Mensagem do condolências do Instituto da Cultura Árabe

Qua, 05/08/2020 - 12:31
Publicado em:

 

O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), com muita dor no coração, expressa seu sentimento de pesar pela tragédia que o povo libanês, em geral, e o de Beirute em particular, sofreram, e continuam sofrendo, devido à explosão ocorrida no porto daquela cidade.  

As consequências negativas de perdas de vidas de inocentes, a destruição de infraestrutura e o trauma sofrido pelo povo libanês são motivos de enormes preocupações de todos, incluindo os membros de nossa instituição. 

Ao somarmos essa catástrofe com o drama global da pandemia, da crise econômica mundial e da desordem política e geopolítica que assolam quase grande parte do planeta, percebe-se que o mundo se encontra em guerra silenciosa, extremamente danosa. Milhões de vítimas da pandemia de covid-19 e de várias outras doenças, da fome e da má nutrição, de desestabilidades e fracassos governamentais, do refúgio e outros males expressam a situação de calamidade humana planetária. 

Esperamos que este triste diagnóstico seja suficiente para que os países centrais, junto com os organismos internacionais, assumam as atitudes mais coerentes para colocar o mundo na trilha de paz e de harmonia, num mundo com mais amor, justo e sustentável. 

Mohamed Habib, presidente do Instituto da Cultura Árabe