Exposição virtual comemora a imigração libanesa ao Brasil

Ter, 14/12/2021 - 03:10

 

A mostra ‘+140 anos da presença libanesa no Brasil’ contará com acervo inédito, com obras como fotos, mapas e coleções de selos de edições comemorativas.

A Associação Cultural Brasil-Líbano (ACBL) promve, até 10 de janeiro, uma exposição virtual em tecnologia 360 graus para comemorar os mais de 140 anos da presença libanesa no Brasil.

A exposição virtual “+140 anos da presença libanesa no Brasil” conta com acervo inédito, com obras como fotos, mapas e coleções de selos de edições comemorativas. O pesquisador e diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano, Roberto Khatlab, participa da mostra com dois mapas criados especialmente para a exposição. “Um mapa traz a rota dos imigrantes do Líbano ao Brasil em 1880, qual caminho eles faziam, por que cidades e países tinham que passar”, contou Khatlab à ANBA.

O segundo mapa apresenta o caminho que Dom Pedro II fez pelo Líbano e por quais cidades ele passou durante sua visita ao país em 1876. “Dom Pedro II foi pioneiro das relações Brasil-Líbano, e foi sua visita que atraiu os libaneses a migrarem para o Brasil, porque sua visita foi noticiada nos jornais árabes da época e falavam sobre o Brasil como um imenso continente, com terras férteis, rios, pedras preciosas e ouro, e os libaneses passaram a conhecer o País e viram que seria uma terra ideal para migrarem”, contou o pesquisador. Khatlab desenhou a rota a partir de suas pesquisas e um artista contratado realizou a obra. Ele também cedeu fotos de seu acervo para a exposição.

A organização da exposição é da ACBL, sob os cuidados da coordenadora da entidade, Lody Brais. “Além dos mapas inéditos, há fotografias, coleção de selos e bilhetes da loteria federal emitidos em datas comemorativas do Líbano no Brasil, imagens de uma homenagem aos 500 anos do Brasil – uma escultura que fica na Avenida República do Líbano, em São Paulo, que é o mapa do Brasil com o cedro do Líbano dentro, mostrando que o País acolheu a comunidade libanesa”, contou Brais. Além disso, a coordenadora disse que a exposição virtual contará com uma caderneta de Dom Pedro II com suas impressões sobre o Líbano, entre outras imagens de obras e peças históricas.

Serviço

Exposição virtual
“+140 anos da presença libanesa no Brasil”
De 06 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022
No site Liban by Lody

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto, uma mostra do que integra a exposiçãofoto do Templo de Júpiter, no Líbano, acervo de Félix Bonfils.