Líbano representa o Oriente Médio no II Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior, que será realizado em Minas Gerais

Seg, 12/05/2014 - 09:34
Publicado em:
O professor Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina – UniversidadeSaint-Esprit de Kaslik, Líbano, será o único representante do Oriente Médio no II Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior – I Seminário de Expressões Literárias da Diaápora Brasileira, que será realizado de 19 a 22 de maio na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Idealizado pela professora Else Vieira, especialista em Estudos Brasileiros e Latino-Americanos Comparados no Queen Mary College da Universidade de Londres, o encontro reúne escritores brasileiros no exterior, que são registrados em um catálogo. Além disso, foi criada uma biblioteca de escritores brasileiros no exterio na Universidade Federal de Juiz de Fora. O I encontro foi realizado em Londres, em 2013.  

Khatlab, residente em Beirute, é pesquisador sobre a Emigração Libanesa e autor de 19 livros publicados no Libano e no Brasil, em  português, árabe, francês, inglês e espanhol, sobre os temas Relações Brasil e Líbano, Oriente Médio/Líbano e América Latina, História da emigração e imigração Brasil-Líbano/Oriente Médio, História das religiões, turismo e Libano (História, arqueologia e cultura). O especialista fará quatro palestras no ciclo (veja programação abaixo). "A Professora Dra. Else Vieira está de parabens. Criou uma base inédita para os escritores brasileiros no exterior, encontros, biblioteca e um catálogo. Três elementos reais onde os escritores se encontram, se conhecem, trocam experiências e as transmitem a outros interessados, uma biblioteca que concentra as obras escritas no exterior e que poderá ser conhecida pelo catálogo, que está bem elaborado. Com a persistência, experiência e a  capacidade de reunir da Dra. Else foi criada esta comunidade de brasileiros escritores no mundo, que cresce a cada encontro", ressalta o professor. 

Além do Líbano, esta edição contará com escritores brasileiros residentes na Alemanha, nos Estados-Unidos, Itália, Líbano, Noruega, Reino Unido e Suíça. 

 

Programação:

Dia 20 de maio

Palestra: O Líbano no Brasil e o Brasil no Líbano

Prof. Dr. Roberto Khatlab (Diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina – UniversidadeSaint-Esprit de Kaslik - Líbano)

 

Dia 21  de maio

Coordenador  de mesa  Prof. Dr. Roberto Khatlab

Palestra: Introdução à Hospitalidade

Mesa - Narrativas da hospitalidade por escritores brasileiros no exterior

Prof. Dr. Roberto Khatlab (Diretor do Centro de Estudos e Culturas da

 

Dia 22 de maio

Mesa - Pesquisa empírica com os alunos do Curso Literatura e Alteridade com os escritores abaixo - Prof. Dr. Roberto Khatlab

 

Mais informações em http://www.ufjf.br/faclet/ e http://pelomundobrasil.blogspot.com.br/