16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: mesa redonda aborda os filmes “A 200 Metros" e “Chave de Fenda"

Sáb, 28/08/2021 - 12:59
Publicado em:

 

Nesta sexta-feira, 27 de agosto, a 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema teve sua primeira mesa redonda, para debater sobre os filmes "A 200 Metros" e "Chave de Fenda".

Com participação do diretor palestino Ameen Nayfeh (A 200 Metros), o produtor do filme “Chave de Fenda”, Shrihari Sathe (India) e a historiadora Maria Aparecida Aquino, professora-titular da USP, o debate foi moderado pelo jornalista Diogo Bercito, autor do blog Orientalíssimo (Folha de S. Paulo).

Os convidados abordaram a questão palestina e também falaram sobre o desenvolvimento dos projetos dos filmes e seus desafios, até chegar às salas de cinema.

Ameen Nayfeh contou que ficou muito feliz em participar da Mostra e poder mostrar o olhar e a vivência dos palestinos. "Obrigado por essa conversa, estou muito feliz que as pessoas estão gostando do filme. É uma janela para que possam ver como é a vida na Palestina".

Shrihari Sathe fez um pedido ao público: "Quem assistir ao filme “Chave de Fenda”, peço que ajude a divulgá-lo. O boca-a-boca é muito importante para que a mensagem seja transmitida para mais pessoas."

A historiadora Maria Aparecida Aquino elogiou as produções e falou sobre o afeto que tem pelos palestinos. "Assistam aos filmes da Mostra Mundo Árabe de Cinema. São de uma beleza, grandeza e mostram o mundo árabe de uma forma que não é mostrada pela mídia. Quero dizer que nós brasileiros gostamos dos palestinos", finalizou.

Para assistir ao vídeo da mesa, acesse o canal do ICArabe no YouTube (sem tradução). Clique aqui para acessar.


Próximo encontro:

A próxima mesa redonda será sobre os filmes "Nós Somos de Lá” e “In Memoriam”, com participação dos diretores Wissam Tanios e Otávio Cury e do historiador Murilo Meihy (UFRJ). O evento online será realizado no dia 1° de setembro, às 17h, com moderação de Soraya Smaili, farmacologista da Escola paulista de Medicina da Unifesp, reitora no período 2013-2021 e idealizadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

A Mostra é realizada pelo Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio, e patrocínio da Casa Árabe, com apoio de: Arteplex, Unifesp|Cátedra Edward Said de Estudos da Contemporaneidade|Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, CineFértilInstituto do Sono, Synapse Distribution e Confederação Suíça

Realizado exclusivamente online no site mundoarabe2021, com inscrições gratuitas, e na plataforma Sesc Digital sescsp.org.br/cinemaemcasa , o evento traz, de 20 de agosto a 16 de setembro, sete filmes inéditos no Brasil (veja programação completa neste link https://icarabe.org/node/4076 ), reforçando o caráter da diversidade dos países árabes e da aproximação com a sociedade brasileira, como tem sido ao longo de toda a trajetória da mostra, que projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo. A curadoria da Mostra é de Arthur Jafet.

Na plataforma Sesc Digital, os filmes ficam disponíveis dentro da série Cinema #EmCasaComSesc. Para assistir, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa.