Serviço

  • Quando: de 6 de setembro a 10 de dezembro de 2023
  • Horários: às terças, quartas, sextas e domingos, das 10h às 19h (última entrada às 18h30); às quintas e sábados, das 10h às 21h (última entrada às 20h30)
  • Onde: Parque Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral, s.n., portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo