4ª Mostra Imagens do Oriente - Clássicos do Cinema Egípcio

Qua, 02/06/2010 - 16:18
Publicado em:
0 comments

Desde 2007, a Mostra de Cinema Imagens do Oriente (IMO) exibe em São Paulo a mais recente produção cinematográfica do Irã, de países árabes e de outras regiões do chamado “Oriente Médio”. Em sua seleção, os curadores visam, acima de tudo, aprofundar o conhecimento sobre a cultura e o cotidiano  destes povos,  contribuindo para reforçar os laços e diminuir os preconceitos contra o mundo islâmico. Nesse sentido, sempre procuram trazer ao menos dois diretores a cada evento, organizando com eles mesas-redondas e debates com o público.

Agora, para celebrar os 130 anos da imigração árabe para o Brasil, IMO focaliza a história do cinema árabe, com um programa especial mostrando os maiores clássicos do cinema egípcio de 1948 até a década de 1970. A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério da Cultura do Egito e da Embaixada do Egito no Brasil, pretende revelar a história do cinema árabe por meio desses clássicos, realizados durante o que pode ser considerado seu principal período – os anos 1960 estendidos. A maioria dos filmes é realista, ou romântico-realista, em geral sobre o alto Nilo rural, no Sul, e remete ao conflito de classes, à degradação social e à perda de valores como a solidariedade. Vários tratam de honra e vingança sob diversos prismas. A mostra traz também, com Algodão doce, de 1949, um exemplo do gênero musical leve, uma das características do início da década de 1950. A comédia, dessa vez combinada ao realismo, está em A segunda esposa, de 1967, considerada um modelo dessa mistura de estilos bastante explorada ao longo dos anos 1960. Um filme mais recente também foi incorporado. Trata-se de O colar e a pulseira, rodado em 1986 por Khairy Bishara, que se baseou no romance homônimo de Yahya Taher Abdullah.

Imagens do Oriente é uma realização do Instituto da Cultura Árabe, este ano em parceria com o Ministério da Cultura da República Árabe do Egito e do Consulado do Egito no Rio de Janeiro, que disponibilizaram e  possibilitaram a vinda dos filmes, além das fundamentais parcerias com a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, do Sesc-SP (Serviço Social do Comércio) e do Centro de Estudos Árabes da Universidade de São Paulo, bem como do apoio da Cinemateca Brasileira, a Embaixada do Brasil no Egito, a Imprensa Oficial, além da Fundação Caipirinha e da ArteEast de Nova Iorque. Nesta quarta versão, IMO ocorre de 25 de junho a 11 de julho em três das melhores salas de cinema da cidade: CineSesc, Cine Olido e Cinemateca Brasileira.

Imagens do Oriente apresenta clássicos do cinema egípcio

 

1.Algodão doce

Título original: Ghazal el banat  غزل البنات
1949, Egito, 35mm, pb, 120 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Anwar Wagdi
Atores principais:
Naguib Al Rihani     
Laila Mourad
Anwar Wagdi
 

Sinopse: Hamam, professor de uma escola de ensino fundamental, foi demitido por não ser capaz de controlar as alunas travessas. Sentindo-se pessimista em relação à vida, é encaminhado por um amigo para trabalhar como tutor de Laila, filha de um pachá. Na casa do magnata, Hamam enfrenta uma brusca mudança em seu entorno social. Laila o trata como a um amigo, e, mostrando-lhe o lado belo da vida, desperta os sentimentos do tutor.

 

2. O desejo da garça


Título original: Du’á’ al-karawán    دعاء الكروان
1959, Egito, 35mm, pb, 109 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Henry Barakat
Atores principais:
Faten Hamama     
Ahmed Mazhar                   
Amina Rizk              
Zahrat El-Ola

Sinopse: Baseado no romance de 1934 do escritor egípcio, Taha Hussein, esse é um conto de amor e traição, situado na zona rural do Alto Egito, no Sul do país. A história gira em torno de Amna, uma jovem que planeja vingança contra o engenheiro que destruiu sua família, levando sua irmã à morte e condenando-a a viver na desonra.

 

3. A segunda esposa

Titulo original: Al-zawja al-thániya   الزوجة الثانية
1967, Egito, 35mm, pb, 105 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Salah Abou Seif
Atores principais:
Soad Hosny
Shukry Sarhan
Soheir El-Morshidy
Abdel Moneim Ibrahim
Muhammad Nuh

Sinopse: Um abastado proprietário rural - ‘umda, segundo seu título de honra- não consegue ter filhos, mesmo após anos de matrimônio. Desesperado por um herdeiro, e com o consentimento da sua própria mulher, decide assumir uma segunda esposa. Sua escolha recai sobre uma moça já casada, que ele força ao divórcio para esposá-lo. Revoltada com a injustiça sofrida, a jovem vinga-se do marido dissipando a riqueza dele e minando o seu prestígio.

 

4. Diário de um fiscal rural

Título original: Yawmiyyát na’ib fi al-aryáf  يوميات نائب في الأرياف
1968, Egito, 35mm, pb, 123 min
Idioma: árabe
Legendas em português e espanhol
Diretor: Tewfik Saleh
Atores principais:
Raviya Achour                     
Ahmed Abdelhalim             
Tewfik El Dekn

Sinopse: Baseado no romance homônimo do escritor egípcio Tawfiq Al-Hakim, de 1937, registra as atividades diárias e atribulações de um funcionário público nomeado para exercer as funções de justiça numa aldeia do interior do país. O filme traça um vivo retrato das tensões sociais na região.

 

5. O carteiro
Título original: Al-bústagui  البوسطجي
1968, Egito, 35mm, pb, 100 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Hussein Kamal
Atores principais:
Shukry Sarhan
Zizi Mustafa
Seif El Dine  
Soheir El-Morshidy
Salah Mansour         

Sinopse: Abbás, habitante da cidade do Cairo, é nomeado pelo governo para ocupar o posto de fiscal numa agência de correio de uma pequena aldeia do Alto Egito. Naquele local distante, sofre com os contrastes sociais e enfrenta uma dura solidão. Ali, ao abrir uma carta que revela segredos de um caso de amor escondido das famílias, Abbás desencadeia ações que escapam de controle.

 

6. Algum medo
Título orignal: Shay’ min al-khawf     شيء من الخوف
1969, Egito, 35mm, pb, 112 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Hussein Kamal
Atores principais:
Yehia Chahine                     
Mohammed Tawfik
Shadia
Mahmud Mursi

Sinopse: Relata a história de uma gangue que se apodera de um vilarejo do sul do Egito, aterrorizando seus habitantes. O filme, tido como uma metáfora do regime nasserista foi banido até que o próprio Nasser o liberou. O presidente alegou que se seu partido de fato se parecia com aquele bando, merecia o mesmo destino da gangue do filme. Baseado em um conto do escritor Tharwat ‘Ukásha.

 

7. A múmia. A noite da passagem dos anos
Título original:  Al-mumia’a     الموميا
1969, Egito, 35mm, cor, 102 min
Idioma: árabe
Legendas em português e francês
Diretor: Chadi Abd al-Salam
Atores principais:
Ahmed Marei
Ahmad Hegazi         
Zouzou Hamdy El-Hakim    
Nadia Lutfi    

Sinopse: O filme é baseado na história verdadeira do clã dos Abd el-Rasuls e a revelação do Vale dos Reis, próximo à aldeia de Kurna, em 1881. A tribo das montanhas guardava há milênios o segredo das relíquias da tumba perdida. Quando um oficial do governo egípcio descobre que peças do tesouro estão sendo vendidas no mercado negro, inicia uma investigação. O filme explora o dilema da busca por um passado reprimido e mal compreendido.

 

8. A terra
Título original: Al-ard  الأرض
1969, Egito, 35mm, cor, 130 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Youssef Chahine
Atores principais:
Hamdy Ahmed
Yehia Chahine
Ezzat El Alaili
Tewfik El Dekn
Mahmoud El-Meliguy
Salah El-Saadany
Ali El Scherif
Nagwa Ibrahim

Sinopse:
Nas lavouras de algodão às margens do Nilo, em meados da década de 1930, desenvolve-se o drama da redução do fornecimento de água de dez a apenas cinco dias por mês para os camponeses, em nome do aumento da cota destinada ao latifundiário. Ao mesmo tempo, a disputa pelo amor da bela filha de Abou Swelem, representa a própria disputa pelo futuro. Baseado no romance de  Abd el-Rahman al-Charqawi, o filme narra a história épica de duas gerações confrontadas com a expropriação de suas terras e a perda de seus valores.

 

9. O colar e a pulseira
Título original: Al-túq wa al-iswára  الطوق والاسوارة
1986, Egito, 35mm, cor, 110 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Khairy Bishara
Atores principais:
Muhammad Munir
Sherihan
Furdus Abdulhamid
Ahmad Badir
Ezzat El-Alaili

Sinopse: Estrelado pelo famoso cantor pop núbio Muhammad Munir, baseia-se em um romance de Yahya Taher Abdullah (1938-1981). Trata-se de uma crítica ao provincianismo, com personagens típicos, como o santarrão de aldeia, o místico, etc., num retrato dos problemas vividos por essa sociedade e a sua falta de perspectivas.