Editora Tabla abre pré-venda de "O país sem sombra", de Abdourahman A. Wabe
A Editora Tabla abriu a pré-venda de "O país sem sombra", do autor djibutiano Abdourahman A. Waberi, com 30% de desconto até o dia 15 de junho.
O livro, que foi publicado originalmente em francês em 1994, reúne dezessete contos que mostram a história e a vida no Djibuti, pequeno país localizado no Chifre da África, tanto no período pré-colonial e colonial francês quanto no pós-independência.
Com tradução de Fatima Murad, a obra reúne contos com humor e ironia para apresentar os diversos personagens, de loucos e poetas a colonos franceses e refugiados, além de abordar temas como identidade nacional, luta pela sobrevivência e a relação entre história, cultura e política, evocando a tradição literária local e compondo uma imagem complexa e multifacetada do Djibuti.
Clique aqui para comprar o livro
O país sem sombra é o segundo título de Abdourahman A. Waberi publicado pela Editora Tabla. O primeiro foi o romance Porque você dança quando anda? (2021), uma reflexão profunda sobre a identidade, a memória e a superação das adversidades.
Para saber mais sobre a obra, clique aqui
Sobre o autor:
Abdourahman A. Waberi é um romancista, poeta, ensaísta e roteirista nascido em 1965, no Djibuti. Reconhecido internacionalmente, Waberi é uma das vozes mais importantes da literatura africana contemporânea, explorando temas como identidade, memória, diáspora e colonialismo em suas obras.
Sua estreia na literatura ocorreu com a coletânea de contos O país sem sombra (1994), na qual já se destacavam suas críticas ao colonialismo e seu olhar afiado sobre a realidade social do Djibuti. Nos anos seguintes, ele publicou romances e ensaios que consolidaram seu nome no cenário literário francófono.
Entre os prêmios que recebeu estão: o Grande Prêmio da Academia Real de Língua e Literatura francesa da Bélgica e o Grande Prêmio Literário da África Negra para escritores francófonos. Waberi é professor de literatura e escrita na Universidade George Washington (Washington DC) e colabora, entre outros, com a revista Afrique XXI.
Sobre a tradutora:
Fátima Murad nasceu na cidade de São Paulo em 1953. Formada em jornalismo pela PUC-SP, já traduziu mais de trinta livros do francês ao português para diversas editoras. É a tradutora de O país sem sombra.