SESSÃO AVERROES: "As Invasões Bárbaras" - São Paulo (SP)

Qui, 22/07/2010 - 12:18
Publicado em:
0 comments

Fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ, a SESSÃO AVERROES deste mês exibe o longa franco-canadense As Invasões Bárbaras, de Denys Arcand.  

A projeção será seguida de Mesa de Reflexão para a qual foram convidados o médico Reinaldo Ayer, Coordenador da Câmara Técnica de Bioética  do CREMESP - Conselho Regional de Medicina de São Paulo e o juiz José Henrique Rodrigues Torres, do Conselho Diretivo da Federação de Associações de Juízes para a Democracia da América Latina e Caribe. A mediação dos trabalhos é de Kleber Lincoln Gomes, Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) e membro da curadoria da Sessão Averroes.   

Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana,  a vida e sua terminalidade. É aberta ao público e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro.

O título da Sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 - à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina. Foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média.

As entidades apoiadoras do evento deste mês são a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Mais informações: www.cinemateca.gov.br; www.spinternacoes.com.br ; www.obore.com

 
As Invasões Bárbaras

Direção: Denys Arcand (Canadá, 2003).
DVD, 99 min, colorido, versão original em francês e legendas em português.

Sinopese:

À beira da morte em um hospital público canadense e buscando um acerto de contas com a sua própria história, o professor universitário Rémy reúne o filho ausente, a ex mulher e antigos amigos a fim de que acompanhem seus momentos finais de vida. Durante os preparativos para o desenlace, os diálogos dos personagens ao redor do leito iluminam temas históricos e filosóficos tais como ideologia, terrorismo, capitalismo e liberdade, expressa na questão central da eutanásia.    

Convidados para a Mesa de Reflexão: 

José Henrique Rodrigues Torres, Juiz de Direito, Titular da Vara do Júri de Campinas, Professor de Direito Penal da PUCCamp, membro do Conselho Diretivo da Associação Juízes para a Democracia e da Federação de Associações de Juízes para a Democracia da América Latina e Caribe.

Reinaldo Ayer, Médico, Professor de Bioética da Faculdade de Medicina da USP e Coordenador da Câmara Técnica de Bioética  do CREMESP - Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

 

Serviço
Data:
26 de julho - segunda-feira

Local: Sala Cinemateca Petrobras - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - 04021-070 - São Paulo. (11) 3512-6111 / contato@cinemateca.org.br

Horário:
19h