Orquestra Mundana Refugi faz primeiro show do ano

seg, 27/01/2020 - 11:46

Grupo de 21 músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de nove países da Europa, América Latina, Ásia e Oriente Médio se apresenta com show cheio de ritmo na Casa de Francisca, dia 04 de fevereiro.

Por Bruna Garcia - ANBA

No dia 4 de fevereiro (terça-feira), às 21h, a Orquestra Mundana Refugi, com seus vinte e um músicos de nove países da América Latina, Europa, Ásia, África e Oriente Médio, além do Brasil, abrirá a programação do ano se apresentando na Casa de Francisca. O palacete do Centro de São Paulo foi palco do último show da orquestra no ano passado (foto acima).

Iniciado em abril de 2017, o grupo multicultural tem dois álbuns lançados, e é formado por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo, sob a direção musical de Carlinhos Antunes. A musicalidade do Oriente Médio, representado pela Palestina, Síria, Irã e Turquia se reúne com sons asiáticos, africanos e brasileiros, com arranjos inusitados e composições próprias.

A composição atual conta com onze brasileiros e dez migrantes. Nas vozes, a sírio-palestina Oula Al-Saghir; os congoleses Hidras Tuala e Leonardo Matumona; a iraniana Mah Mooni; a brasileira Paula Mirhan; e de Guiné-Conacri, Mariama Camara, que além de cantar toca percussão.

Os instrumentos vão do kanun árabe ao acordeão, passando pelo piano, violino, cítara de martelo chinesa, bouzouki, entre outros. Os músicos brasileiros são Carlinhos Antunes (cordas), Beto Angerosa (percussão), Daniel Muller (acordeão), Danilo Penteado (piano), Maiara Moraes (flauta), Marcus Simon (substituindo Pedro Ito na bateria), Rui Barossi (contrabaixo), Tiago Daiello (violoncelo), o sino-brasileiro Nelson Lin (cítara de martelo) e o descendente de libaneses e tunisianos Claudio Kairouz (kanun árabe).

De Guiné-Conacri, Abou Cissé (percussão), de Cuba, Luis Cabrera (saxofone), da França, Mathilde Fillat (violino), da Turquia, Chadas Ustuntas (viola), e da Palestina, Yousef Saif (bouzouki).

 

Serviço

Orquestra Mundana Refugi
04 de fevereiro, terça-feira
21h30
Casa de Francisca
Rua Quintino Bocaiúva nº 22
Sé, São Paulo
R$ 62
Ingressos à venda

Fonte: ANBA