Brasileiro cria ensaio fotográfico unindo Marrocos e Brasil

seg, 18/04/2022 - 18:31
Publicado em:

 

Rio-Tanger é projeto do fotógrafo Paulo Fabre que traça paralelo entre imagens feitas na cidade marroquina e na capital fluminense.

 

Uma luz azul e única é como o fotógrafo Paulo Fabre descreveu o ambiente da cidade de Tanger, no Marrocos. O brasileiro passou quatro dias no local, em 2018, e no seu regresso ao Brasil percebeu semelhanças com a capital fluminense. A ideia de Fabre deu origem ao projeto Rio-Tanger. Nele, o profissional traça paralelos entre registros que fez em locais como a Cinelândia e a Lapa e a cidade marroquina.

Apesar de anos separarem os cliques, já que as fotos no Rio de Janeiro datam de 2010 e 2011, Fabre reconheceu uma ponte entre o cotidiano carioca e o de marroquinos. “Eu cismei de ir para Tanger. É uma cidade que tem muita história, desde o tempo dos fenícios, e vive hoje um momento de renovação. Além disso, muitos artistas passaram por lá, como os escritores americanos Paul Bowles e Jane Bowles, que se mudaram para Tanger e receberam outros autores como Truman Capote.

Leia a matéria completa clicando aqui .