Fambras inaugura estação de purificação de água para população de alta vulnerabilidade social em São Paulo

Qua, 12/12/2018 - 11:44
Publicado em:

A Fambras, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, com a entidade emiradense "Mohammed Bin Rashid Global Initiatives" – que apoia cerca de 1,4 mil programas de desenvolvimento humano em mais de 116 países ao redor do mundo - inaugurou na segunda-feira, 10 de dezembro, o primeiro posto do Projeto “Água, Saúde & Vida” em Marsilac, região de Parelheiros. O objetivo do Projeto é oferecer água potável a populações que vivem em alta vulnerabilidade social por meio de conscientização e ações práticas.

Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), a falta de água contribui para a morte de mais de dez milhões de pessoas por ano por insalubridade ou por fome ou sede. São numerosas as doenças que aparecem como consequência da poluição hídrica e também as que derivam da falta deste recurso para criar condições de acesso aos bens alimentares.

De acordo com o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi, a ideia do projeto é aproveitar as águas subterrâneas para potencializar o abastecimento de pequenas comunidades e núcleos populacionais com água potável. “É um projeto de fácil operação, manutenção e baixo custo. Sem contar a grande contribuição que dá para minimizar os problemas de escassez hídrica, especialmente onde não há saneamento básico”.

 

A tecnologia – O projeto “Água, Saúde & Vida” utiliza o purificador de água Ecolágua, criado por Roland Vetter, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). A tecnologia utiliza raios ultravioleta (UV) para purificar água de rios e torná-la potável em poucos segundos. O engenheiro sanitarista Delduque Martins, diretor de projetos da FAMBRAS, foi o responsável pela adaptação do sistema e viabilização da instalação em comunidades.

O Ecolágua é capaz de purificar até 400 litros de água por hora. A eficiência de eliminação é de até 99,5% das bactérias e fungos da água. O aparelho, que pesa 13 quilos, contém uma lâmpada de luz ultravioleta, acondicionada num tubo metálico. Quando a água passa por ele, recebe o ultravioleta e sai desinfetada. A lâmpada e a bateria do aparelho duram, em média, de três a quatro anos.

A energia que abastece o Ecolágua é solar – captada por painéis. Abastece uma bateria instalada no equipamento que assegura o seu funcionamento mesmo na ausência de luz ou em dias chuvosos. A FAMBRAS pretende instalar outros aparelhos como este nos Estados de Alagoas, RJ, Pernambuco e também no DF.

2

Sobre a FAMBRAS e FAMBRAS Halal

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil - FAMBRAS, foi criada há quase 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.