Exibição de "Constantino", de Otávio Cury
O filme, que teve lançamento mundial na 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, promovida pelo ICArabe nos meses de junho e julho, ganhou mais datas de exibição na Matilha Cultural.
Constantino é a história de um livro esquecido. Um livro que começou a ser escrito em 1880, por um jovem professor, Daud Constantino Al-Khoury, um dos únicos professores cristãos a ensinar na cidade de Homs do século XIX, numa Síria que vivia há 4 séculos sob dominação otomana. Um livro que viajou em manuscritos para o Brasil em 1924, junto com o professor e sua família, que imigravam para começar uma nova vida em São Paulo.
Com a morte de seu autor em 1939, os manuscritos foram descobertos por acaso em São Paulo por um diplomata e pesquisador literário sírio em 1964 . O livro com as obras completas do professor era finalmente publicado na Síria. 500 páginas em árabe clássico, com algumas das primeiras peças de teatro encenadas em solo sírio, além de inúmeros poemas e crônicas.
A história do livro se perdeu no Brasil, e, quase meio século depois, no dia 11 de setembro de 2001, Otavio Cury, um bisneto brasileiro de Daud Constantino Al-Khoury, chegava a Damasco para uma viagem de turismo. Sobre seu bisavô, sabia apenas que ele havia sido um professor. Na única noite que passou em Homs, o acaso lhe levou até o livro.
Otavio volta ao Brasil com o livro e, em 2007, começa a traduzir a obra. A história de seu bisavô começa a vir a tona. A participação no movimento de resistência contra o domínio turco; a ligação com Abu Khalil Al-Qabbani, considerado o pai do teatro árabe; o pioneirismo no jornalismo, na direção do Jornal Homs.
Em 2009, com a tradução da obra em mãos, Otavio viaja para a Síria para procurar a memória viva de Daud Constantino Al-Khoury. O guia de viagem agora é a poesia e a história de seu bisavô.
Constantino
Dir: Otavio Cury
Pais/Ano: Brasil-Siria-Iran/2012
duração: 80min
Serviço
MatilhaCultural
Rua Rêgo Freitas, 542
São Paulo - SP
(0xx) 11 3256.2636
entrada franca