Artista Akram Zaatari expõe no Brasil

Qua, 31/08/2016 - 14:38
Publicado em:

Um dos mais importantes artistas libaneses em atividade, Akram Zaatari fará a sua primeira exposição individual no Brasil a partir do próximo mês. A mostra “Amanhã vai ficar tudo bem” ocorre não Galpão VB, na capital paulista, entre os dias 03 de setembro e 03 de dezembro, promovida pela Associação Cultural Videobrasil. A exposição traz seis videoinstalações, nas quais as relações entre acervos visuais e política e desejo e memória aparecem, e é apresentada uma imagem da época atual e do Líbano contemporâneo.

O Galpão VB, que é uma galeria de arte com 800 metros quadrados na Vila Leopoldina, foi inaugurado pela Videobrasil em outubro do ano passado. Solange Farkas, curadora da mostra de Zaatari, conta que desde a abertura do galpão pensava em uma exposição individual de Zaatari. O artista tem relacionamento de 20 anos com a Videobrasil, participa dos festivais promovidos pela associação, foi premiado pela iniciativa e suas pesquisas e trabalho são acompanhados desde o início pela curadora Farkas, que também é fundadora da Videobrasil. O cocurador da mostra é Gabriel Bogossian. 

Farkas conta que Zaatari trabalha muito com material de acervo, criando narrativas novas em cima dele. O Líbano é assunto recorrente do artista e seus projetos normalmente abordam questões culturais e de conflitos pelas quais passa quem vive no país árabe. “No trabalho dele se vê muito a identidade libanesa, a identidade em conflito”, afirma. Questões afetivas, e homoafetivas, também costumam integrar a pesquisa de Zaatari. A curadora lembra que o libanês tem uma importância grande no cenário internacional das artes.

A exposição reflete um pouco dessa trajetória toda de Zaatari, mas o recorte é principalmente a paixão do artista pelo cinema e a afetividade no Oriente Médio. Zaatari chega ao Brasil no final de agosto para montar a exposição e estará presente na sua abertura, no dia 3 de setembro. Ele também terá contato com os visitantes no dia 5 de setembro pela noite em uma visita guiada e conversa pública com o crítico de arte Moacir dos Anjos.

Zaatari usa fotos, videoinstalações, filmes e textos em suas criações. As videoinstalações da exposição “Amanhã vai ficar tudo bem” foram feitas entre 1998 e 2014. Entre os trabalhos inéditos no Brasil, que serão três, está “Another Resolution”, instalação com 12 micro projetores na qual adultos reencenam poses de criança em antigas fotos familiares. As imagens permitem ver as transformações ocorridas no Líbano nas últimas décadas.

Outro trabalho inédito é “Beirut Exploded Views”. Nele, após um apocalipse, dois jovens libaneses transformam ruínas urbanas em casa improvisada. A terceira videoinstalação inédita e´ “Dance to the end of Love”, com material veiculado no Youtube por pessoas do Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Palestina, Iêmen e Líbia.

Os outros trabalhos são do acervo da Videobrasil e já foram mostrados em São Paulo. As temáticas são o relacionamento entre dois homens, a oscilação entre um sonho, um roteiro audiovisual e um amor desejado em trocas de mensagens com uso de tecnologia, e a coreografia de um romance. O segundo trabalho dá o nome da mostra, em inglês “Tomorrow everything will be alright”, e foi vencedor do Grande Prêmio do 17º Festival de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil em 2011.

Como parte da programação da exposição também será promovida uma série de atividades em torno do trabalho de Zaatari, da mostra e seus temas. Entre elas estão um curso sobre cultura árabe e contemporânea, outro de desenho e uma oficina para artistas explorando as montagens do libanês. Para o dia 5 de novembro está previsto o lançamento de uma publicação em português e inglês com ensaios críticos sobre o trabalho de Zaatari. Será o primeiro livro sobre o artista no Brasil e a publicação será feita pela Videobrasil.

 

Serviço:

Exposição Amanhã vai ficar tudo bem, de Akram Zaatari

Galpão VB, Associação Cultural Videobrasil

Abertura: 03 de setembro, das 16h às 20h

Visitação: de 05 a 10 de setembro, das 11h às 20h, e de 13 de setembro a 03 de dezembro, das 12h às 18h de terça a sexta-feira e das 11h às 17h aos sábados.

Gratuito