Jornalista Diogo Bercito lança romance sobre a autodescoberta de um imigrante sírio em São Paulo

Dom, 31/07/2022 - 22:11
Publicado em:

 

“Vou sumir quando a vela se apagar”, da Editora Intrínseca, retrata os medos e desejos de um imigrante árabe atraído pelo amigo nos anos 30

 

O jornalista e escritor Diogo Bercito lançou em julho seu primeiro romance, “Vou sumir quando a vela se apagar”, que narra a instigante história de amor e autodescoberta de um imigrante sírio na São Paulo dos anos 1930. O evento de lançamento aconteceu no dia 21, na livraria Megafauna, em São Paulo, com a participação do jornalista Chico Felitti em um bate-papo sobre o livro. 

Lançado pela editora Intrínseca, o livro conta a história de Yacub e Butrus, jovens amigos inseparáveis que vivem em um pequeno vilarejo na Síria durante a ocupação francesa e a vida na são Paulo do início da década de 1930, uma cidade em transformação, ponto de atração de pessoas de diferentes partes do mundo.

“Em seu romance de estreia, Diogo Bercito narra com delicadeza e admirável domínio da escrita uma história na qual o que não está dito salta aos olhos a cada página”, descreve a editora. “Vou sumir quando a vela se apagar trata de afetos, com um protagonista que tem no diálogo constante com o jinni a expressão de seus medos e o impulso da fuga de si. Uma trama atemporal, sobre as dificuldades de lidar com os desejos e a capacidade de tomar para si o próprio destino”.

Mestre em estudos árabes, Bercito colabora com a Folha de São Paulo, jornal para o qual foi correspondente em Jerusalém, e escreve sobre literatura árabe e israelense para a revista Quatro Cinco Um. Escreveu o livro-reportagem Brimos, lançado no ano passado pela editora Fósforo, que aborda a participação de imigrantes sírios e libaneses e seus descendentes na política brasileira. Também é autor das HQs Remy e Rasga-Mortalhas – esta, indicada ao Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos. Também participou como mediador de debates de  edições da Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada pelo ICArabe.

Foto: André Porto

 

li

Ficha técnica

Vou sumir quando a vela se apagar
Diogo Bercito
Editora Intrínseca
216 páginas
Livro impresso: R$ 54,90
E-book: R$ 26,90