Dia Nacional da Comunidade Árabe

Sex, 05/04/2013 - 11:38
Publicado em:

Na cerimônia promovida pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira no Esporte Clube Sírio, em São Paulo, para comemorar o 25 de março, o embaixador da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, fez um discurso em homenagem à comunidade e ao vice-presidente da República, Michel Temer, a Personalidade Câmara Árabe de 2013. Leia a seguir trechos do discurso.

“O Conselho de Embaixadores Árabes me incumbiu da missão de transmitir uma mensagem aos senhores nesta noite. Missão esta que aceitei cumprir com muita honra e satisfação.

O Conselho de Embaixadores Árabes faz questão de transmitir aos senhores suas congratulações, seu afeto e a sua imensa honra de compartilhar convosco as mesmas raízes. Aproveito a oportunidade para transmitir os pedidos de escusas dos nossos colegas impossibilitados de participar deste evento.

Pediu-me o Conselho, ainda, e principalmente o Embaixador do Sudão, Vice Decano, que discursasse em árabe clássico, para refletir o quão é importante e bela a nossa língua árabe. Quem sabe, assim possamos incentivá-los a aprendê-la.

Tenho a honra de transmitir a todos o nosso imensurável orgulho pelo símbolo cívico desta coletividade e o exemplo de sua dedicação, Sua Excelência o Vice-Presidente da República, Senhor Michel Temer, a estrela que abrilhanta a nossa noite, juntando-se a várias outras estrelas que emergiram desta generosa coletividade.

Meus sinceros agradecimentos às Suas Excelências, meus colegas embaixadores, pela confiança, pela ajuda e pela presença. E em nome dos Digníssimos embaixadores, embaixatrizes e encarregados de negócios saúdo a todos os presentes sem distinção de nomes ou cargos.

Apraz-me apresentar à nossa coletividade os novos embaixadores árabes do Catar, dos Emirados, do Egito e do Líbano. E desejo a Sua Excelência o embaixador do Iraque, Senhor Baker Fattah, de nacionalidade curda e identidade árabe, o pleno êxito na sua nova missão.

Tenho a honra e o privilégio de poder estar ao lado desta elite formada por intelectuais, políticos e economistas descendentes de origem árabe. Sinto-me extremamente feliz quando vejo suas realizações na sua pátria brasileira, sem abdicar das raízes árabes.
São vocês os verdadeiros embaixadores desta nação, para qual doaram a vida, e pela qual se dedicaram e continuam a se dedicar, para que a sua presença na sociedade brasileira seja ativa, influente e positiva.

A nossa presença hoje, na condição de Conselho de Embaixadores Árabes, não se resume a uma singela participação comemorativa. Viemos para dizer a pleno pulmão “muito obrigado”. Viemos para transmitir-lhes nossas congratulações pela belíssima reputação que conseguiram fincar no Brasil. Muito obrigado pelo iluminado prestigio e pela ativa participação na construção deste imenso e querido país. Sim, vocês são dignos de carregar a nacionalidade brasileira e têm o pleno direito de usufruir das benesses da glória em ambas as partes.

A pátria árabe, da qual partiram seus antepassados, é também a sua pátria. Suas portas estarão sempre abertas para recebê-los, assim como estarão abertos os corações.

O que nós e a sua pátria esperamos de vocês são iniciativas criativas capazes de transportar o Brasil, com todas as suas realizações, alegria e segurança política e social para a nossa terra.

Iniciativas que transmitam o brilho das nossas civilizações, para que possamos nos integrar neste solo maravilhoso. Vocês representam o principal elo cultural, econômico e civilizacional entre horizontes do oeste e do leste do universo.

Viemos nesta noite para expressar o orgulho dos países árabes pelas conquistas de Vossa Excelência, Senhor Vice-Presidente. E contamos com a vossa presença, não apenas em Omã, mas em todos os países árabes.

A Vossa próxima missão visa aproximar o Brasil dos árabes, e os árabes do Brasil. E esta, sem dúvida alguma, é a mais nobre das missões. Também sem nenhuma dúvida, Vossa Excelência possui a plena capacidade de vencer este desafio, assim como fostes capaz de triunfar em todas as fases da vossa vida, repleta de luta e realizações.

Assim como recebemos no nosso mundo árabe o eterno líder, Luiz Inácio Lula da Silva, esperamos e contamos com a visita de Sua Excelência a Presidenta Dilma Rousseff, o símbolo glorioso deste continente, além da visita de Sua Excelência o Ministro das Relações Exteriores, e dos digníssimos representantes dos poderes executivo e legislativo, para que possamos debater juntos os meios de edificar um futuro melhor para todos.

Nossa querida gente;

Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente;

Senhoras e senhores convidados;

Viemos para homenageá-los.

A homenagem feita pela Câmara Árabe a Sua Excelência, o Vice-Presidente da República, é uma homenagem ao Brasil.

É uma homenagem ao primeiro imigrante que pisou o solo deste país. É uma homenagem a todos aqueles que chegaram, venceram e construíram monumentos vivos para as próximas gerações, ou que foram vencidos pelo fardo da distância.

Olhem para os infinitos campos da literatura e da arte e lá encontrarão a sua marca inconfundível.

Olhem para as obras de Borges e de Gabriel Garcia Marquez para perceber a profundidade de suas raízes na consciência desta civilização, da civilização do futuro próximo, da civilização latino-americana que irá substituir muitos valores e estilos de vida adotados neste mundo. A civilização latino-americana começou a se impor nas mais elevadas posições, das quais o Vaticano não será o último.

Não digo isso com a finalidade de agradar, mas por conhecer a forma correta da arte de ler a história.

É uma civilização e um estilo de vida próximo da mente, do coração e das nossas ambições.

Olhem para dentro de si mesmos e lá se encontrarão em cada esquina, cada estabelecimento comercial, na política, no direito e na cultura. Sentirão a sua presença na medicina, nos centros de pesquisa e nos grandes monumentos erguidos nesta nação.

Há prova mais concreta de tudo que foi relatado do que esta homenagem a um dos gigantes da política brasileira?

Olhando nos espelhos de suas almas todos se acharão na pessoa deste cidadão persistente e vencedor.

Um homem de grande valor num grande país: Sua Excelência Vice- Presidente, Senhor Michel Temer, cujos pais partiram do Líbano rumo ao Brasil, onde foram recebidos com muito afeto, e onde as portas e os corações se abriram, para que hoje possamos colher o que foi plantado. Parabéns ao Líbano e a família Temer.

Minha gente querida;

A Palestina continua esperando e lutando. Aprendemos o jogo da esperança, de perseverança e da paciência. E, sem dúvida, sairemos vencedores. Não somos jogadores nem aventureiros. Pelos nossos lares, que são os seus lares, já se passaram 57 forças invasoras, e a Palestina permaneceu, e continuará existindo. Respiramos seus ares, crescemos com as suas realizações e nos fortalecemos com a sua força. Suas derrotas nos enfraquecem e suas feridas doerão em nós.

Dói-nos a ferida aberta em Bilad El Cham, na nossa amada e ferida Síria. E a nossa presença neste clube é uma demonstração de amor, de comprometimento e de lealdade.

Quando digo Síria, clamo a civilização e a história que une Damasco a altiva Andaluzia, a gloria de Bagdá, a magnificência do Cairo e a pureza de Meca.
Quando se fala em Cham, Roma se levanta para sentir o aroma do nosso trigo e a essência dos nossos campos.

Quando se fala em Damasco, erguem-se Amã e Beirute, berço das leis, alegrarão o oeste e o leste, e respirará Jerusalém os ares de esperança.
Damasco voltará a viver seus tempos de gloria, pois o nosso compromisso com a história da humanidade é eterno. Não somos simples passageiros. Não retrocedemos para os tempos de ignorância, de obscurantismo e de ódio.

Se matarem um cheik, um monge ou um sacerdote, ou até um profeta, certamente não conseguirão, jamais, matar a nossa fé. Em Damasco orou São João Batista ao som dos chamados da mesquita dos omíadas. Não matarão a nossa unidade. Somos um número indivisível.

Aprendamos a ler a história, gente querida. Somente o correto triunfará. Não percam, jamais, a esperança.

O mundo viveu diversas guerras e matanças (Europa é o maior e o mais claro exemplo. Em que patamar esteve a Europa e o onde se encontra atualmente?).

E o Brasil. O Brasil não viveu um período de escuridão na sua história? E vejam que belo país temos hoje.

Almejamos um mundo árabe novo e um futuro melhor para os nossos povos. Vislumbramos um mundo onde possamos prosperar, progredir e respirar os ares da liberdade e da democracia. Afirmo e reafirmo que esta realidade de violência é completamente estranha dos nos valores, da nossa autenticidade e dos nossos preceitos religiosos, muçulmanos e cristãos. É um fenômeno passageiro.

Daqui saúdo a todos e clamo para que esta coletividade continue sendo, para sempre, a esperança e a luz que iluminará as próximas gerações.
Esperamos que no próximo dia da Coletividade Árabe esteja conosco o Embaixador da Síria, como irmão querido, sob o pavilhão da Liga dos Estados Árabes, e que tenham passado os tempos de turbulência.

Antes de encerrar gostaria de expressar o meu desejo de que no próximo ano tenhamos iniciado o projeto de alfabetização nas fileiras da comunidade árabe. Há a necessidade de falarem o árabe. Não tem escapatória. Tal objetivo não contradiz com a sua condição de cidadão brasileiro. Peço a todos que trabalhem com a máxima dedicação para estabelecer escolas brasileiras – árabes dignas de suas condições e do respeito que adquiriram. Tenham a certeza de que são capazes. Este assunto foi debatido pelo Conselho de Embaixadores Árabes, e será discutido com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, com a finalidade de coordenar o trabalho nos mais elevados níveis. Continuaremos a bater em suas portas até sermos atendidos. Estejam comprometidos e nós extrairemos dos ministérios de educação dos nossos países o compromisso de executar este histórico plano. Certamente o Ministério da Educação do Brasil irá abraçar esta ideia, visando estreitar a aproximação com os países árabes, sendo que esta é uma das prioridades deste país amigo.

Finalmente convido a nossa parceira, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e todas as instituições afins, para iniciarmos um diálogo sério, com o objetivo de se unirem e de se ajudarem na tarefa de alcançar a meta de integração na primeira fase. Queremos que sejam uma única construção, seguindo o exemplo dos Brasil. Venham aprender como são construídas as alianças em prol a realização de um objetivo maior.

Aprendamos com o PT, com o PMDB e com PCdoB, como são feitas as alianças douradoras.

Temos a certeza de que Sua Excelência, o Mestre Michel Temer será sempre seu aliado.

Muito obrigado.”

 

Textos opinativos não refletem, necessariamente, os pontos de vista do Icarabe.