Exibição do documentário "A Onda Verde" e debate sobre o Irã - São Paulo (SP)

Qui, 04/08/2011 - 12:11
Publicado em:
0 comments

O Centro de Relações Internacionais da FGV convida para a exibição do documentário "A Onda Verde" sobre o movimento de oposição no Irã, seguido por um debate sobre a política iraniana contemporânea e suas consequências geopolíticas, a ser realizado no dia 4 de agosto, às 16 horas, no auditório da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

Em 2009, durante a campanha presidencial iraniana, a força teocrática que governa o país desde 1979 enfrentou forte oposição popular, composta por jovens universitários e profissionais liberais.

A Onda Verde, do diretor iraniano Ali Samadi Ahadi, trata da euforia e da desolação que marcaram esse período a partir de depoimentos, vídeos e textos produzidos por pessoas diretamente ligadas aos protestos. Da perspectiva de hoje, os protestos no Irã podem ser vistos como um precursor da primavera árabe pouco mais de um ano depois.
 
A mesa de debate será composta por Marcia Camargos (USP), jornalista, autora do livro "O Irã sob o chador" e curadora da mostra de Cinema Imagens do Oriente, Flávio Azm Rassekh, cineasta, co-fundador da Frente pela Liberdade no Irã, e represenante da UNITED4IRAN no Brasil, e Salem Nasser, professor de Direito da FGV. A mediação será feita por Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da FGV.

O evento é aberto a todos e não há necessidade de inscrição.

O Centro de Relações Internacionais é sediado no CPDOC/Escola de Ciências Sociais e História da FGV.

Exibição do documentário "A Onda Verde" e debate
4 de agosto de 2011, quinta-feira, às 16h
Local: Escola de Direito - Fundação Getulio Vargas, Auditório (segundo subsolo)
Rua Rocha, 233, São Paulo

A entrada é gratuita e não é preciso fazer reserva.

CPDOC/FGV
Centro de Relações Internacionais da FGV
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc/ri