Segundo a cientista política norte-americana Hayat Alvi, professora de Política Internacional da Universidade de Arcadia, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, e professora-visitante da Universidade Americana do Cairo, no Egito, a pressão pró-democracia é pura retórica de Bush. O objetivo não é exigir que o país se abra para um regime democrático. É, na verdade, reforçar a imagem de defensor da democracia para o Oriente Médio do presidente George W. Bush, sem tirar do pode um aliado.
Após as invasões do Afeganistão e do Iraque, os Estados Unidos pressionaram Mubarak para liberalizar o sistema político e incorporar processos democráticos. “Mas isso só foi feito pela administração Bush para manter consistente sua imagem de promovedor da democracia. Nunca significou de nenhuma maneira ameaçar derrubar Mubarak ou intervir no Egito”, diz Hayat Alvi.
Leia abaixo a entrevista em que a professora também fala sobre o governo Mubarak, sobre os partido políticos do país e as relações entre o Egito e os Estados Unidos.