Jovem músico tunisiano vem ao Brasil para a 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Sex, 08/08/2014 - 08:26
Publicado em:
A 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que começou dia 13, em São Paulo, celebrará a relação da arte cinematográfica com outras artes, como a música. O músico tunisiano Raouf Jemni, de 16 anos, será um dos convidados especiais da Mostra, apresentando-se ao lado dos brasileiros Cláudio Kairouz (qanoun) e Junior Pita (violão), no dia 25 de agosto, no Memorial da América Latina.

O jovem é um virtuoso no qanoun, instrumento árabe de cordas que o tornou conhecido em seu país ainda na infância. Junto com Cláudio Kairouz, Raouf formou, há dois anos, o duo 156 Strings, inovando a maneira de executar um repertório tradicional de música.

Em entrevista ao ICArabe, Raouf ressaltou a importância do evento, que celebra as relações humanas, para o cinema e para a disseminação da cultura do mundo árabe. “A mostra é muito interessante, principalmente pela oportunidade de mostrar em um país distante filmes árabes que não costumam ser muito divulgados no mundo. É uma iniciativa de grande valor.”

Apresentar-se para o público brasileiro é motivo de orgulho para o músico, que já mostrou seu trabalho em outras oportunidades em São Paulo. “É sempre uma grande honra poder tocar no Brasil e mais especial ainda por ser em um evento que está mostrando a cultura árabe através dos filmes e da música. Espero que a música que vamos apresentar seja do agrado de todos.”

O músico conta que desde muito pequeno gostava de observar os grupos musicais clássicos se apresentarem. Em algum momento lhe chamou a atenção um instrumento que poucos dominavam: o qanoun. Falaram-lhe das dificuldades de tocá-lo e isso, além do timbre, o instigou a estudá-lo. Era um instrumento, segundo ele, com menor quantidade de alunos nos grupos, diferentemente do violino e outros instrumentos musicais. “Quando disseram que o qanoun exigia muita dedicação porque era difícil, tive vontade de aprender e experimentar esta dificuldade”, afirma. 

Ele considera o trabalho que desenvolve com Cláudio Kairouz um projeto notável, que mostra como a música pode aproximar não só duas culturas tão distantes, como também duas gerações diferentes. “A música tem o poder de encurtar as distâncias.”

Juventude e transformação

O artista acredita que os jovens em todo o mundo podem dar uma grande contribuição para transformações nas sociedades,mas enxerga este caminho para a mudança primeiramente, nas mãos dos governantes e dos mais velhos. “Eles precisam parar de ensinar aos jovens a querer resolver tudo por meio da força e da guerra. Jovens da minha idade e até mais novos já estão segurando em armas em muitos lugares.”

Esse pensamento, nas palavras de Raouf tem que ser afastado dos jovens, para que, com novas ideias, possam contribuir para diminuir a violência e buscar soluções pacíficas. “Atitudes repressoras já não cabem mais nos dias de hoje.” 

Raouf se apresentará no dia 25 de agosto, às 19h, no Memorial da América Latina, no espetáculo Encontro Musical Latinoarabe, que compõe a sessão Diálogos Árabe-Latinos.

 

Veja a programação completa da Mostra em leia mais em http://www.icarabe.org/notcias/palestino-omar-que-concorreu-ao-oscar-de-melhor-filme-estrangeiro

Leia mais sobre o Duo 156 Strings em http://www.icarabe.org/noticias/musicos-promovem-intercambio-entre-brasil-e-tunisia

Curta a página no Facebook https://www.facebook.com/duo156strings

 

Serviço:

Encontro Musical Latinoarabe: Raouf Jemni (qanoun), Cláudio Kairouz (qanoun) e Junior Pita (violão)

Quando: dia 25 de agosto, às 19h

Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Portão 8 - Barra Funda

11 3823-4782

Ingresso: R$ 5,00