Clube de leitura dedicado a títulos árabes é lançado

Seg, 14/06/2021 - 01:17

 

O clube do livro é o primeiro voltado a publicações do mundo árabe e suas diásporas. O projeto é do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade Federal de Sergipe.

Por Thais Sousa/ANBA

O Centro de Estudos Árabes e Islâmicos (Ceai) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) está lançando o Clube de Leitura Mundo Árabe e Diásporas. Os encontros serão mensais e, segundo a organização, esse é o primeiro clube do livro voltado para a temática. O primeiro evento acontecerá no dia 15 de julho, das 19h às 21h. As inscrições para participar do clube são gratuitas e estão abertas através deste formulárioNa foto acima, registro de um dos encontros do Ceai, antes da pandemia.

O projeto nasceu da busca coletiva de pesquisadores e leitores pelo acesso a publicações do mundo árabe e suas diásporas. “Eu tinha um desejo antigo de participar de um clube de leitura com essa temática, mas nunca tinha visto acontecer. Então, após os últimos acontecimentos de maio na Palestina, nós, do Ceai, sentimos a necessidade de falar de formas diversas sobre o que acontece no Oriente Médio, fugir da efemeridade superficial com que os grandes meios de comunicação abordam a Palestina e os países árabes”, contou Marianne Gennari, uma das idealizadoras do clube.

Gennari é mestra em História Social pela Universidade de São Paulo e participa do Ceai desde 2020. Ela explica que a curadoria para escolha dos livros foi feita de forma coletiva. “A ideia é diversificar os países, na medida do possível, e tentar abordar não só os países de língua árabe, mas aqueles ligados à diáspora. Então, uma escritora chilena de origem palestina pode entrar na lista de leituras, por exemplo. Queremos também tentar mesclar lançamentos e produções contemporâneas e trazer textos mais clássicos, quando possível”, afirmou ela.

O coordenador do Ceai, Geraldo Adriano Godoy de Campos, lembra que o Clube de Leitura do Ceai visa promover o espaço de encontro com uma produção literária riquíssima, mas pouco abordada no Brasil. “Felizmente, há um movimento recente, da parte de editoras brasileiras, de aumentar as publicações de literatura árabe, iniciativa beneficiada pelo fato de que o Brasil possui excelentes tradutoras e tradutores do árabe para o português”, acrescentou Campos.

Encontros mensais

O livro escolhido para inaugurar o projeto foi “Beirute Noir”, uma coletânea de contos organizado pela escritora libanesa Iman Humaydan. O título foi publicado no Brasil pela Editora Tabla, com tradução de Pedro Criado. O grupo da universidade sergipana fez uma parceria com a editora. Os participantes do Clube terão um desconto na compra do livro “Beirute Noir” e o passo a passo para acessar o cupom será enviado por e-mail.

A cada encontro, haverá mediação dos próprios membros do Ceai, além de convidados especiais. Segundo a organização, a inscrição inicial garantirá a participação nos encontros dos próximos três meses. Após esse período, será necessário realizar nova inscrição. A ideia é monitorar a quantidade de pessoas ativamente participando e limitar vagas, caso necessário.

A escolha dos livros será divulgada publicamente entre 40 e 45 dias antes do encontro online. Os encontros acontecerão às terceiras quintas-feiras de cada mês. As próximas datas são 19 de agosto e 16 de setembro.

Serviço

Clube de Leitura Mundo Árabe e Diásporas
Encontro inaugural
15 de julho, das 19h às 21h
Mais informações: https://www.instagram.com/ceai_ufs/